agosto 30, 2010

FUNCIONÁRIOS DO CPCA SÃO BENEDITO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SEXO E SEXUALIDADE NA INFANCIA E ADOLESCENCIA


Nesta ultima sexta-feira (27/08/10), durante a reunião pedagógica, os funcionários do CPCA São Benedito se reuniram e receberam orientações sobre sexo e sexualidade na infância e adolescência, através de palestra coordenada pela psicóloga Anália Silva de Amorim, especialista em orientação e prevenção de DST-AIDS e desenvolve serviços de orientação e acolhimento no CRT Santa Cruz.

Durante a palestra foram debatidos questionamentos trazidos pelos funcionários do C.P.C.A, relacionados ao cotidiano e experiências vivenciadas dentro da instituição. Além das hipóteses levantadas pala psicóloga Anália Silva de Amorim, os funcionários aproveitaram para compartilhar suas experiências em busca de melhor atender as necessidades de orientação aos nossos educandos.

Não ficaram fora da pauta o desenvolvimento precoce da sexualidade da na criança e adolescentes, uma questão que atualmente afligem pais e educadores. Nós educadores nos preocupamos com a necessidade de se falar e debater com as crianças e adolescentes sobre sexo e sexualidade. Há consciência por parte de nos educadores que não é simplesmente falar, e sim, como se falar. E falar deste assunto requer propriedade, responsabilidade e instrução. Chegamos ao um denominador comum durante nosso debate, que é preciso competência e informação para podemos atender as necessidades individuais de nossas crianças e adolescentes ou até mesmo do grupo.

Segundo Anália Silva de Amorim primeiro tem que haver entendimento entre o que é sexo e sexualidade e partindo desse pressuposto saberemos distinguir quais estratégias serão utilizadas para trabalhar a questão. Ainda nos alertou quanto a necessidade de um trabalho voltado não só as crianças e adolescentes, mas também com as famílias de nossos atendidos.

Ficou claro durante o debate que há a necessidade de um trabalho bem elaborado e atrativo em parceria com especialistas na área de saúde e sexualidade, para que isto seja possível é preciso que a comunidade, neste caso, os familiares de nossos educandos participem de rodas de debate e possam compartilhar dos anseios através das fases de desenvolvimento de seus filhos. Para a psicóloga Anália Silva de Amorim trabalhar com as crianças e adolescentes assuntos relacionados a sexo e sexualidade sem a autorização dos seus respectivos responsáveis é inviável.

Em resumo o que podemos concluir após este gratificante encontro, é que o primeiro passo foi dado em prol de um projeto futuro, para melhor acolher e orientar nossos jovens. Claro que temos um longo caminho a pecorrer, mas com muita luta e dedicação buscaremos meios de proteger nossos educandos através da informação e prevenção.

agosto 29, 2010

CRIANÇAS PARTICIPAM DE OFICINA DE ESCULTURA COM BALÕES


Duas vezes ao mês os educandos CPCA SÃO BENEDITO, participam da oficina de escultura com balões onde os mesmos aprendam de forma divertida a esculpir em balões bichinhos, como: Cachorro, pato, cisne, macaco, rato, coelho...

Todo este empenho é para proporcionar a estas crianças e adolescentes, melhor qualidade de vida e que sua estadia em nosso espaço seja o mais, proveitoso possível.

O PRAZER DA RELEITURA DE UMA HITÓRIA QUE HÁ DÉCADAS NOS ENCANTA.

Através da adaptação do texto de teatro Pluft, fantasminha de Maria Clara Machado nossas crianças brincam e se divertem com as travessuras de um simpático fantasminha.

Talvez nem mesmo a grande autora Maria Clara Machado pudesse imaginar o grande sucesso que faria seu texto Pluft, o fantasminha, faria mesmo depois de algumas décadas e creio que se sentiria orgulhosa ao saber que crianças que hoje convivem num mundo tecnológico ainda possam se interessar por suas deliciosas personagens.

