dezembro 09, 2010

A LENDA DO PAPAI NOEL

O papai Noel é uma figura lendária em várias culturas ocidentais, que acreditam que trás na noite de natal presentes para as crianças bem comportadas. Todos temos a imagem de um velhinho barbudo de barbas brancar e roupas vermelhas, mas, a lenda começa a partir de São Nicolau, um arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Diz a lenda que Nicolau costumava a ajudar anonimamente quem estivesse em necessidade financeiras. Colocando em saquinho moedas de ouro e deixando nas chaminés dos necessitados. Nicolau foi declarado santo depois que muitos milagres foram atribuídos a ele.

O papai Noel que temos hoje como símbolo se natal foi inspirado em São Nicolau e transformado em símbolo de natal na Alemanha. Segundo consta que uma das pessoas que ajudou a consolidar a lenda do papai Noel, foi o jornalista foi o professor Clemente Clark Moore ao lançar um poema “Uma visita de São Nicolau”, em 1922, feito para seus filhos, divulgava que a versão que papai Noel viajava num trenó puxado por renas e descia pela chaminé. Foi através deste poema que as características do bom velhinho se popularizou.

A empresa coca-cola também deu uma forcinha para tornar o papai Noel populamente conhecido, se antes a personagem era representado com roupas de inverno, não necessariamente vermelha, a coca em sua propaganda em 1931 inspirada no cartonista americano Thomas Nast, divulga um papai Noel com roupas vermelhas com detalhes brancos, cinto e botas pretas.

Papai Noel também ganhou um endereço fixo, em Santa Claus, onde crianças do mundo inteiro o escreve fazendo seus pedidos, lá ele mora com seus duendes e elfos, e também com suas renas, as únicas no mundo que sabem voar. Rudoph é a mais conhecida por ter um nariz vermelho e brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...