É preciso que as crianças tenham oportunidade para pesquisar, observar, registrar, rotineiramente na instituição, pois a criança necessita de atuar ainda muito próxima de situações concretas próximas a sua realidade, numa interação entre o sujeito e o meio físico.
Sendo assim há um constante esforço do educador em propiciar um ambiente criador das situações de aprendizagem com a utilização de objetos sociais de conhecimentos. Levando-se em consideração a liberdade de criação, respeitando o conhecimento prévio da criança, dando-lhes liberdade para criar, isto não significa que as crianças devam agir livremente, dirigindo ações como bem lhes aprouver, mas sim que a intervenção do educador é necessária uma vez que esta interação social com adulto é indispensável para o desenvolvimento do pensamento.
Nesta construção do conhecimento nos colocamos como portadores de cultura, agente facilitador do conhecimento de nossos educandos devendo direcionar nossas ações pedagógicas em prol do desenvolvimento integral de todos nossos participantes. Neste processo cabe a nós quanto educadores acompanhar a trajetória dos participantes no seu ato criador como protagonistas de suas ações apoiando-os no que for preciso pra que possam avançar neste processo de construção criativa.
Com a utilização da peça de teatro O Anel Mágico texto de Marcondys França que mistura conto e fábula o grupo partilharam uma narrativa a heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Trabalhando sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.