
Morre Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano; ele morreu às 2h35 (no horário de Brasília). As causas da morte ainda não foram informadas, mas o pontífice ficou 38 dias com problemas respiratórios. Apesar de sua saúde fraca Francisco esteve presente junto aos fiéis no domingo de páscoa e sua morte pegou todos de surpresa uma vez que mesmo com saúde debilitada esteve num dia tão especial para os católicos. Francisco que era argentino e de certo modo representava os povos sul americanos num dos cargos mais altos da igreja católica e se tornando um dos líderes religiosos mais importantes do mundo, alcançou a popularidade aproxima de suas ideias e crenças até mesmo os não católicos que admirava nele, sua bondade e carisma, assim como dia preocupação com os menos favorecidos.
Francisco foi um papa eleito a 12 anos de pontificado, para reformar a Igreja estrutural e de outros ideais que se tornaram polêmicos durante sua gestão, há elementos de seu legado que dificilmente serão revertidos por um sucessor imediato. Como por exemplos: Maior simplicidade no papado; Nomeações de bispos e cardeais com visão de mundo parecida à sua;
Normas que tornam a Cúria Romana mais aberta e menos clerical; Mais autoridade e visibilidade às mulheres, postura mais acolhedora aos homossexuais e transgêneros; A “sinodalidade” como estilo de Igreja mais consultivo e participativo; Ensinamentos e gestos sobre pena de morte, meio ambiente e abusos.
Francisco fará falta, mas deixa sua marca, assim como ensinamentos que pregam a paz, a tolerância e fraternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.