fevereiro 16, 2021

AMBIENTE ALFABETIZADOR

 INTRODUÇÃO

Nossa pesquisa inicia-se com a investigação sobre o ambiente alfabetizador e a sua influência no desenvolvimento do educando.

Atualmente acredita-se que este ambiente vai além da tradicional sala de aula, porém não é comum encontrar escolas com adaptações adequadas para este tipo de ambiente e tão pouco abertas a estas novas propostas.

Há várias vertentes de pensamentos ligadas á educação que trazem métodos prontos e poucos experimentais, este fato nos leva a refletir como conduzir um projeto pedagógico que ao mesmo tempo insira o aluno a uma realidade lógica e agradável, que lhe sirva como objeto de alfabetização.

Através de nossas pesquisas encontramos relatos que nos remete a compreensão que ainda que muito timidamente , algumas escolas mantém dentro de sua metodologia um ambiente alfabetizador , voltado a projetos de letramento, onde o aluno não é apenas um objeto. Ele participar de todo contexto como sujeito.

Na sala de aula é preciso incorporar um ambiente alfabetizador envolvente, levando-se em conta as classes sociais, despertando na criança um olhar para sua própria realidade. É descobrir o mundo sem a renegação do seu próprio mundo.

Isso nos leva a refletir embasado no nosso entendimento de Paulo Freire; que o ensino aprendizagem da leitura da palavra, precede a leitura do mundo. Ou seja, é preciso que o professor leve em consideração o conhecimento que a criança traz, para que a mesma sinta-se sujeito do seu conhecimento. E com o tempo ampliando dessa forma sua visão de conhecimento anterior. Não podemos ignorar o fato que a mesma só aprende quando acredita na sua capacidade de aprender .

A proposta que defenderemos para o ambiente alfabetizador baseia em alguns projetos já experimentados anteriormente por alguns órgãos educacionais e que obtiveram êxito, como o mercado de sucata e seu benefício como auxiliador na educação e desenvolvimento dos educandos.

Materiais escritos na sala de aula

A criação de um contexto de cultura escrita com materiais diversos, dá - se a oportunidade da criança atribuir significados ao que está escrito, com intenções significativas e comunicativas.

Para justificar o nosso entendimento sobre o ambiente alfabetizador e quais as suas características, abordaremos três aspectos de grande importância para uma criança alfabetizar - se.

1) DIVERSIDADE - No texto de Ana Teberosky, aborda a diversidade como critério usado para trabalhar a escrita cotidiana, produtos comerciais, impressos (jornais, revistas, livros) usados por toda a família, também faz parte, pois a criança tem contato diariamente.

Estes materiais são importantes para dar suporte a linguagem escrita da criança, uma vez que livros são poucos utilizados em casa.

A diversidade de materiais para trabalhar a alfabetização possibilita a criança a ter contato com diversos tipos de textos:

a- escrito urbano- são aqueles que encontramos nas ruas, lugares públicos informando situações, organizações ( cartazes, folhetos, textos informativos, pôsteres);

b- escrito doméstico- estão presentes em todo os lares. São rótulos, embalagens, marcas, logotipos.

No mercado, temos contato constante. Marcas conhecidas que temos contato, conhecemos logo pelo seu logotipo, nos proporciona informação sem preciso a linguagem.

c- escritos das máquinas interativas - são os computadores, caixa eletrônico, celulares, máquinas automáticas estes presentes no ambiente infantil e que ajuda a criança no nível alfabetizador funcional, onde se aprende a usar os diversos tipos de aparelhos.

2) ACESSO: o acesso está presente no seu cotidiano, em casa, na rua, na escola ( no alcance deles ) e em diversos espaços.

3)INTERAÇÃO: está ocorre com os colegas de sala, e quando acontece também a motivação neste ambiente alfabetizador.

O trabalho e a diversidade de materiais alfabetizadores deixa a criança com o interesse " aguçado" para o aprender e a motivação os ajuda mais nos desafios propostos nas atividades. __

Com embasamento em Piaget( 1975), para o processo sensorial, os materiais do ambiente podem consistir em objetos comercialmente, ou produzidos pelas próprias crianças.

Há duas vertentes a serem analisadas neste processo de aprendizagem pelos professores quanto a orientadores de aluno. A primeira já bem conhecida por todos, que se apóia de uma metodologia já estabelecida, fechada e sem muita evasão. Enquanto a segunda , nos abre novas perspectivas através de vários tipos de materiais, tais como: livros, revistas, cartazes, gibis, embalagens entre outros materiais que incentivam o lado sensorial do aluno.

