A AÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo investigar a ação do pedagogo no museu. É um trabalho que analisa a atuação do pedagogo que deixou a sala de aula e agora ocupa importantes cargos em novas áreas de atuação com significante importância.
Decidimos direcionar nosso trabalho para dois campos distintos: Artigos e Entrevistas. Claro, não será fácil escrever sobre um assunto que para nós ainda é desconhecido, mas este talvez seja nosso grande desafio. Temos em nossas mãos uma grande tarefa, e cada passo comemoraremos a cada passo com o aprendizado que iremos adquirir e assim dividir com todos a quem interessar.
O que de fato nos interessa: é a atuação do pedagogo no museu, este irá nos esclarecer como funciona na pratica tudo o que lemos em livros, artigos de revistas e informações postas na internet. Nosso trabalho só fará um sentido a parti do momento que conhecer o pedagogo que não mais ocupa a sala de aula e parti para um campo de trabalho onde antes era apenas ocupado por um museólogo, poderemos assim entender melhor qual o diferencial deste profissional para a conquista de um espaço que talvez algum tempo atrás fosse inimaginável. Por que não ir além? Trazer à tona o questionamento: atualmente muitos dos que se formam em pedagogia preferem escolher outros caminhos que não seja a sala de aula.
2. HIPÓTESE
Os mecanismos por nós utilizados como base da nossa pesquisa, talvez não seja funcional no esclarecimento das dúvidas ou divergências a qual poderemos ser acometidos no decorrer do trabalho.
Tentaremos dentro de nossas possibilidades trazer para este trabalho o maior número de informações referente ao assunto pesquisado.
Seguiremos a temática formal buscando fundamentos em: fatos, estudos, conteúdos relevantes e, assim pouco dando nossas opiniões pessoais de algo que para nós ainda é um amplo campo a ser pesquisado. Entretanto podemos adiantar que o pedagogo hoje representa suma importância como um profissional atuante no museu por sua contribuição na formação de monitores e na organização das exposições tornando-as mais didáticas e atrativas, e assim levando um público maior a visitação dos acervos.
3. OBJETIVOS / OBJETIVO GERAL
· Investigar a atuação do pedagogo no museu.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer as principais funções desempenhadas pelo pedagogo no museu.
· Investigar o mercado de trabalho.
· Destacar a importância desse profissional para uma compreensão do publico, através dos programas educativos desenvolvidos no museu.
4. JUSTIFICATIVA
Este trabalho de pesquisa servirá como um mecanismo de informação para que, todos que, a ele tenha acesso, possam ter um pequeno panorama das principais conquistas dos pedagogos que já atuam nos museus, assim como os obstáculos por eles enfrentados.
Se antes o pedagogo era um profissional visto apenas dentro de uma sala de aula, atualmente além de atuar em escolas, este profissional desenvolve seu trabalho em outros locais, como: empresas de recursos humano, editoras e até em museus, chefiando equipes de monitores ou montando a programação para visitação deste local.
Apesar deste amplo mercado de atuação, com novas oportunidades a pedagoga Silvia Colello, que dá aula de pedagogia na Faculdade de educação da Universidade de São Paulo faz um alerta quando diz: “... hoje, as pessoas não respeitam mais tanto o professor...”, o que remete a desvalorização da profissão. Não podemos deixar nos enganar, pois o problema já começa na faculdade quando o aspirante a profissão tem que cumprir horas de estágio, que em muitos casos não são remunerados. Então mais que nunca fica claro que quanto mais amplo for o campo de trabalho, melhor para o profissional.
Um bom exemplo é o da pedagoga Helena Quadros que ainda na faculdade, na década de 80, começou a trabalhar no Museu Paraense Emílio Gaeldi, em Belém (Pará), onde está até hoje como coordenadora do núcleo de visitas.
5. METODOLOGIA
As nossas metodologias de trabalho são:
· Pesquisas bibliográficas (artigos em revistas e jornais, audiovisual, site de buscas)
· Pesquisa de campo: Visita ao museu e entrevistas
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFÍCOS
Silva, Luisa Alcantara e. Folha de São Paulo
Cruz, Bernardo Arraes Gonzalez – correio eletrônico contadordehistoria@gmail.com
Berstein, B. A. Estruturação do discurso Pedagógico – classe, códigos e controle. Editora Vozes. Petrópolis, 1996
Leibruder, A. P. O Discurso de Divulgação Cientifica. In Brandão. H. N. Gênero do Discurso na Escola: mito, conto, cordel, discursos político, divulgação cientifica. Editora Cortez. São Paulo, 2000.
PROJETO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR
FACULDADE SUMARÉ - PROFESSORA ORIENTADORA: ANDREA MARTINS - 12/12/2009
ALUNOS PESQUISADORES: LEILA CARVALHO, LENI DE SOUSA, GEISALICE DINIZ, JUVENIL ATAMAZIO E MARCONSYS FRANÇA
fevereiro 16, 2021
A AÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU
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