agosto 29, 2011

PROJETO DE CENOGRAFIA: ROMEU E JULIETA


Todo processo de cenografia começa a partir do esboço. Em posse deste o próximo passo é ir ao teatro e ter as medidas do palco para enfim fazer a divisão do cenário de forma que possa ter o melhor aproveitamento do espaço e não comprometa o andamento da peça.


Por ultimo o ideia do cenário é transformada em maquete para que seja melhor visualizada e desta forma ser escolhido o material que será utilizado no projeto. 

Para a construção deste cenário que será feito em madeira será necessário a mão de obra de um marceneiro.

CONCURSO CULTURAL DE DESENHO: DIA DOS PAIS

 
 1º LUGAR: Ian Dennis

 2º LUGAR: Guilherme Monteiro

 3º LUGAR: Rafaela Baldi

 4º LUGAR: Naiane Alves

  5º LUGAR: Bianca Gomes

  6º LUGAR: Kauan Alves
  7º LUGAR: Thiago Santos

  8º LUGAR: Willian

  9º LUGAR: Richard Fabrício

 10º LUGAR: Marcely

ITAÚ CULTURAL (EXPOSIÇÃO)



Robô recita trechos da obra de Shakespeare.




Crianças interagem para formação de um vídeo animado.

Todos somos levados a entender como se dar o processo de criação de movimento utilizado em filmes e desenhos animados usando nossa própria imagem.

Pensou que eu resistiria? É ruim!


Um simpático robô conquista a atenção de nossos educandos.

Depois de verificar toda exposição nada melhor que cair numa balada interativa onde o som e a iluminação é comandada pelo movimento do nosso corpo.

O bacana é isto, perceber que podemos nos divertir mesmo quando estamos em espaço que é considerado por muitos chato.


agosto 26, 2011

VISITA MONITORADA A EXPOSIÇÃO RUMOS ARTE CIBERNÉTICA NO ITAÚ CULTURAL


A EXPOSIÇÃO QUE REUNIA TRABALHO DE VÁRIOS ARTISTAS SELECIONADOS PELO PROJETO RUMOS DO ITÁU CULTURAL QUE TRAZIA COMO TEMÁTICA A “ARTE E TECNOLOGIA” LEVOU O GRUPO A REFLETIR SOBRE A IMPORTANCIA DA TECNOLÓGIA NO NOSSO DIA A DIA, ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO E DO DIALÓGO COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES FORAM LEVANTADOS QUESTINAMENTOS SOBRE A IMPORTANCIA DA ARTE COMO UM DOS MECANISMOS DE EXPRESSÃO.

OS ESPAÇOS APRESENTADOS PELOS MONITORES AO GRUPO FORAM DE SUMA RELEVÂNCIA, POIS TODOS PUDERAM PERCEBER O QUANTO A INTERAÇÃO ENTRE O SER HUMANO E A TECNOLÓGIA.
O GRUPO DIVERTIU-SE BASTANTE NOS ESPAÇOS ALTERNATIVOS ONDE PUDERAM INTERAGIR COM ROBOS E TODA TECNOLOGIA DISPONÍVEL APRESENTADA NA EXPOSIÇÃO.

FIO PERCEPTÍVEL A SATISFAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO FINAL DA VISITAÇÃO UMA VEZ QUE, HÁ UMA MANIFESTAÇÃO QUE EXPRESSAVA A VONTADE DE RETORNAR PARA VER AS OBRAS QUE AINDA FALTARAM CONFERIR DEVIDO AO TEMPO.

ITAÚ CULTURAL 1


acesse aqui: 12i veja a animação.

ITAÚ CULTURAL 2


acesse aqui: 12i Veja a imagem com animação

agosto 24, 2011

CIA GAMBIARRA CULTURAL DO CPCA SÃO BENEDITO SE PREPARA PARA A ESTRÉIA.

Mais uma vez educandos do C.P.C.A São Benedito se preparam para retornarem ao palco desta vez numa adaptação da obra Romeu e Julieta do grande dramaturgo inglês Willian Shakespeare.

Com adaptação e direção de Marcondys França, o elenco da Cia Gambiarra Cultural retomam os ensaios para encenarem uma das obras mais bonitas e encenadas de todos os tempos. Para isto foram escalados um elenco muito talentoso que se dedicam aos intensos ensaios para levarem ao público a emocionante tragédia que narra a história de amor de dois apaixonados jovens, que enfrentam o ódio mortal de suas famílias para viver sobre a luz da lua e o brilho das estrelas um romântico e trágico amor.