Num ambiente alfabetizador o cuidado na escolha dos mais

atrativos textos senão trouxerem separação entre a vida escolar e a cotidiana do aluno, todos os tipos de textos, sejam eles escritos urbanos( placas, domésticos, embalagens ou máquinas interativas são indispensáveis neste ambiente alfabetizador sugerindo desta forma a inclusão do mundo real da criança que é vivenciado no seu dia a dia.

Claro que o professor tem que incentivar seus alunos ao hábito de ler ou mesmo de folhear um livro com ilustrações, neste caso quando o aluno ainda não é alfabetizado, isto estimula a aprendizagem.A linguagem usada nas histórias deve sempre ser inserida neste contexto de aprendizagem pois é mais rica e variada que a usada na convenção.

Todo este processo é a busca de fazer com que o aluno desenvolva o seu vocabulário ( compreensão) e expressivo (reprodução). É imprescindível que nas salas de aula todo o material que sirva de mecanismo para o aprendizado do aluno deva ficar exposto e ao alcance de todos. Claro que quanto mais ilustrados e atrativos forem estes livros melhor.

Que fique bem claro que no processo construtivista todo o material utilizado para a aprendizagem não seja apenas um simples material de decoração e que os mesmos sejam constantemente renovados e que seu uso seja incentivado através de projetos pedagógicos .

Em conclusão podemos afirmar que quanto mais instigamos nossos alunos a aprender, seja brincando ou não , somos nós que nos surpreendemos e aprendemos com a capacidade que eles tem de aprender, e que não há apenas uma forma de aprender.

OBJETIVOS

O intuito desta nossa pesquisa é apresentar aos caros leitores nossas descobertas através de nossas observações sobre a utilização do mercadinho de sucatas no ambiente alfabetizador como ferramenta de alfabetização e aquisição da escrita.

PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA

O mercado de sucata como ferramenta de alfabetização e letramento.

Temos a consciência que elaborar um projeto interdisciplinar geralmente esbarra em algumas dificuldades e acaba ás vezes, fugindo da grade curricular.

Especificamente, no projeto do mercado de sucatas, temos alguns problemas a serem enfrentados :

· Como criar um ambiente alfabetizador com o mercado de sucatas em sala de aula?

· Como conseguir todo o material que precisamos para o desenvolvimento do projeto mercado de sucatas?

· Onde e como( condições) guardar estes materiais que será utilizado para o mercado de sucatas?

Estas questões iremos solucionar, no desenvolver deste projeto de pesquisa e ampliar mais o nosso conhecimentos referente ao mercado de sucatas e como trabalhar com ele em um ambiente alfabetizador.

METODOLOGIA

· Pesquisa de campo;

· Entrevistas com professores;

· Leitura de artigos.

COLETA DE DADOS

Nosso grupo visitou a sala da L.M e, observamos todos os instrumentos que há na sala de aula e que fazem parte do processo de alfabetização dos alunos.

Observamos também presentes os materiais que proporcionam um ambiente alfabetizador:

• Jogos;

• Revistas, Jornais;

• Calendário;

• Lista dos Aniversariantes do Mês

• Atividades expostas;

• Embalagens diversas para serem utilizados no mercado de sucatas, Rótulos diversos;

• Panfletos de mercado;

• Receitas;

•Cantinho da Leitura.

Estes materiais estão disponíveis na sala de aula da Profª L.M e são diversificados e sua confecção foram realizadas algumas pela professora e outras foram construídas pelos próprios alunos mas, também alguns materiais foram solicitados para os pais dos alunos( embalagens, rótulos, etc) para trabalhar em sala de aula.

Sua utilização ocorre com freqüência e de acordo com o planejamento pedagógico proposto, a interação ocorre de forma positiva entre os alunos e até mesmo com a professora.

Estes materiais permanecem na sala de aula pelo tempo que é usado e desenvolvido o projeto, após seu uso estes materiais são retirados da sala.

JUSTIFICATIVA

Podemos perceber o quanto é enriquecedor quando o educador utiliza formas lúdicas nas aulas. No caso em questão, o mercadinho de sucatas, temos várias possibilidades de descobertas através de um meio divertido e interativo entre as crianças e o ambiente proposto.

