A Educação Infantil sempre foi e será um grande desafio para todos os envolvidos na área educacional, e repensar sobre o assunto se faz necessário uma vez que vivemos em uma sociedade que está em constante mudança, e os valores tende a se transformar, e desta forma o que era importante e relevante a ser ensinado a nossas crianças já não encontra espaço na grade curricular.
Não adianta um profissional com formação teórica embasa em grandes pensadores, se o mesmo não está aberto para observar as verdadeiras necessidades e adaptações precisas a fim de promover transformações no meio que convive, e quando digo conviver, nos remete a entender que a convivência vai muita além de um corpo presente, mais uma mente, ampla, em total conhecimento de procedimentos e vivencias que venham a contribuir com as verdadeiras necessidades das crianças.
Hoje percebemos um mundo onde pais e educadores e pais se encontram perdidos, sem saber como promover uma educação de qualidade, por conta de inúmeras interferências, sejam de caráter interno ou externo. Enquanto cada qual procura se encontrar nos seus verdadeiros papéis, nossas crianças passam suas infâncias sem saber o verdadeiro sentido de simplesmente ser criança.
Não basta apenas criar Política Públicas, através de Decretos ou Leis, se as pessoas que estão na ativa não promovem os princípios fundamentais para que a crianças possam se desenvolverem de forma integral, respeitando a sua individualidade e aprendendo naturalmente a convivência e o respeito ao outro.
Num mundo tecnológico, sabemos que está ligados as tendências é de suma importância, mas criança, tem que ser criança, e Piaget em seus estudos prova por A ou B, a importância de se conhecer sobre o desenvolvimento da criança respeitando as suas fases de desenvolvimento.
Projeto é importante? Claro. Mas não devemos ser um apostilados teccinistas, a sensibilidade, o lidar com o humano, ainda é o maior e mais difícil obstáculos enfrentados por todos que desejam enfrentar essa batalha em prol da educação. Então amigo... Educa Ação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.