Nesta versão de Romeu e Julieta, a cena na qual os dois apaixonados amantes de Verona passam sua última noite juntos é substituída por dueto onde os jovens cantam uma bela música romântica. Também a Ama de Julieta ganha uma nova característica nesta nova versão, onde a personagens suavizará um pouco o clima tenso da peça, sendo uma personagem cômica, com uma pequena deficiência física.

A equipe de produção começa sua correria atrás de figurinos e materiais para cenografia, enquanto o elenco se encarrega de intensificar os ensaios para estarem afiados na estréia prevista para segunda quinzena de outubro de 2011, no Centro Cultural Jabaquara.

OS COMEDIANTES 2 (ENTREVISTA COM CHAPLIM)

NÃO SE VÁ (Lúcia Fabro)



Lúcia Fablo se apresentou em 31/07/11 na Festa das Nações promovida pelo Centro Cultural Jabaquara, dublando a música Não se vá.

ROMEU E JULIETA (CONSIDERAÇÕES)

E UMA  Tragédia  Escrita Entre  1591  e 1595 , nos primórdios da Carreira Literária de  William Shakespeare , sobre Dois adolescentes cuja morte Acaba unindo SUAS FAMÍLIAS, outrora em Pé de guerra. Um PECA ficou empreendedorismo como Mais Populares na Época de Shakespeare  e, ao Lado de  Hamlet , E UMA das SUAS Obras Mais levadas AOS palcos do Mundo INTEIRO. Hoje, o relacionamento dos Dois Jovens E considerado Como o  Arquetipo  do Amor juvenil.

Romeu e Julieta  Pertence um UMA Tradição de romances trágicos Opaco remonta à  Antiguidade . Seu enredo E baseado los hum conto da  Itália , Traduzido los versos de Como  A Trágica História de Romeu e Julieta  POR  Arthur Brooke  los  1562 , e retomado los prosa Como  Palácio do Prazer  POR  William Painter los  1582 . Shakespeare baseou-se Ambos los, mas reforçou a Ação de Personagens secundarios, especialmente Mercúcio e Páris, um Fim de Expandir o enredo. 

O Texto  publicado Pela Primeira em 1597 considerada Como de péssima Qualidade, o Opaco estimulou muitas OUTRAS Edições Posteriores Opaco trouxeram consonância com o Texto shakespeariano originais.

A por Estrutura Dramática USADA Shakespeare-especialmente OS efeitos de generosidade Como a comutação Entre  Comédia  e  Tragédia  parágrafo Aumentar a Tensão; o Foco los Personagens Mais secundarios ea utilização de sub-enredos de para embelezar uma História-tem Sido elogiada Como hum Sinal precoce de SUA Habilidade Dramática e Maturidade Artística. Disso de Além, um PECA atribui distintas Formas Poéticas  AOS Personagens de para mostrar Que enguias evoluem; Romeu, Por Exemplo, Fica Mais Versado nn  sonetos  A MEDIDA Opaco uma trama Segue.

agosto 22, 2011

HISTÓRIA DE VERONA

DADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

País que Pertence: ItáliaRegião: Veneto 
Data de Fundação: século II a.C
Gentílico: veronês
Altitude: 59 metros 
População: 265.058 (2009) 
Área (em km²): 206,6 
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 1.283
Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, artesanato, serviços, agricultura e turismo
Rio Principal: rio Adige
Temperatura média anual: 13 °C
Clima: continental
Índice Pluviométrico anual: 860 mm