Quando decidi pela adaptação deste texto não fazia idéia da identificação das crianças com as personagens encantam a todos por sua simplicidade. Quando o assunto é encantamento, nós educadores do CPCA estamos extasiados com o empenho de nossas crianças em busca de melhor interpretar a peça que será encenada em outubro, em homenagem a semana da criança.

O PRAZER DA RELEITURA DE UMA HITÓRIA QUE HÁ DÉCADAS NOS ENCANTA.


Através da adaptação do texto de teatro Pluft, fantasminha de Maria Clara Machado nossas crianças brincam e se divertem com as travessuras de um simpático fantasminha.

Talvez nem mesmo a grande autora Maria Clara Machado pudesse imaginar o grande sucesso que faria seu texto Pluft, o fantasminha, mesmo depois de algumas décadas. Creio que se sentiria orgulhosa ao saber que crianças que hoje convivem num mundo tecnológico ainda possam se interessar por suas carismáticas personagens.


Quando decidi pela adaptação deste texto não fazia idéia da identificação das crianças com as personagens que encantam a todos por sua simplicidade. Quando o assunto é encantamento, nós educadores do CPCA estamos extasiados com o empenho de nossas crianças em busca de melhor interpretar a peça que será encenada em outubro, em homenagem a semana da criança.

CPCA SÃO BENEDITO HOMENAGEIA O CIRCO

Seja qual for à idade não há quem não se encante com o circo. Realmente não dá para renegar a importância do artista circense na formação cultural do nosso país. Assim como o teatro, o circo cedeu à televisão muitos de seus artistas que com seus talentos formaram a historia da televisão.

Em busca de resgatar a memória do circo nós do CPCA convidamos nossos educando a embarcarem neste maravilhoso mundo do circo. Nesta segunda-feira (30/08/10), daremos inicio ao projeto “Circo Picadeiro da Alegria”, que busca reconhecer a importância dos artistas circense, assim como a identificação das crianças e adolescentes com esse mundo mágico. Exaltaremos através de homenagens os grandes nomes de profissionais circenses que fizeram história como grandes artistas e a sua importância na formação das gerações futuras como novos artistas.

Neste primeiro momento o que nos importa como educadores é que todos os envolvidos neste projeto venham a se desenvolverem artisticamente e reconhecer a importância do artista que trabalha no circo, sem deixar de lado a espontaneidade e o entusiasmo por aprender e se divertir.Transformaremos esta experiência em uma peça de teatro que será um grande picadeiro de alegria.

agosto 17, 2010

CHAIÉVELYN GASPAR: UMA ESTRELA EM ASCENSÃO!


São poucas pessoas que conseguem em tão pouco tempo desenvolver aptidões artíticas tão desedificada quanto está pequena com com taleto tem conquistado o respeito e admiração de todos que tiveram a oportunidade de presenciarem sua brilhante atuação como a personagem Emília da peça de teatro UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO.

Mas quem pensa que este o o primeiro trabalho desta memorável atriz mirim, se engana, esta talentosa adolescente já acumula em seu currículo vária apresentãções em peças de teatro, assim, como entrega também o grupo de dança do CPCA SÃO BENEDITO. E Não para por aí, este ano foi eleita a princesa do carnaval 2010 do Centro Para Crianças e Adolescente São Banedito.

Chaiévelyn Gaspar é a prova concreta que nós educadores sempre dizemos:"Dedicação é fundamental para o reconhecimento...", desta forma com resultados práticos nosso trabalho tem se refletido atráves da arte e do talento de crianças e adolescente que assim como essa notável e talentosa adolescente vem se despontando e conquistando seu espaço como artista e principalmente como cidadã.

