setembro 12, 2011

BREVE HISTÓRIA DO TEATRO


O TEATRO

As primeiras representações foram as danças de caça onde os homens das tribos primitivas imitavam os animais que queriam caçar e depois desta caçada eles representavam suas aventuras. Algumas tribos dançavam como culto de agradecimento aos seus deuses, para eles os deuses eram responsáveis pelo sol ou pela chuva e que a colheita dependia da vontade desses deuses.

Foi na Grécia que o teatro começou, todos os anos os gregos organizavam grandes festas em honra a Dionísio, o deus grego da natureza. Durante os festejos havia apresentações de peças de teatro e estas peças eram representadas ao ar livre e de preferência em dias ensolarados. Em geral o tema utilizado nessas peças eram sobre deuses e heróis, as representações tristes eram chamadas de tragédias, já as alegres, eram conhecidas como comédias.

Para representar suas personagens os atores que na época eram todos homens, mesmo que fossem pra se representar papeis femininos, usavam mascaras. Estas máscaras mostravam quando a personagem estava triste ou feliz, e assim como ajudava a projetar a voz. Como o teatro grego era representado para um grande número de pessoas os atores usavam um calçado bem alto pra parecerem maiores do que realmente eram.

Nestas peças alem dos atores havia também o coro que dava a continuidade e eram responsáveis com as canções e poemas existentes na peça. É bom ressaltar que a maioria das peças representadas eram feitas geralmente no improviso.

Foram os Romanos que  construíram teatros imensos e quase sempre estas peças eram representadas no horário da apresentação do circo, então para competir as peças tinhas que ser atraentes e com história animada. Nestes espetáculos apareciam acrobata, mágicos e cômicos.

Na Índia, as peças eram representadas nos palácios e os atores eram ambulantes, conhecidos como mambembes, carregavam o seu próprio palco e suas peças narravam as aventuras de deuses e príncipes.

Os chineses tinham seu teatro ao ar livre desmontáveis e não usavam cenários. Os rostos dos atores depois de maquiados, pareciam mascaras, as personagens com rosto branco eram maus enquanto os bons eram vermelhos. Se utilizavam da mímica e da dança para representar. Suas peças duravam o dia inteiro. O curioso é que algumas pessoas da platéia cozinhavam em fogueiras enquanto assistiam à apresentação.

Já na Idade Média, a igreja católica na ocasião muito importante para doutrinar as pessoas e passar os seus valores religiosos apresentavam nas igrejas peças que se chamavam Mistérios ou autos que de tão populares passaram a ser representados em praças públicas. Algumas dessas peças narrava a vida de determinado santo  e esses autos passaram a se chamar Milagres. Muitas vezes eram apresentados em três palcos que representavam a Terra, o Céu e o Inferno.

Neste mesmo período os atores ambulantes representavam nas casas dos nobres trazendo peças que representavam lendas folclóricas da região com mascaras e fantasias apropriadas, faziam brincadeiras, cantavam, contavam histórias e anedota. Também era comum, esses atores montarem palco simples de madeira nas feiras.

Alguns personagens fazem parte do teatro e são reconhecidos até os dias de hoje. Fazem parte da Comédia Dell´Arte e foram criados na Itália. São eles: Alerquim, Pierrô, Pantalone e Polichinelo. Cada personagem usava sempre a mesma máscara e roupa, sendo logo reconhecido. Cada ator inventava sua parte ao representar criando sempre novas falas para as situações e desta forma experimentavam novas ações.

A maioria das peças de Willian Shakespeare foi apresentado no teatro Globe, um antigo teatro inglês que ficava em Londres. O teatro parecia um pátio fechado e maior parte deste pátio era descoberta. As galerias tinham a cobertura de palha e eram nestas galerias que ficavam os espectadores mais ricos.

Na corte as peças eram representadas nos salões de festas, e geralmente isto aconteciam quando havia grandes festejos nos palácios. Foi neste período que as peças passaram a serem chamadas de farsas e a platéia podia tomar parte nas danças.

Quando se construíram teatros cobertos a platéia foi separada do palco por um arco que se denominava proscênio e o teatro passou então a se utilizar de cenários. Esses cenários eram pintados em telas e os chamaram de pano de fundo. Estes davam impressão de profundidade. A iluminação eram feita por meio de luz criada a gás. Daí então a cada ano o teatro foi se aperfeiçoando e sendo posto nele maquinarias que ajudariam a transformar cenas complicadas em grandes espetáculos.
  
Numa produção teatral são muitos profissionais envolvidos:

O teatro é o local onde são apresentados os espetáculos teatrais.
O dramaturgo escreve estas histórias,
O diretor escala e dirige os atores e toda equipe de produção
Os atores vivem as personagens da história,
O cenógrafo cria o cenário,
O figurinista cria os figurino e os adereços,
O sonoplasta cria os sons que serão utilizados na peça,
O iluminador fica responsável pelo o efeito de luz,
O contra regra é responsável por tudo que será utilizado em cena,
O maquiador é responsável pela a caracterização da personagem,
O produtor é responsável para que o espetáculo estréie conforme todo conograma.
Também são utilizadas mão de obra de profissionais como, marceneiros, artista plástico, costureiras, eletricistas entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...