setembro 08, 2013

VAMOS BRINCAR DE QUE? (TEXTO TEATRO - INFANTIL)

VAMOS BRINCAR DE QUE?
De: marcondys França
Personagens:
BRANCA
MORENA
(No centro há um grande baú cheio de brinquedos)
BRANCA: - Há, assim não dá! A cada dia esta ficando mais insuportável ser criança. Que chato! Tenho um monte de brinquedos, mas, não tenho quem brinque comigo. Olha só: hoje peguei meu celular e liguei pra Laurinha e a chamei para vir aqui brincar comigo... E sabe o que ela me disse? “Há não dá... vou ao salão de beleza fazer as unhas.” É o cumulo! Criança deixando de brincar pra ir ao salão de beleza fazer as unhas! Eu posso com isso? Então liguei pra Barbara... e ela? Me deu uma desculpa esfarrapada. Disse que, não dava, porque tinha que ir ao shopping vê as novidades! Muito triste! E agora, que fazer? Não queria brincar sozinha. Que chato né? Tantos brinquedos... Gente, que adianta ter tantos brinquedos se não tenho quem brinque comigo? Há... Já sei... Moreno! (Chama) Moreno...
MORENO: - Oi. (Entra jogando game boy)
BRANCA: - Vamos brincar?
MORENO: - Já estou brincando.
BRANCA: - Mas gostaria que brincasse comigo.
MOREN0: - Só se for quando eu passar desta fase.
BRANCA: - Não quero brincar com game boy.
MORENO: - É uma pena. É da hora!
BRANCA: - É bem melhor brincar de outra coisa.
MORENO: - É?
BRANCA: - Ah, que irritante! Dá pra prestar atenção em mim?
MORENO: - Por que?
BRANCA: - Ora bolas! Por que estou aqui.
MORENO: - Tô vendo. Ou melhor, ouvindo!
BRANCA: - Agora chega com isso.
MORENO: - Ah, não! Tá vendo? Me atrapalhou. Vou ter que passar por esta fase outra vez.
BRANCA: - Vamos brincar de outra coisa...
MORENO: - De que?
BRANCA: - Olha aqui... (Mostra o baú)
MORENO: - Ai credo! Está empoeirado... Vai sujar toda minha roupa.
BRANCA: - Deixa de frescuras... Vem cá. Vou te mostrar... (Abre o baú)
MORENO: - Que te ai?
BRANCA: - Um monte de brinquedos.
MORENO: - Que coisa mais antiga!
BRANCA: - Mais são bacanas.
MORENO: - Duvido muito. Tudo coisa ultrapassada!
BRANCA: - Você sabia que brincar faz bem? Além de ser divertido, brincar de brinquedos desenvolve em nós crianças a criatividade.
MORENO: - Prefiro meu jogos on line, meu game boy e X-box. São bem mais legais!
BRANCA: - Minha mãe disse, que quando criança, ela e seus amigos brincavam de muitas brincadeiras legais, que nossa geração nem conhece, e por isso estão sendo esquecidas.
MORENO: - Se eram tão legais assim, por que então estão sendo esquecidas?
BRANCA: - Há moreno! É porque as crianças de hoje já não tem mais tanto espaço pra brincar. Hoje vivemos trancados em nossos apartamentos e por causa do medo da violência nossos pais nos privam de brincadeiras que antes eram feitas nas ruas e praças com os amigos do mesmo bairro.
MORENO: - Taí... Você sabe que nunca brinquei na rua ou praça que tem aqui próxima de casa. Pra falar a verdade, muito mal conheço a galera que mora no mesmo condomínio. Muitas vezes só nos encontramos no elevador.
BRANCA: - Minha também disse que quando ela era criança, havia um monte de brincadeiras que ela e seu amigos de infância brincavam...
MORENO: - Então deviam ter um monte de brinquedos...
BRANCA: - Nem sempre.
MORENO: - E como faziam? Não consigo me vê sem meu not book ou meu celular.
BRANCA: - é que quando não tinham brinquedos, além das brincadeiras de rua, criavam seus próprios brinquedos.
MORENO: - Inventavam brinquedos?
BRANCA: - Isso mesmo! Vem cá... Chega mais perto. Olha esse baú... minha mãe disse que ela o chamava de: “meu tesouro!”. São brinquedos do tempo que minha mãe era criança. Também tem alguns que pertenceram ao meu tio, irmão da minha mãe.