Vê-la entrar em cena e dar vida a boneca Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo de forma tão extraordinária, é para mim como diretor artístico da CIA NEXT (Núcleo Experimental de Teatro) um grande orgulho, pois eu melhor que qualquer pessoa que acompanhei o desenvolvimento desta jovem atriz, sei que não é nada fácil interpretar uma personagem tão conhecida do público e já representada por tantas outras atrizes de renome no teatro e na tevê.É sem dúvida uma grande coragem enfrentar tamanho desafio. Todo sucesso é merecido por cada minuto que foi dedicado a realizar este trabalho, que concertesa será lembrado por todos com carinho e reconhecimento.

Nada mais me restaria a dizer a este talento memorável se não o meu: "Muiro obrigado por você existir e fazer parte do nosso núcleo de teatro!".

Nunca se esqueça: As estrelas brilham o tempo todo e há sempre alguém preste admirar sua beleza.

agosto 16, 2010

REENCONTRO

POR QUE SERÁ...
QUE PARA ME ENCONTRAR
EU TIVE QUE TE PERDER?
QUANDO QUIS VOLTAR
JÁ NÃO ME IDENTIFICAVA COM VOCÊ
MESMO AO CHORAR
NÃO ERA O MESMO SOFRER
TIVE SIM,
TIVE DE CONTINUAR.
SENTIA QUE UM DIA
IRIA LHE REENCONTRAR
MESMO QUE FOSSE SEM QUERER
TI VÊ E NÃO TE TOCAR
LEMBRAÇAS DE UM OLHAR
QUE NADA MAIS QUE DIZER
ENTÃO NÃO É PRECISO DISFARÇAR
NÃO TEM NENHUMA OBRIGAÇÃO
DE AGRADAR
HOJE VOCÊ É APENAS UMA FIGURA
RASCUNHO, CARICATURA
DE UMA CRIATURA
QUE PUDE AMAR
QUE COM O PASSAR DO TEMPO
ESTÁ A SE APAGAR
BOM DISSO,
É QUE NÃO PODE MAIS FERIR,
MAGOAR
É PÁGINA VIRADA,
ESCRITA
QUE FAZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA
QUE SEMPRE ESTARÁ POSTA
PARA CONSULTAR
RECORDAÇÕES
DE UM MOMENTO DA MINHA VIDA
QUE VOU LEMBRAR.

CORAÇÃO

CORAÇÃO
QUANTAS VEZES TE PEDI
PRA NÃO SE DEIXAR LEVAR
SE ENTREGAR A PAIXÃO.
E VOCÊ TEIMOSO
NÃO ME OUVIU,
ME IGNOROU...

SE DEIXOU LEVAR POR ESSA PAIXÃO
E AGORA?...
SOFRE A DOR DESSA DESILUSÃO
QUE TE TROUXE TORMENTO,
FRUSTRAÇÃO.

NÃO ASSUME JAMAIS QUE ERROU
FEZ TUA ESCOLHA
O MUNDO DESMORONOU.

BUSCOU FELICIDADE
SE ILUDIU COM A VAIDADE
SOFRE,
CHORA,
É ESMAGADO POR ESSA SAUDADE.

TANTO QUE TE ALERTEI
E VOCÊ NEM QUIS SABER,
SE ENTREGOU A ESTE AMOR
QUE SOMENTE A DOR HERDOU
TEU MUNDO DESMORONOU
QUANDO TUDO SE ACABOU
E AGORA ME RESPONDA...
QUE FAÇO COM QUE ME RESTOU?

VOCÊ SOFRE.
E SOU EU QUE SINTO A DOR.
HEI, CORAÇÃO...
NÃO ME PERGUNTE
NÃO SEI O QUE FAZER
SÓ SEI QUE TAMBÉM VIVO A SOFRER.

POR QUE EU E NÃO VOCÊ?
BUSQUEI SER RACIONAL
JÁ VOCÊ PREFERIU SER EMOCIONAL.