IO mercado de sucata permite a interação com o cotidiano, que possibilita o uso da leitura e da escrita , em práticas sociais , podendo também ser utilizado em várias áreas do conhecimento , bem como , permitir o desenvolvimento do gênero textual .

A sala de aula, deve ser constituída de um ambiente alfabetizador, o qual, deve ser rico em cultura escrita e permitir a interação e o acesso á esse material, porém não é regra que nas salas de aula tenham obrigatoriamente um mercadinho de sucata, portanto, este pode lançar desafios aos educandos permitindo as práticas sociais na sala de aula.

A utilização desse recurso permite não só que os alunos em processo de alfabetização estabeleçam hipóteses sobre a escrita e a leitura , bem como, possam comprová-la e desta forma as salas de aula que organizam um mercado permitem que os educandos tenham oportunidade de vivenciar ou reproduzir situações do cotidiano.

QUESTIONÁRIO:

1- Sua sala de aula tem um mercadinho de sucata como ferramenta de alfabetização?

2- Já pensou em utilizar? Ou utliza o mercada de sucata na sala de aula?

3- Quais as maiores dificuldades encontradas na elaboração de um “mercadinho” na sala de aula?

4- Quem montou e organizou o mercadinho ?

5- Como surgiu a idéia da utilização do mercadinho de sucatas como ferramenta de apoio na alfabetização e letramento de seus alunos?

Considerações Finais

Embasados em nossas pesquisas estamos convictos de que nós como professores temos a obrigação trazer para nossos alunos novidades que sirva de ferramenta para lançar desafios não só de leitura e escrita, como também em outras áreas do conhecimento. Para isto esbarramos em algumas questões que dificultam o desenvolvimento de qualquer um que seja o projeto interdisciplinar.

Quando há uma proposta de implantação de um projeto interdisciplinar que fuja da grade curricular tradicional, na maioria das vezes o professor encontra resistência da própria direção da escola. IO mercado de sucata, traz benefícios no desenvolvimento psíquico e motor, uma vez em que aprendem brincando. Desperta nas crianças o interesse de participar o que torna a aula muito mais interativa e agradável.

Criar um ambiente alfabetizador na maioria das vezes é um grande desafio pois além da falta de apóio, como foi mencionado anteriormente, também o professor se depara com a falta de materiais necessários e até mesmo básicos para realização do seu trabalho.

Nossa professora pesquisada possui o modelo de leitor e escritor para com seus alunos, o seu trabalho em sala, é manter um clima de descoberta do ler e escrever, mostrando aos alunos que o ato de ler encanta, diverte e informa.

Para a implantação do mercadinho de sucatas na sala de aula a maior dificuldade é encontrar um espaço adequado para o desenvolvimento do projeto. Segundo a professora L.M.. da Escola P.S... que já teve a experiência de implantar dentro de uma sala de aula o mercadinho de sucatas declara: “Além da dificuldade de espaço e material também me deparei com o desprezo da própria direção que não viam a hora

desfeito pois na visão dela tudo que ali estava não passava de lixo”. Isto mostra uma realidade dura e muitas vezes desmotivadora.

O desapontamento da professora L.M era de saber que por trás daquilo que sua direção chamava de lixo, há um proposta pedagógica e práticas sociais. Também não foi levado em consideração por sua direção que este mercadinho de sucata também era um mecanismo de suporte para a alfabetização e letramento de seus alunos.

Se numa escola de renome que prega uma metodologia moderna e até mesmo construtivista a reação foi tão negativa, o que pensar das mais tradicionais?

A implantação do mercadinho de sucatas num cantinho da sala de aula serviu segundo a professora L.Mpara aproximar a turma que de uma forma lúdica trabalhou com seus alunos situações reais do cotidiano, como o fazer compras e assim trabalhar: palavras, cálculos, formas, cores, profissões, convívio mútuo entre outras coisas propostas na forma de brincadeiras.

Claro que temos ainda muito que avançar quanto educadores pois a cada dia vivenciando o cotidiano de nossos alunos na sala de aula percebemos a necessidade da criação de mecanismos mais atraentes para enfrentar o desinteresse dos alunos as aulas monótonas e ultrapassadas. Claro que não podemos ficar parados de braços cruzados ainda mais atualmente que temos acesso a tantas informações. Independente do mecanismo que utilizarmos o importante é que o professor esteja tecnicamente preparado não somente para ensinar mas também para aprender uma vez que nossos alunos em sua vivência também tem muito que nos ensinar.





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