Mais uma vez tenho a oportunidade de ministrar uma oficina de teatro com crianças e adolescentes e desta vez com um desafio muito maior, pois em um tempo record, com apenas três semanas e uma hora diária tenho o desafio de preparar alunos do 4º ano de uma escola pública municipal.
Como em qualquer outra instituição os participantes sempre estão dispostos a aprenderem e a cada dia o desafio aumenta uma vez que todos teem que se empenharem ao máximo com dedicação na construção de suas personagens.
Dentro de suas possibilidades e respeitando o ritmo de cada um, a trama vai tomando forma e juntos vão construindo uma característica própria para a história e a narrativa vai criando forma e contorno desenhado pela própria ação executada pelo grupo.
Os ensaios são conduzidos de forma descontraída, onde o respeito mutuo considerando as diferenças é posto em primeiro plano e cada participante é livre para criar e explorar as mais diversas formas de experimentações artísticas acrescentando deste modo uma rica e significante experiencia artística e pessoal.
É preciso que os que pensam educação incluam no currículo escolar o teatro não como conteúdo mas como uma necessidade básica como ser humano de se descobrir.
Marcondys França
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.