 
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Centro Histórico de Verona (Patrimônio Mundial da UNESCO)
- Arena de Verona (anfiteatro romano)
- Catedral Gótica de Verona
- Basílica de San Zeno
- Palazzo del Consiglio
- Castel Vecchio (Castelo Velho)
- Ponte Scaligero
- Piazza dei Signori
- Portal Borsari
- Estátua de Dante Alighieri
- Castelo San Pietro
- Torre dei Lamberti
- Balcão de Julieta
A cidade de Verona, ao que parece foi fundada pelos Celtas. Mais tarde, foi uma colónia romana em 89, com o nome de Augusta. Foi capital de ducados durante a Reino Lombardo. Em 145 foi uma colônia de monges Benedetinos.
Verona chegou a ostentar a supremacia artística de toda a Itália, sendo sede de uma escola pictórica onde se destacou Paolo Veronese.
Verona foi palco para a célebre matança de franceses conhecida com o nome de Páscoas Veronesas.
Verona foi incorporada ao Reino de Itália, em 1866, com a Terceira Guerra de Independência Italiana.
A cidade foi declarada patrimonio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura: Verona é um maravilhoso exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupçoes durante dois mil anos, integrando elementos artísticos de altissima qualidade dos diversos períodos que se seguiram, representa também, em um modo excepcional o conceito de uma cidade fortificada em etapas determinantes da historia europeia.

Cercada pelo rio Ádige de um lado e pelas colinas da outra parte, Verona é uma das metas turísticas e culturais mais importantes do Vêneto. A sua evolução percorre as épocas mais importantes da história italiana: a sua posição geografica foi de fundamental importância para os períodos do Resurgimento até aos modernos percursos comerciais.

No período romano Verona gozou de importância e prosperidade e ainda hoje os restos daquele momento glorioso tornam famosa a sua história: a Arena, Teatro Romano, Porta Borsari, o Arco dei Gavi. Sucessivamente a cidade conheceu um outro momento importante no decorrer do Medioevo: foi sede de reis bárbaros e, após, entre os séculos XII eXIV, foi Libero Comune, Municipio livre, e depois passou sob a nobreza dos Scaglieri. Desta fase se tem alguns dos mais importantes monumentos da cidade: as igrejas S. Zeno Maggiore, S. Anastasia e de S. Fermo, o Castelvecchio, as Arche Scaligere. De 1404 e até 1796, Verna passou sob a administraçao veneziana, foi fortificada com muralhas de defesa e no saneamento da zona conhecida como Acqua Morta.

A cidade italiana de Verona é conhecida mundialmente pelos fãs de Shakespeare por ser o local em que se passa a maior parte da peça Romeu e Julieta.
No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco de Verona, que tem a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. Há pouco tempo, a casa de Julieta, com seu famoso balcão, foi aberta para a realização de casamentos.
Também é de Verona o personagem Petrúquio, marido de Catarina, na peça “A Megera Domada”(The taming of the shrew) , também de Shakespeare.

http://www.aboutromania.com/verona.html

agosto 21, 2011

ELAS PENSAM NO FUTURO

 Estas simpáticas senhoras lideradas pela professora Laura Pabro da oficina criativa de costura com material recicláveis, confeccionaram figurinos criativos a partir de materiais reciclados e exibiram com elegância promovendo um belo desfile na Festa das Nações 2011 no Centro Cultural Jabaquara.
 Neste figurino foram usados fundos de latas de refrigerantes.

 Vejam que belo figurino criado a parti de saco de estopa e plástico.

 Se você pensa que as sacolas de supermercado só servem para colocar lixo, enganam-se. Olha o belo figurino que se tornou.

 Esta senhora utilizou pequenos pedaços de espelhos para borda este belo vestido e o resultado foi magnífico.

  Quem diria que embalagens de comida para gatos se tornariam este belo vestido.

 O detalhe que me chamou a atenção neste belo vestido foi a franja recriada a partir de seringas.

Essas simáticas senhoras mostraram com criatividade a preocupação com o meio ambiente, deixando a todos a mensagem de que devemos cuidar do nosso planeta, pois este é, o maior bem que esta nova geração irá herdar. 

A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O texto de autoria da professora Bianca Cristina Correia mestre em educação pela Universidade de São Paulo e, que aborda a temática da qualidade na educação infantil partindo do pré suposto dos direitos das crianças já assegurados por Lei.

Sua abordagem relata a necessidade de padrões mínimos para que haja uma educação infantil com maior qualidade onde as famílias sejam inseridas num contexto de participação mais efetiva contribuindo numa maior qualidade, promovendo cognitivamente e afetivamente o desenvolvimento integral da criança. E que este convívio possa despertar nos envolvidos um ambiente prazeroso tanto no aspecto físico como afetivo, e que a participação direta da família, seja um elo positivo junto ao grupo gestor nas tomadas de decisões, que venha valorizar o aprendizado e o desenvolvimento da criança.

