O Instagram aplicou nova advertência por compartilhamento de informação falsa à atriz Regina Duarte por uma publicação feita na rede social nesta quarta-feira 31. A postagem da ex-secretária de Cultura sob Jair Bolsonaro (PL) traz imagens sobre um suposto ato realizado em Paris em reação à abertura dos Jogos Olímpicos 2024.
Trata-se de um vídeo com gravação antiga, produzido em maio deste ano durante a Marcha para Jesus Paris, evento organizado por uma entidade religiosa com atuação na capital francesa. Segundo informações da mídia na época o ato reuniu 20 mil fiéis. O post teve como descrição: “Após a pior abertura do (sic) Jogos Olímpicos da história da França, com ataques a cristãos, milhares se reúnem em Paris para louvar Cristo. Por que este não viraliza?”.
De imediato a plataforma advertiu e bloqueou o post publicado por Regina com a advertência: “Informação falsa. As mesmas informações foram revisadas por verificadores de fatos independentes em outra postagem“, diz o aviso do Instagram.
O vídeo passou a circular em grupos do Telegram em meio às críticas de políticos de extrema-direita sobre referências à comunidade LGBTQIA+ presentes na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Um dos espetáculos trazia um grupo, incluindo drag queens, aparecia sentado à mesa. O episcopado francês disse repudiar a cena por supostamente ter relação com “A Última Ceia”, uma refeição na qual Jesus teria realizado com seus apóstolos antes de sua classificação, segundo os cristãos. Essa relação foi negada pelo diretor da cerimônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.