novembro 11, 2010

BULLYING... QUAL NOSSO PAPEL?


Não há dúvida que você já deve ter ouvido falar de bullying. Não há como negar que atualmente esta palavra ganhou grande destaque na mídia.

Apesar da grande repercussão do tema nos principais meios de comunicação em massa, será que você realmente sabe o que significa este fenômeno e quais as suas consequências?

Em busca de resposta saímos a campo, e coletamos: artigos e reportagens,que nos esclarecesse sobre o tema, e assim, trabalharmos o assunto com nossos educandos.

Para reforçar nosso time em busca dessas respostas, convidamos a pedagoga Leila Monteiro, para aplicar um trabalho interdisciplinar de conscientização com nossas crianças e adolescentes do C.P.C.A SÃO BENEDITO.

Ao apresentar o tema aos nossos educandos, foi levado em consideração as informações que o grupo já tinha sobre o assunto e assim levantada a s hipóteses, para que o trabalho em sala de aula fosse realizado.

Como resultado a esta propostas as crianças e adolescentes contruíram em conjunto um livro com recortes de revistas, com imagens que identificassem o bullyin.

Segundo o médico pediatra Dr. Lauro Monteiro Filho, o bullying nada mais é do que a mesma prática de décadas atrás. E só depois de um grande estudo sobre o assunto a mídia se interessou em divulgar esse tipo de comportamento.

Quem pensa que o bullying é um fenômeno restrito as grandes cidades, se enganam, espalha-se como uma praga e atinge a todos mesmo que indiretamente, independente de sexo, raça ou classe social.

Considerada um fenômeno mundial, o bullyin é um termo inglês utilizado para descrever atos de violências físicas ou psicológicas, intencionais e repetitivas, praticadas por um único indivíduo ou grupo.

É bom resaltar que o bullying geralmente ocorre em áreas sem supervisão adulta mínima ou inexistente. Esse comportamento violento que não apresenta motivações específicas ou justificáveis.

Para a médica psiquiatra Drª. Ana Beatriz Barbosa, autora do livro "Bullyin: mentes perigosas na escola", relata: "Em última instancia significa dizer que, de forma natural, os fortes utilizam os mais fracos como objetos de diversão, prazer e poder com intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas".

As consequencias são as mais variadas, dependendo de cada indivíduo, da sua extrutura, vivencia, pré-disposição genética, da forma e intensidade das agressões. Muitas vítimas levarão marcas profundas provenientes das agressões para vida adulta e necessitarão de apóio psiquiátrico e/ ou psicológico para superar o problema, já o agressor não ficará isento das consequências, levando essa agressividade para a vida adulta.

Nosso dever como educadores é diagnosticar o quanto antes qualquer comportamento suspeito, pois muitas vezes, o que a primeira vista nos parece uma simples brincadeira de criança inocente, poderá embutir, o que mais tarde se caracterizará como bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...