Esta qualidade tão debatida na educação infantil tanto pela autora ou por todos que se preocupam com o processo da educação funcional e que respeite a criança com um o foco principal em todo processo.

É bom ressaltar que segundo a autora, a educação infantil  a qualidade é analisada por vários aspectos e que tem diferentes significados e posicionamentos tanto ideológicos quanto práticos. E que quando o assunto é qualidade, automaticamente é posto em questão os custos que poderão ser gerados, e por causa destes altos custos, as ações são neutralizadas.

Há uma menção no texto da professora Bianca Cristina Correia que nos remete a pensar sobre as perspectivas a cerca da pedagogia e da infância uma vez que, uma mesma sociedade, dependendo do seu contexto, distingue diferentes tipos de infâncias.

Não podemos ignorar que nossas crianças estão protegidas por Leis vigentes e que embora ainda não haja uma política pública que atenda de forma homogenia aos interesses destas crianças pondo em pratica o que já existe na teoria nós quanto a profissionais da educação devemos promover o melhor trabalho possível onde os interesses, a proteção e o acolhimento, esteja em primeiro plano.

Os direitos das crianças e adolescentes assim como a qualidade na prestação de serviços que também inclui o educar e o cuidar, esta prevista pela LDB (Leie de Diretrizes e Bases para Educação Nacional) de 1996, que trás em seus artigos menções essenciais fundamentadas no ECA (Estatuto da Criança e Adolescentes), e na Constituição Nacional, de 1998. Não há como promover um acolhimento qualitativo sem conhecer na íntegra o que estabelecem as Leis.

Para que esta educação infantil com qualidade seja posta em prática é preciso muito mais que boa vontade, não podemos deixar de observar que a falta de investimento tem brecado e muito no andamento dos trabalhos nos espaços que atualmente acolhe nossas crianças, e que a melhoria tanto na estrutura física, adequando as necessidades das crianças e investindo na qualificação de profissionais especializados a trabalharem com este público em específico.
Segundo a autora e eu também concordo, que a pesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação não podemos deixar de perceber que há muitos destes empenhados, criando alternativas interessantes de trabalho, lubridiando todas as dificuldades existentes e apresentando bons resultados referentes a uma boa educação com projetos criativos que traz como foco o desenvolvimento integral da criança.

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO RENEGADA

Desde de sempre a educação sempre foi negada neste país, vista como algo inferior desnecessária e em segundo plano. Não há muito tempo, apenas assinar o nome era considerado como importante e se soubesse reproduzir o número então, melhor. Desta forma poderia dá seu voto a um desses, que com sua boa lábia e promessas, seria eleito a mais um, que futuramente reproduziria na educação o caos total.

A educação infantil nunca foi vista por nossos políticos como um bem essencial uma vez que todos os grandes homens sejam eles reconhecidos ou não, mas que lideram este país, passaram por ela.

Mas veem a educação com desdem como se os profissionais que nela estão fossem menos valiosos ou desnecessários, parecem não lembrarem, que um dia passaram por eles, e que uma boa base, neste caso o da educação infantil, é fundamental para uma vida de sucesso e conquistas.

Fica aqui um pequeno desabafo. E se um dia, você que está lendo, for um desses, que um dia tomarão o poder. Lembrem-se dos que lhes instruíram. 

agosto 15, 2011

Educação Infantil Um Constante Desafio

A Educação Infantil sempre foi e será um grande desafio para todos os envolvidos na área educacional, e repensar sobre o assunto se faz necessário uma vez que vivemos em uma sociedade que está em constante mudança, e os valores tende a se transformar, e desta forma o que era importante e relevante a ser ensinado a nossas crianças já não encontra espaço na grade curricular.

Não adianta um profissional com formação teórica embasa em grandes pensadores, se o mesmo não está aberto para observar as verdadeiras necessidades e adaptações precisas a fim de promover transformações no meio que convive, e quando digo conviver, nos remete a entender que a convivência vai muita além de um corpo presente, mais uma mente, ampla, em total conhecimento de procedimentos e vivencias que venham a contribuir com as verdadeiras necessidades das crianças.

Hoje percebemos um mundo onde pais e educadores e pais se encontram perdidos, sem saber como promover uma educação de qualidade, por conta de inúmeras interferências, sejam de caráter interno ou externo. Enquanto cada qual procura se encontrar nos seus verdadeiros papéis, nossas crianças passam suas infâncias sem saber o verdadeiro sentido de simplesmente ser criança.