MORENO: - Parece um monte de bugigangas!
BRANCA: - Só parecem. Mas são na verdade um tesouro muito raro.
MORENO: - Não sei por que...
BRANCA: - Por que fizeram parte de uma infância muito feliz. Com esses brinquedos tanto minha mãe, quanto meu tio e seus amigos, descobriram a verdadeira magia do brincar.
MORENO: - Por que magia?
BRANCA: - Por que a matéria prima deste brinquedos não o quanto custavam, mas a criatividade de quem com eles brincavam.
MORENO: - Nossa! É um pião?
BRANCA: - É. Até parece que nunca viu.
MORENO: - É que é de madeira... e tem um prego... Como faz rodar?
BRANCA: - Novidade pra você?
MORENO: - Claro. Já tive um pião... mas não era assim. Era de plástico e tinha um suporte aqui na parte de cima que o fazia rodar. E esse? Como faz? Você sabe?
BRANCA: - Meu pai me ensinou. Daqui... Te mostro. Pega esse cordão.
MORENO: - Esse? Pra que?
BRANCA: - Você enrola assim... E com cuidado arremessa deste modo!
MORENO: - Que legal! Não é que roda!
BRANCA: - Quer tentar?
MORENO: - Parece difícil.
BRANCA: - Não. É só treinar.
MORENO: - (Pega um saco com bolinhas de gude) Bolinhas de gude.
BRANCA: - Que brincar?
MORENO: - Sempre vi... Mas não sei como se joga. Não conheço as regras.
BRANCA: - Podemos também criar nossas próprias regras. Meu pai foi campeão de jogo com bolinhas de gude.
MORENO: - Você sabe como se joga?
BRANCA: - Ele me ensinou. Com um giz você faz um triangulo e cada um de nó colocamos uma quantidade de bolinhas, por vez, quem consegui retirar do triangulo, fica com a bolinha retirada.
MORENO: - Parece interessante!
BRANCA: - Quer tentar?
MORENO: - Pode ser.
BRANCA: - Sabe o que é bacana nesse jogo? É que quando o jogamos estamos desenvolvendo a nossa capacidade de concentração, estratégia e os conhecimentos matemáticos.
MORENO: - Você ganhou.
BRANCA: - Como lhe disse antes... Treino!
MORENO: - E essas pedrinhas? Pra que servem?
BRANCA: - Pra brincar de Sete-Marias...
MORENO: - Como se brinca?
BRANCA: - Tem algumas fases que tem que se passar...
MORENO: - Igual aos ganes?
BRANCA: - Diremos que sim. Quer que eu te mostre?
MORENO: - Quero. (Joga)
BRANCA: - Quer tentar?
MORENO: - Pode ser. (Tenta) É difícil. Já sei... Treino!
BRANCA: - Exato! Moreno, vamos brincar de pique?
MORENO: - Pique? O que é isso?
BRANCA: - São brincadeiras. Como por exemplo: esconde-esconde, pega-pega, pique alto, polícia ladrão, e um monte de outras. Mas agora que só estamos nós, vamos brincar de esconde-esconde. (Pega algumas crianças e brincam)
MORENO: - É muito legal!
BRANCA: - Que tal pique alto? Tem que encontrar um lugar alto pra ficar e se for tocado no baixo está com você... (Brincam) Agora pique parede.... Está comigo. Um, dois, três... Lá vou eu. (Brincam)
MORENO: - Há! Cansei.
BRANCA: - Mas já? As brincadeiras só estão começando.
MORENO: - Ainda tem mais?
BRANCA: - Um montão!
MORENO: - Não tem uma que não precise correr mais?
BRANCA: - Então, vamos brincar de elástico.
MORENO: - Mas isso é brincadeira de meninas.
BRANCA: - Não seja preconceituoso. Homem também pode pular elástico e corda.
MORENO: - Sei não.
BRANCA: - Meu pai pula corda na academia pra ficar em forma. (Pegam uma criança e brincam)
MORENO: - Que está fazendo?
BRANCA: - Está vendo estás latas?
MORENO: - Estou...
BRANCA: - Pega aquele cordão.
MORENO: - Que vai fazer?
BRANCA: - Uma perna de pau.
MORENO: - Mas perna de pau não de faz com madeira?
