O jornalista Cid Moreira morreu na manhã desta quinta-feira (3/10). O ex-apresentador da TV Globo tinha acabado de completar 97 anos, no fim do mês passado.
Um dos mais famosos e queridos jornalistas do Brasil, Cid Moreira iniciou sua carreira como locutor em Taubaté, sua cidade natal. Em 1949, mudou-se para São Paulo e passou a trabalhar na Rádio Bandeirantes. Pouco tempo depois, foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga e se mudou para o Rio de Janeiro, em 1951.
O apresentador capitaneou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes, por 26 anos desde o dia da estreia do telejornal da Rede Globo, em setembro de 1969. O programa foi o primeiro telejornal transmitido em rede nacional no Brasil. Na TV Globo, Cid Moreira passou pela apresentação do Jornal da Globo e no Fantástico, mas ficou conhecido pelas quase três décadas na bancada do Jornal Nacional. Inconfundível por sua voz grave, Cid Moreira tornou-se contador aos 15 anos, na rádio Difusora de Taubaté, antes de migrar para a Rádio Bandeirantes, em 1947. Nos anos seguintes, o comunicador se destacou em outras rádios como narrador até se tornar nacionalmente conhecido por apresentar pela primeira vez o Jornal Nacional, da TV Globo, em 1969. Ícone do jornalismo com sua voz grave e marcante, Sidney teve uma das vozes mais conhecidas da tv brasileira, conquistou fãs por várias gerações.
Quando deixou o noticiário, em 1996, ele se tornou o âncora com mais tempo no comando de um jornal no Brasil
Fátima, esposa de Cid, relatou os últimos momentos: “A idade não é fácil, ela chega para todo mundo. A gente mudou para perto do hospital quando ele começou a fazer a diálise. Ele estava cansado, ele falava: ‘Tô cansado’. Os últimos anos foram difíceis”, revelou ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.