Não basta apenas criar Política Públicas, através de Decretos ou Leis, se as pessoas que estão na ativa não promovem os princípios fundamentais para que a crianças possam se desenvolverem de forma integral, respeitando a sua individualidade e aprendendo naturalmente a convivência e o respeito ao outro.

Num mundo tecnológico, sabemos que está ligados as tendências é de suma importância, mas criança, tem que ser criança, e Piaget em seus estudos prova por A ou B, a importância de se conhecer sobre o desenvolvimento da criança respeitando as suas fases de desenvolvimento.

Projeto é importante? Claro. Mas não devemos ser um apostilados teccinistas, a sensibilidade, o lidar com o humano, ainda é o maior e mais difícil obstáculos enfrentados por todos que desejam enfrentar essa batalha em prol da educação. Então amigo... Educa Ação!

agosto 13, 2011

ROMEU E JULIETA (RESUMO)

A história tem como cenário a cidade de Verona. Duas famílias poderosas são inimigas mortais: a família Montecchio e a família Capuleto. Vivem em constantes conflitos, os quais perturbam a ordem e a paz da cidade.

Tais acontecimentos provocam a ira do Príncipe que determina severa punição aos envolvidos nos conflitos: caso as brigas e provocações não cessassem, seriam punidos com a morte. Romeu, um jovem Montecchio passional e destemido, sofre de amor por Rosalina. Tem como melhores amigos e companheiros Benvólio e Mercúcio. É convidado por estes, no intuito de fazê-lo esquecer Rosalina, a ir ao baile de máscaras dos Capuleto. 

Romeu encanta-se por uma jovem e bela moça, que descobre ser Julieta Capuleto, que corresponde ao encantamento. Mais tarde, Romeu invade o jardim da casa de Julieta e, escondido, ouve Julieta declarar seus sentimentos por ele. 

Decide revelar sua presença e após trocarem juras de amor, marcam o casamento para o dia seguinte. Romeu vai à cela de Frei Lourenço e convence-o a realizar a cerimônia secreta. Com a ajuda da Ama de Julieta, a cerimônia é realizada. 

Após a cerimônia, Romeu presencia um duelo entre seus amigos e Teobaldo, um Capuleto, primo de Julieta. Mesmo desafiado Romeu nega-se a lutar, mas Teobaldo mata Mercúcio e Romeu, tomado pela cólera, mata Teobaldo. 

O Príncipe abranda a punição e permite que Romeu viva, mas resolve bani-lo da cidade para sempre. Romeu refugia-se na cela do Frei Lourenço. Julieta, prometida ao Conde Páris, recebe a notícia dos acontecimentos e mantém-se apaixonada por seu marido. Manda a Ama procurá-lo e entregar-lhe um anel como prova de seus sentimentos. Pede que Romeu vá ao seu quarto durante a noite. Romeu e Julieta passam a noite juntos. A Ama, apesar de ajudá-los tenta convencer Julieta de que Romeu não serve para ela. Julieta zanga-se com a Ama. Romeu parte para Mântua logo pela manhã, após o canto da Cotovia, que simboliza o amanhecer. 

Enquanto isso, os pais de Julieta resolvem casá-la com o Conde Páris. Desesperada Julieta pede ajuda ao Frei que a aconselha a aceitar o casamento para despistar seus pais. Dá a ela um frasco de elixir para simular sua morte e montam um plano: Julieta deveria tomar o conteúdo do frasco, sua família acreditaria em sua morte, o casamento com o Conde não se realizaria e o Frei, através de uma carta explicativa, mandaria Romeu voltar para que ficassem juntos. Porém a carta se extravia e Romeu recebe a notícia da morte da amada. 

Romeu compra um veneno e desesperado decide morrer também. Volta à cidade e defronta-se com o Conde no mausoléu onde está Julieta. Travam duelo e Romeu assassina-o. Toma o veneno diante do corpo de Julieta e morre abraçado a ela. 

Frei Lourenço chega para tentar impedi-lo, mas é tarde, foge para não ser desmascarado e punido, porém antes acorda Julieta, que horrorizada decide ficar junto de seu grande amor. Julieta beija Romeu para tentar absorver o veneno de seus lábios e morrer também, mas sua tentativa é frustrada. Apanha a adaga de Romeu e apunhala-se, morrendo junto de seu marido. 

