novembro 29, 2011

PALESTRA SOBRE DISCRIMINAÇÃO

A convite do C.P.C.A. São Benedito, o Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate ao Racismo, representado pela Dra. Lia Lopes, ministrou duas palestra sobre Racismo, Préconceito e Discriminação.

Numa abordagem dinâmica, descontraída e de fácil compreensão as crianças e adolescentes do C.P.C.A foram convidados a refletir sobre os diferentes aspectos do tema, tendo como foco os Direitos Humanos, a prevenção e o enfrentamento a discriminação.

 O objetivo é conscientizar, orientar, informar e garantir o pleno exercício dos direitos fundamentais dos cidadãos frente as práticas de discriminação racial e de gênero em seu cotidiano.

Como se fosse uma roda de bate papo, todos participantes puderam se expressar , tendo voz ativa para expor seus conhecimentos prévios em relação ao tema, foi enunciando as diferentes formas de discriminações vivenciadas em seu cotidiano e suas principais características.

 Justifica em sua palestra que mais de 51% da população brasileira é composta de negros (pretos ou pardos), e que apesar da grande riqueza que esta diversidade agrega na sociedade práticas racistas, machistas e homofóbicas continuam presentes em nossa sociedade.

A ONU instituiu o ano de 2011 como o “Ano Internacional dos Afrodescendentes “ como uma forma de incitar as empresas e o poder público a refletirem suas práticas com fins de derimir as discriminações e desta forma promover o respeito a diversidade étnica/racial e garantir a dignidade humana.


Segundo a Drª Lia Lopes, em sua palestra nos explica os conceitos de:

Preconceito: Idéia criada sobre alguma coisa, não se fala, só se pensa.

Ou seja, enquanto ainda está na área do pensamento não podemos caracterizar um ato discriminatório, pois é uma opinião pré-estabelecida de determinado conceito.

Discriminação: Quando pensa algo e realiza, sai do pensamento e parte para a ação.

É o ato propriamente dito, realizado que tráz conseqüências psicológicas ou físicas nas pessoas que sofre a discriminação, seja por raça, credo religião, sexo, orientação sexual.

Racismo: Discriminação que tira oportunidade das pessoas baseado na hirearquia da raça/cor (Coloca condições desiguais para pessoas que tem caracteristicas fisicas "cor de pele, cabelos, etc"  diferente das demais pessoas.

Machismo e Sexismo: Determina o que cada um deve fazer segundo o gênero ou sexo (homem/mulher), excluindo as mulheres de cessarem os mesmos espaços que os homens acessam na sociedade (ex: cor de roupa, brinquedos, funçoes sociais, etc).

Ato muito comum na sociedade praticado muitas vezes sem perceber. Por exemplo, quando determina que menina ou menino façam fazer coisas que a sociedade estabelece segundo seu gênero/sexo. “Menina não solta pipa.”ou “Menino veste roupa azul”.

Xenofobia: Discriminação contra a origem.

É a discriminação com relação a origem da pessoa. Muito comum no Brasil ao que diz respeito aos nordestinos, que são chamados pejorativamente de paraíba ou baiano. Outro exemplo é classificar um povo sendo mais ou menos valoroso que o outro (japoneses/angolano), ou quando mencionamos qualidades negativas, por exemplo: “Piadas que se referem a portugueses”. Colocando-os em condições de um povo menos esperto quando comparado aos demais.

Homofobia: Discriminação contra homossexuais.

Homossexual: Individuo que tem preferência pelo mesmo sexo.

Gay: Homem que sente atração sexual por outro homem.

Lésbica: Mulher que se sente atraída sexualmente por outra mulher.

Héterossexual: Pessoas que sente-se atraídas por pessoas do sexo oposto.

Bi-Sexual: Pessoa que sente-se atraída tanto por homem quanto por mulher.

Travesti: Homem que se veste de mulher.

Transexual: Individuo que opta pela mudança de sexo através de cirurgias.

Portanto esta palestra nos remete a refletir sobre nossos atos frente a sociedade, criando mecanismo, na forma de projetos que possa irradicar a discriminação em qualquer âmbito, gerando em nossos educandos uma consciência de solidariedade e respeito mutuo.



“Temos que desenvolver habilidades com fins de explorar o mundo.”

Drª. Lia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...