AGORA SOFRO,
POR MIM E POR VOCÊ
BUSCO FORÇAS
PARA SOBREVIVER
E QUANDO TUDO ISSO PASSAR...
NÃO VOU DEIXAR
O MEU DESTINO VOCÊ GUIAR.

A VELHA PALMADINHA É UMA AGRESSÃO?

O estatuto da criança e adolescente (ECA) completa vinte anos e pais e mestres não sabem ao certo se há motivos para comemorações. Se antes saber interpretar o ECA era difícil, imagine agora? Tramita no congresso o projeto de Lei que torna crime aquelas palmadinhas que antes eram aplicadas como uma forma corretiva, aos que dizem que é bom para educar.

No entendimento do projeto aplicar essas palmadinhas mesmos com o intuito de educar é crime. A discussão sobre o tema tem causada divergências pois são muitos que não concordam que o Estado não tem o direito de intervir na educação que é dada por pais a seus filhos.

Segundo o projeto de Lei é crime qualquer tipo de corretivo físico por parte dos pais contra seus filhos menores de idade.

Enquanto o Estado interpreta como agressão a tão conhecida palmadinhas milhares de pais vem esse ato como algo que muitas vezes ajuda na educação. Esse duelo ainda renderá muita discussão. Já que já pararam para pensar quem nesta luta realmente sairá perdendo?

Claro que os defensores deste projeto acreditam que o diálogo é o melhor caminho para educar. Concordo! Podemos repensar que o diálogo em si, nem sempre funciona. Somos seres únicos e é impossível orientar todas crianças com igualdade, temos que levar em consideração que cada criança tem um temperamento, e o que funciona com uma não necessariamente funcionará com a outra.

Cada uma destas crianças tem sua própria personalidade e ninguém melhor que os pais, que convivem com elas, para decidir como conduzir a educação de seus filhos.

Se o Estado pode interferir na função que cabe aos pais e propriamente dito à família, por que não cumpre com seu papel, que é dar a nossas crianças os serviços básicos como saúde, educação e segurança de qualidade.

Espero que não pensem que apóio a agressão, “embora acho que uma palmadinha de vez em quando, quando preciso, não mata ninguém,” não apóio este Projeto de Lei por achar que ele é invasivo e de intervenção na relação familiar.

DO C.P.C.A. SÃO BENEDITO PARA O TEATRO - UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Turma da manhã volta a encenar Um Curumim no Sítio do Pica-Pau Amarelo só que desta vez no teatro. Nosso grupo de teatro irá se apresentar no Centro Cultural Jabaquara neste dia 18/08/10 as 15 horas.

O que é bom é para sempre, queremos bis, vê de novo... E depois de tantos pedidos mesmo depois de arquivada a trama que conquistou a todos e confirmou a qualidade e sucesso dessa turma como grandes interpretes da arte de interpretar Um Curumim no Sítio do Pica-Pau Amarelo retorna em grande estilo.

A retomada dos ensaios começaram nesta segunda 10/08 e vão até dia 17/08. E mais uma vez a dedicação de todos participantes e o apóio de todos educadores e da direção é de suma importância.

Agora a responsabilidade é ainda maior, pois depois de algumas apresentações as cobranças aumentam. Para esta apresentação outros CPCA’s já confirmaram a presença prestigiando nossas crianças e adolescentes.

Bom saber que podemos contar com outros talentos que estão em prontidão em caso de substituições. Como é o caso de Paulo Lopes que substituirá o nosso querido Mateus Sokat na personagem Visconde que infelizmente deixa nosso núcleo de teatro por motivo de mudança de residência o impossibilitando de permanecer no C.P.C.A. Sentiremos muito a falta deste amigo tão talentoso que muito nos ajudou a promover nosso trabalho doando-se de corpo, alma e coração.

Outra novidade é a escalação da atriz mirim Sara que substituirá a nossa querida Thauane, como a personagem Dona Benta. Thauane por motivo de saúde não poderá integrar o elenco, e para nós, é um grande pesar, porém desejamos que logo se recupere e retorne ao grupo.