As famílias, após descobrirem os sacrifícios dos jovens, perdoam-se mutuamente e juram manter a paz em nome do amor de seus filhos.

 Fonte: http://pt.shvoong.com/books/301956-romeu-julieta/#ixzz1UgWN7BNI

WILLIAM SHAKESPEARE

William Shakespeare, Um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, nasceu em 23 de abril de 1554, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Foi o terceiro filho do casal John e Mary. Teve uma vida sem maiores problemas financeiros até os 12 anos, quando o seu pai, que fabricava tintas, bolsas e luvas de couro, faliu. A partir daí, William Shakespeare começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Mesmo assim, não deixou de estudar latim, ler autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais na sua formação de poeta e dramaturgo.
Aos 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos: Susanna e os gêmeos Judith e Hamnet, que morreu aos 11 anos.. No ano de 1591 foi morar em Londres, buscando oportunidades na área cultural. Escreve  sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590, terminando quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.
Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. Em 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.
Shakespeare é considerado o mais importantes dramaturgo e escritor de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias atuais, são apreciados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Seus textos fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico.
Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste de Shakespeare. Em 1610 retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu.
Em 1592, com menos de 30 anos, Shakespeare já tinha o seu talento reconhecido no teatro, tendo redigido pelo menos duas peças: "A Comédia dos Erros" e "A Megera Domada". O seu prestígio aumentou ainda mais em 1594, quando começou a trabalhar para a companhia de teatro "The Lord Chamberlain's Men".

A arte dramática do poeta pode ser dividida em três partes. Na primeira, compreendida entre os anos de 1590 e 1602, Shakespeare escreveu comédias alegres, dramas históricos e tragédias no estilo renascentista.
A segunda fase, que vai até 1610, é caracterizada por tragédias grandiosas e comédias amargas, o autor está no seu auge produtivo. A última parte, que vai até a sua morte, é marcada basicamente pelo lançamento de peças que têm o final conciliatório. Sua primeira peça, "Tito Andrônico", escrita provavelmente em 1590, já revelava alguns dos elementos shakesperianos: O texto era uma tragédia repleta de assassinatos e violações.

Toda a sua obra, escrita em 20 anos, está presente em palcos e telas de todo o mundo. Quase quatro séculos após a sua morte, William Shakespeare é um dos dramaturgos mais encenados no planeta. O autor inglês escreveu cerca de 40 peças, entre tragédias (Otelo, Romeu e Julieta, Rei Lear); dramas históricos (Henrique V, Ricardo III); e comédias (Muito Barulho por Nada, Sonhos de uma Noite de Verão).

Antes de Shakespeare, nenhum outro dramaturgo ou poeta havia mostrado a natureza humana em toda a sua complexidade: a paixão de Romeu e Julieta, a sua obra mais conhecida, o ciúme cego de Otelo, a ambição de Macbeth. Shakespeare também deve ser um dos escritores mais citados no mundo. Mesmo quem nunca leu Hamlet certamente conhece a famosa frase: "Ser ou não ser, eis a questão".


Principais obras:

Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade..

Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

UM FILHO DE CORAÇÃO

VOCÊ FOI
UM AMIGO SEM IGUAL
DE UMA CUMPLICIDADE NATURAL
MESMO SEM UMA SÓ PALAVRA
COM SEU OLHAR
OU UM SIMPLES GESTO
SE FAZIA COMPREENDER

ME ENSINAVA
QUE PARA SE AMAR
É NECESSÁRIO MUITO MAIS QUE PALAVRAS
BASTA APENAS SE DOAR
E ENTENDER
QUE UM SIMPLES AFAGO
ACONCHEGAR QUALQUER CORAÇÃO

QUE A TODO INSTANTE
MESMO DIANTE
DE TODA PERALTICE
ME ENSINAVA
O VERDADEIRO SENTIDO DO AMOR
QUE A PROPORÇÃO
QUE RECEBEMOS 
PELO AFETO DESEJADO
TEM PROPORÇÃO DESIGUAL
MAS, NUNCA COM MENOR VALOR.

