junho 29, 2021

CONVERSA DE COXIA 17 - TEATRO DE REPERTÓRIO


programa CONVERSA DE COXIA 17 tema: TEATRO DE REPERTÓRIO direção e apresentação: MARCONDYS FRANÇA

TEATRO DE REPERTÓRIO

O Teatro de Repertório surge a parti do momento que as companhias de teatro adquire certa independência econômica, ao mesmo tempo que tentam se distinguir umas das outras.

E esta era uma forma que as companhias buscavam se organizar e orientar o público com relação as características dos espetáculos por ela produzidos. Neste caso as companhias tinham um número de atores fixo e um número de autores e obras já pré-selecionadas para compor esse repertório.

Em meados do começo do século XX às companhias brasileiras ostentam nomes consagrados que se especializam em determinados papéis. No caso do Teatro Brasileiro de Comédia - TBC, fundado em 1948, usa como critério, a variação que atendesse a vários tipo de público com um. repertório comporto de um drama sério, uma comédia e uma peça "moderna", de vanguarda ou não.

 A partir dos anos 1950, por razões variadas, a prática do Teatro de Repertório vai caindo em desuso e o Teatro Oficina, em meados dos anos 1960, leva algumas montagens de peças na tentativa de arrecadar fundos para a reconstrução de sua casa de espetáculos incendiada.

No início dos anos 1970, essa prática volta a ser explorada pelo grupo, sob o nome de "saldo para o salto". Mas é mesmo nos anos 80 em São Paulo que Antônio Fagundes resolve ressuscitar a ideia, criando a Companhia Estável de Repertório - CER, e presenteia o público com notáveis, mas infelizmente por conta dos altos custos da produção e dificuldade de manter um elenco fixo, teve que interromper o projeto.

Nos anos 1990, Eduardo Tolentino de Araújo e o Grupo TAPA realizam um trabalho de repertório denominado Panorama de Teatro Brasileiro. Trata-se da amostragem de um conjunto de peças de autores brasileiros desde o século XIX até um dramaturgo paulista contemporâneo (Plínio Marcos).

 A partir de 2000, os grupos que tem esse trabalho continuado têm desenvolvido uma prática semelhante, normalmente intitulada Mostra ou Panorama, em que se alternam, num mesmo período e local, com intuito de representar um conjuntos de obras.  É o caso do Grupo GalpãoOs Satyros, Folias d'Arte, Cemitério de Automóveis, Teatro da VertigemParlapatões, Patifes & PaspalhõesTroupe de Atmosfera Nômade, entre outros.

REPÓRTER GLOBAL RETORNA APÓS CIRURGIA

A repórter Global Ananda Apple retoma ao trabalho no Quadro Verde, do Bom Dia São Paulo, após mais de dois meses afastada da Gl...