março 19, 2021

TEATRO FÍSICO

O teatro físico teve origem na Inglaterra na década de 70 e esse termo surge através de Steven Berkoff depois de seus estudos em Paris com os grandes mestres da mímica moderna Jacques Lecoq (1921-1999) e Etienne Decroux (1898-1991) considerado da mímica moderna.

Esse teatro Teatro Físico surge da necessidade de definir um teatro mais visceral, ágil, vivo em movimento, colocando o corpo total evidência sendo ele tão importante quanto à voz.

E é bom aqui ressaltar que nesta época, a maioria dos atores eram considerados repetidores de textos e o teatro físico vem para causar uma transformação no modo de ver o interprete em cena.

O teatro físico explora o máximo a capacidade física dos atores quando Berkoff quis definir esse modo de exploração ao máximo do corpo, o chamou de teatro físico e esse termo se espalhou e muitos diretores se apropriaram desse método e começaram a explorar a fisicalidade e o domínio corporal dos atores.

No teatro físico se trabalha com texto, porém, o texto não essencial pra todo contexto dramatúrgico do espetáculo, e por isso se faz utiliza de outras linguagens, tais como: mímicadança teatro, acrobacias, entre outras, gerando uma certa disposição do corpo, em função de uma teatralidade muito mais elaborada.

Grotowski  diretor de teatro polaco e figura central no teatro do século XX, principalmente no teatro experimental ou de vanguarda. Seu trabalho mais conhecido em português é "Em Busca de um Teatro Pobre", onde defende a ideia de um teatro praticamente sem vestimentas, baseado no trabalho psicofísico do ator.

 A melhor forma de se pensar no "teatro pobre" seria teatro santo ou teatro ritual. Nele Grotowski leva às últimas consequências as ações físicas elaboradas por Constantin Stanislavski, buscando um teatro mais ritualístico, para poucas pessoas.

Nos exercícios e no treinamento, Grotowski colocou toda a atenção no corpo e secundariamente, na palavra. Para seu método a palavra nasce do corpo e que, portanto, não poderá ser usada corretamente sem uma preparação física adequada do ator.

Um teatro extremamente visual onde a gestualidade/movimentação é o elemento primordial, muitas vezes substituindo a dramaturgia textual, o cenário ou elementos cênicos pelo movimento, corpo dos artistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

EX GALÃ DA TV BRASILEIRA DESABAFA SOBRE A FALTA DE OPORTUNIDADES

Um dos principais galãs dos anos de 1980 e 90, o ator Roberto Bataglin desabafa sobre as dificuldades da carreira e a mudança de profissão. ...