dezembro 02, 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - VALORIZANDO O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA ARTE.


VALORIZANDO O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA ARTE.

JUSTIFICATIVA:

Elaboramos este plano de aula por acreditarmos ser necessário oferecer a criança atividades básicas e criativas que facilitem desenvolvimento social, emocional, físico e intelectual, através de planejamento específico que atenda a necessidade do educando e possibilite a vivência com a arte de maneira flexível tanto na duração quanto no conteúdo e adequação a seu estágio de desenvolvimento.

OBJETIVOS:
     Porcionar à criança oportunidade de liberar aptidões, desvendando habilidades,
     Despertar através de estímulos interesse pela arte e desta forma instigar a imaginação criadora.

TEMPO:
O trabalho de estimo será realizado no período de cinco dias.

LOCAL:
As experimentações serão incentivadas na sala de aula em diferentes posições, tendo como suporte os seguintes materiais.

RECURSOS E MATERIAIS:


Cartolina, tesoura, sulfite, guache, giz de cera, pincel, esponja, fita , crepe, glitter, palito e serragem.
&
      DESENVOLVIMENTO:
DATA:
PROCEDIMENTO
MATERIAIS
INSTRUMENTOS
24/10/11
Desenho livre
Lápis de cor, Giz de cera e lápis de cor.
Carteira
25/10/11
Desenhar sobre fundo colorido
Giz de cera
Chão
26/10/11
Pintura a Dedo
Papel canson Fita Crepe,Tinta uache,
 e esponja
Parede
27/10/11
Pintura Livre
Cartolina, Papel e
Tinta, serragem
Chão
28/10/11
Pintura livre com intervenção
Sulfite e Canson, Tinta guache
Em todos espaços

ESTRATÉGIA:
Observamos o trabalho de todos e focamos uma criança chamada Pietro que desenvolve sempre os melhores desenhos e já faz uso da escrita nas suas criações.
Foram disponibilizados diversos materiais para desenvolverem desenhos que mais gostavam de fazer.

Como é uma sala de crianças entre 4 e 5 anos já tem uma certa autonomia para lidar com os materiais, mas ainda interferimos e orientamos no uso das tintas, pincéis e alguns recortes.

AVALIAÇÃO
Os trabalhos foram analisados e percebemos que as crianças ainda não têm um controle em equilibrar as cores, pois ainda fazem o uso de uma mesma até o final do desenho.

As posições que organizamos para as crianças realizarem as atividades não dificultou o processo.

RELATÓRIO
A interação entre os grupos chamou muito a atenção, quando iam em busca de outros materiais e faziam trocas entre grupos.
O produto final não pode ser levado para apresentação, por motivos burocráticos da escola.

A Sala foi dividida em grupos, nomeados 1,2, e 3, onde foi colocado a elas as posições que fariam seus desenhos.no primeiro momento ficou uma atividade livre com materiais de uso diário, logo então foram inseridos aos poucos materiais que as crianças não tiveram a oportunidade de manusear.

Durante os trabalhos pudemos analisar as dificuldades e facilidades das criações, o grupo que desenhava na parede, queria pintar com tinta, mas por exigência da instituição a parede não poderia escorrer tinta, então uma das intervenções foi oferecer e auxiliar o uso da esponja com pouca tinta para ser usada na parede.

Durante o uso com pincel, também houve um auxilio uma vez que ficaram tão eufóricos, para usar livremente que não tinha o cuidado de lavar o pincel quando trocava de cor, então acabaram misturando muitas cores no mesmo pote, outro momento foi a quantidade excessiva que colocavam a tinta nos pincel eles não tinha muito controle, pode-se observar nas imagens que alguns trabalhos ficaram sobrecarregados de tinta.
A cada desenho as crianças queriam explorar de tudo desde recortes, gliter, serragens, figuras nas revistas entre outros.

As atividades foram fantásticas, as crianças contavam o que desenharam ou colaram e pudemos perceber que os grupos começaram a interagir na troca de materiais e idéias, a posição estabelecida não impediu que as criações acontecessem.
O aluno observado realizou muitos recortes e montou uma história com a sua família no desenho.

Com análise da seqüência realizada, nos mostrou que as crianças estão falhas nas linguagens que envolvem a arte, uma vez que é tão pouco trabalhada talvez pela própria proposta da escola em se preocupar com o uso da escrita, e a própria alfabetização precoce.

Realidade oposta com trabalhos apresentados de outros grupos, com crianças de mesma idade, com realidades financeiras diferente, mas com possibilidades de grandes produções e incentivos.

Alunos: Marcondys França e Leila Monteiro

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