setembro 05, 2011

AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DAS IDÉIAS DE DURKLEIM


Dissertar sobre filosofia não uma tarefa fácil é abordar questionamentos muito pessoais daquilo que temos como compreensão. É concordar e discordar ao mesmo tempo. É permitir-se repensar tudo que até este momento temos como verdades.

Escolhi neste trabalho falar sobre as contribuições da sociologia para educação a partir das idéias de Durkheim, talvez por me identificar com alguns de seus pensamentos.

Acredito Durkheim deixou uma grande contribuição através da sociologia para educação pois combinava pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

Seguindo sua linha de pensamento quando declara que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, me atrevo a afirmar que a educação passa por um período muito oisa conturbado, onde o consenso, coisa que Durkheim defendia,esteja quase extinta no meio educacional.

Como encontrar a solidariedade entre professores, alunos e pais, se a ordem vem sendo rompida? Ordem esta protegida por normas e defendida por Durkheim.

Atualmente ainda é debatido mesmo que inconscientemente como conduzir numa sociedade moderna, as regras de cooperação e o coletivismo, assuntos que Durkheim estudava e já alertava em seu tempo.

A educação passou por transformações, e claro, não podemos negar que um maior número de pessoas tem acessibilidade a educação, que entendemos como um grande e significante progresso, porém, longe de ser o ideal, o qual podemos definir como analfabetos funcionais.

Acho de suma importância o papel que a sociologia representa com suas linhas de reflexão e questionamentos para que se possa repensar nesta nova sociedade os interesses que realmente são necessários a serem defendidos para a construção de uma sociedade mais justa, homogênea.

Se para Durkheim, manter a ordem era preciso, nos resta refletir: o que é a “ordem” e a quem esta “ordem” realmente beneficia? Ou até que ponto a ausência  desta “ordem” nos prejudicaria?

Atrevo-me mais uma vez expressar minha opinião a estes questionamentos. Se para Durkheim a sociologia não deveria apenas explica a sociedade como também deveria encontrar soluções para o convívio, a vida em sociedade, isto nos coloca como observadores em busca de constantes respostas para os constantes questionamentos que surgem ao longo de nossas vidas.

Por outro lado não há como renegar a idéia de que sem ordem é impossível chegar a um desenvolvimento social, e que mesmo que essa ordem não seja justa para todos, prevalece os benefícios que trás para a maioria. Não posso concordar que em nome desta “ordem” seja usada a força e imposta a sociedade de modo truculento. Não há com esquecer um período muito triste da nossa história onde barbáries foram cometidas em nome da “ordem”.

A educação passa por uma decadência e a sociedade por um processo de inversão de valores e isto é um fato relevante e que não deve ser ignorado. Durkheim se dedicou a estudar a sociedade com intuito de melhorara e desta forma nos resta este legado que assim como ele outros grandes filósofos estudaram a sociedade contribuindo e muito para que melhor possamos analisar esta sociedade nos cabendo a função de fazer os ajustes necessários a fim de promover um mundo melhor e mais justo.


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