QUE MESMO IRRACIONAL
ENXERGA O QUE NÓS RACIONAIS 
NÃO PODEMOS VÊ
QUE NA DOR,
OU NA ALEGRIA
A IMPORTÂNCIA DO VERDADEIRO AMIGO
AQUELE QUE NOS RECEBE ANSIOSO
COM O ÚNICO INTUITO DE NOS AGRADAR.

VOCÊ FOI ESTE AMIGO
QUE UM DIA DEUS CHAMOU
ME DEIXOU UM VAZIO,
UMA TRISTEZA,
UMA SAUDADE
MAS TAMBÉM A CERTEZA
DA CAPACIDADE
DE DAR E RECEBER
AMOR.

Esta é minha homenagem ao meu querido e tão amado amigo, filho, meu animal de estimação. Mimi, gato vira-lata, de raça especial que faleceu em 2008.







FESTA À FANTASIA

 Nossas crianças e adolescentes estão inseridas no contexto teatral e é muito comum a vontade de experimentarem os figurinos e desta forma se sentirem as suas personagens preferidas.

 Para atender está necessidade natural de nossas crianças resolvemos abrir nosso acervo de figurinos e promover uma grande festa.

 Nesta festa todos são livres para montar seu próprio figurino e embarcarem no embalo de músicas infantis especialmente selecionadas para a faixa etária.

 Não só as crianças se divertiram, como também os educadores que assim como as crianças se fantasiaram, brincando de trenzinho, roda e revivendo a infância.

 Que as crianças precisam ser inseridas no universo infantil, todos nós sabemos, porém este universo de brincadeiras, fantasias e desenvolvimento natural tem sido negado.

 Desta forma chegamos a um consenso: criança tem que brincar.

 E por este motivo, estamos promovendo dias diferenciados valorizando a brincadeira e a livre expressão.


 Tudo isto através da própria brincadeira seja ela direcionada ou não, jogos lúdicos e as artes em geral.

 E o resultado tem sido positivo no ponto de vista de aprendizado, pois ao contrário que muitos pensam, brincando também se aprende.

marcondysfranc@gmail.com

HISTÓRIA DOS DIA DO PAIS

onora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais, queria que fosse um dia especial para homenagear seu pai, que viu sua mulher falecer dando a luz ao sexto filho, e teve que criar seus filhos sozinho.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi sempre destemido e amável. 

Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos.

O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele mesmo ano, aniversário de Dodd. Escolheu uma rosa como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos. 

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais Nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

No Brasil, em 14/08/1953 o publicitário Sylvio Bhering trouxe a data para o páis, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família. 

A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. 

Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Desde então a data entra no calendário nacional como das datas mais importantes no calendário de comemorações populares do pais.

marcondysfranc@gmail.com

agosto 09, 2011

CALENDÁRIO - AGOSTO


ARTESANATO (DIA DOS PAIS)

CAMISA DO PAPAI

MATERIAL:
  • CARTOLINA
  • EVA COM LISTRA
  • COLA QUENTE
  • 2 BOTÕES
  • TESOURA SEM PONTA
  • FOLHA DE SULFITE
  • COLA COLORIDA
  • LÁPIS
  • LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA

Esta lembrança é super simples de se fazer e as crianças vão corti bastante o passo a passo. E o resultado é surpreendente. Uma dica é utilizar várias cartolinas deixando que os educandos escolham a cor de sua preferencia.

A camisa:

  1. Risque o modelo na cartolina e entregue para os educandos recortar,
  2. Ajude-os a fazer as dobraduras no local certo: Laterais e gola.
A gravata:
  1. Dê o molde da gravata para os educandos contornarem no EVA,
  2. Peça-os para recortar.
A mensagem:
  1. Recorte ao meio a folha de papel sulfite,
  2. Em um dos lados peça-os para escrever uma mensagem e no outro que façam um desenho que queiram oferecer a seu pai. (Neste processo poderão usar os lápis de cor e a cola colorida.
Está pronto a lembrança para o dia dos pais.






DICA: Havendo condições poderão comprar um pente de cabelo e ser inserido na lembrancinha um bolso pra depositar o pente.

marcondysfranc@gmail.com


REPÓRTER GLOBAL RETORNA APÓS CIRURGIA

A repórter Global Ananda Apple retoma ao trabalho no Quadro Verde, do Bom Dia São Paulo, após mais de dois meses afastada da Gl...