BRANCA: - Essa é mais fácil e segura pra crianças.
MORENO: - Como se faz?
BRANCA: - (Mostra) Assim. Agora é só se equilibrar nela e caminha...
MORENO: - É muito bom!
BRANCA: - Sabia que iria gostar. Vamos brincar de amarelinha?
MORENO: - Ih, tá me estranhando...
BRANCA: - Estou mesmo! Pensei que fosse criança. Não há nada de mais em brincar de amarelinha. Não vai deixar de ser menino por isso.
MORENO: - Mas sou homem.
BRANCA: - Então prove. Me vença. (Brincam)
MORENO: -  Agora é minha vez... Conheço uma que meu pai me ensinou.
BRANCA: - Qual?
MORENO: - Cabo de guerra.
BRANCA: - Eu aposto que nós, meninas vencemos.
MORENO: - Duvido. (Pegam crianças e brincam)
BRANCA: - Agora sim... Quem fizer mais gol ganha.
MORENO: - Mas aqui não tem trave.
BRANCA: - Quem disse? Essas garrafas pet serão as traves. (Pegam algumas crianças e brincam) Agora vamos brincar de bobinho...
MORENO: - Bobinho?
BRANCA: - É. Alguns são os bobinhos e ficam no meio e quem está no poder da bola não pode deixar eles pegarem a bola. Se pegarem saem do bobinho e passam para o poder. (Brincam)
MORENO: - Nossa você conhece um monte de brincadeiras.
BRANCA: - Ainda tem queimada, garrafão, pega bandeira...
MORENO: - Nossa! Quantas brincadeiras. Meu pai disse que quando era pequeno gostava de brincar de carrinho, não mas podia comprar, pois o meu avô era muito pobre e não podia comprar. Então, ele fazia seus próprios carrinhos com caixa de sapatos...
BRANCA: - Minha mãe fazia suas bonecas de pano...
MORENO: - é engraçado né? Hoje temos tudo e brincamos tão pouco.
BRANCA: - É meu caro amigo... Precisamos se movimentar.
MORENO: - E falando em movimentar... Vamos brincar de taco?
BRANCA: - Adoro! Você sabe?
MORENO: - Claro. Esse meu pai me ensinou. Vou passar as regras. (Pega algumas crianças)
BRANCA: - Nunca me diverti tanto! Vamos brincar de rodar bambolê?
MORENO: - Só sei com as mãos.
BRANCA: - Tudo bem. (Pegam crianças e brincam)
MORENO: - Esse eu conheço. É um iô-iô.
BRANCA: - Vamos tentar?
MORENO: - Vamos. (Pegam crianças) Nossa aqui tem tantas coisas...
BRANCA: - É... quebra-cabeça, construção, pega vareta, vai e volta...
MORENO: - Vamos fazer corrida do ovo?
BRANCA: - Vamos... (Pega a colher, dois ovos e duas crianças)
MORENO: - Corrida de sacos?
BRANCA: - Eba... (Pega a colher, dois ovos e duas crianças) Vamos brincar de adivinhar objetos através do tato?
MORENO: - Vamos. (Pega a colher, dois ovos e duas crianças) Agora vamos brincar de que?
BRANCA: - De morto ou vivo.
MORENO: - Oba. (Pega algumas crianças) E agora vamos brincar de que?
BRANCA: - Há... Vamos brincar de roda! (Faz uma grande roda)
MORENO: - Nossa Branca fazia tempo que eu não brincava tanto.
BRANCA: - Pra você vê... Podemos brincar muito mais.
MORENO: - Então você vai quer que eu volte outras vezes?
BRANCA: - Claro! Brincar é sempre bom. Mais é muito melhor quando compartilhamos o brincar com outras crianças.
MORENO: - Isso é verdade!
BRANCA: - Além do mais, meu pai disse que  brinca é importante para desenvolvimento de toda criança. E que uma criança que brinca e tem uma infância feliz, se tornará um adulto muito mais feliz!
MORENO: - Então vamos brincar muito mais enquanto somos crianças...
BRANCA: - E amanhã vamos brincar muito mais...
MORENO: - Eba!
OS DOIS: - Vamos brincar de que?

F I M

EX GALÃ DA TV BRASILEIRA DESABAFA SOBRE A FALTA DE OPORTUNIDADES

Um dos principais galãs dos anos de 1980 e 90, o ator Roberto Bataglin desabafa sobre as dificuldades da carreira e a mudança de profissão. ...