SELEÇÃO PARA A PEÇA: PLUFT, O FANTASMINHA


Hoje (10/08) ocorreu o processo seletivo para a escolha do elenco da peça Pluft, o fantasminha inspirado na obra de Maria Clara Machado e com adaptação de Marcondys França, exclusivamente para as crianças e adolescentes do C.P.C.A. São Benedito.

Todas as crianças do período da tarde tiveram a oportunidade de participarem da seletiva para a escolha das personagens. Como era de se esperar os nervos estiveram “a flor da pele”, uma vez que todos já estão por dentro da história do simpático fantasminha que conquistou a galera.

Todos deram o seu melhor almejando uma das personagens desta montagem, claro que isso dificultou e muito o processo de seleção, é perceptível o talento aflorando nestas crianças, e isto sem contar a vontade de participarem.

Os selecionados foram quinze entre os quase quarenta que participaram dos testes, para viverem as dez personagens desta grande obra do teatro infantil. Quanto as outras crianças? Não se preocupem, não foram reprovadas. Irão participar dos números musicais que serão inseridos no espetáculo.

Nosso trabalho não é o de exclusão, e sim de inclusão. Uma vez que nosso foco é a valorização de nossas crianças e adolescentes através da arte.

PLUFT, O FANTASMINHA (SINOPSE)



Pluft é um fantasminha é um fantasma muito esperto, mas que tem medo de gente,Vive num sótão, para salvar a menina Maribel, neta do velho Capitão Bonança, que foi seqüestrada pelo temível Pirata Perna de Pau que está em busca do tesouro escondido na casa da família fantasma, Pluft cria coragem e vira um herói. Nesta aventura Pluft não está sozinho conta com a ajuda da sua Mamãe Fantasma, antiga fantasma da ópera especialista em fazer pastéis de vento e do seu dorminhoco também fantasma Tio Gerúndio, que faz qualquer coisa por um pastel de vento. A menina Maribel é muito querida, tão querida que seus três medrosos e atrapalhados amigos, os marujos: João, Julião e Sebastião vão ao seu auxílio. E assim vai se desenrolar esta deliciosa aventura escrita por Maria Clara Machado, fundadora do grupo tablado, no Rio de Janeiro, que é referencia como autora de texto infantil no cenário do teatro brasileiro, e aqui adaptada por Marcondys França especialmente para ser encenada pelas crianças e adolescentes do C.P.C.A. São Benedito.

“Escolhi Pufti, o fantasminha para ser encenada por nossos educando por se tratar de uma obra incrível, divertida e que estimula a imaginação de pessoas de todas as idades.”

Marcondys França





agosto 05, 2010

FÉRIAS LEGAL É AQUI!

Este mês de junho por se tratar de um mês de férias resolvemos criar uma programação especial direcionada a recreação com brincadeiras e gincanas.

Aproveitando o sucesso do jogo do minuto exibito pelo SBT adaptamos algumas gincanas e colocamos nossas crianças e adolescentes para formarem grupos e competirem. Também buscamos resgatar brincadeiras na quais chamamos "bincadeiras de criança" coisa que a maioria nunca tiveram a possibilidade de conhecer. Quem não se recorda do pega-pega, os piques, tranzinhos, passará, corda, bambole, amarelinha, elastico, anel, corrida de tampinhas entre outras.

A programação de cinema não poderia ficar de fora, escolhemos filmes de classificação adequada a nossas crianças e adolescentes, dando uma atenção maior aos bons e famosos musicais.

Bom, as férias terminam e agora retornamam a maratona de projetos e realizações onde o nosso maior foco são crianças e adolescentes.

REPÓRTER GLOBAL RETORNA APÓS CIRURGIA

A repórter Global Ananda Apple retoma ao trabalho no Quadro Verde, do Bom Dia São Paulo, após mais de dois meses afastada da Gl...