julho 03, 2011

ABORDAGEM SOBRE ÉTICA (FILOSOFIA)

Iniciaremos com a definição de ética segundo o dicionário Aurélio que diz: Ética é "o estudo dos juízos de apreciação que se refere a conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente á determinada sociedade, seja de modo absoluto".

A ética é o ramos da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência as normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

A ética trás um conjunto de idéias e debates, sua relação perante a religião, comportamento, consciência moral, liberdade e valores. 

A ética é conceito que sempre esteve presente em todas sociedades e hoje se resume em uma ética individual, onde cada pessoa define o que prefere seguir e idealizar, ou seja, nem sempre o que é bom para um individuo é o melhor para o coletivo.   

A forma em que a ética e a moral irá ser explorada, varia, pois enquanto uma se torna dever a outra tende para a obrigação. Devemos ter cuidado para não confundir ética com moral. 

A moral é definida como um conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados hábitos validos quer de modo absoluto, para uma determinada pessoa ou para um determinado grupo.

Vários pensadores em diferentes épocas abordam especificamente assuntos relacionados a ética, como por exemplo Sócrates, filosofo grego, condenado a beber veneno, acusado de induzir a juventude a questionar as Leis. Enquanto isso Kent achava que ética dependia da igualdade humana, estava sempre em busca da moral racional entre os povos, ou seja, todos deveriam agir segundo a razão.

O paragrafo a cima nos faz compreender que ética é um assunto polêmico uma vez que esta relacionada aos padrões de comportamento de determinados grupos que avaliam o que é o bem e o mal e o que isto implica na sociedade.

Se Kant afirma que todos devemos agir segundo a sua razão até que ponto existe certo ou errado? Isto nos remete a moral que durante muito tempo foi confundida com a ética. Vamos exemplificar se apoiando em temas atualmente bem debatidos como o sacrifício de animais para fins científicos. Se partimos do pressuposto ético, até que ponto essa prática é legal?

Em relação a ética como doutrina religiosa, onde se debate as influências de relacionamento, sexualidade e moralidade, podemos analisar que quando um individuo não corresponde aos paradigmas  impostos pela a sociedade em questão o mesmo é considerado eticamente fora dos padrões.

Os ideais éticos, a moral, agia de acordo com a consciência de cada pessoa, muitas vezes leva o ser humano a crise existenciais. Surgem então dúvidas quanto praticar o bem (finalidade de ética) e o mal. Agir para o bem é uma questão ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalistica, ética na política, etc.

Já Gabriel Chalita diz: "A essência da ética Socrática é o poder libertador do verdadeiro conhecimento confrontado com a hipocrisia. É através deste conhecimento , crê Sócrates, que cada individuo é capaz de um dia chegar a compreensão do que é o bem." 

Na concepção de São Tomas de Aquino, a ética consiste em agir de acordo com a natureza racional. Todo homem é dotado do livre-arbítrio, orientado pela consciência. Enquanto Kant afirma que não existe bondade natural.

Entendemos que o ser humano é egoísta, ambicioso, destrutivo, cruel, movido por desejos e por esses desejos matamos, mentimos, roubamos... Se não houver o comprometimento com o dever deixamos de ser éticos e morais. A ética depende do grupo que cada individuo é pertencente, e o bem e o mal poem ser avaliados de acordo com o ponto de vista de cada sociedade, sofrendo desta forma influencias religiosas e científicas.

O ideal é que o individuo comece a ter novas construções de pensamentos, através de estudos científicos e questionador para então chegar a um raciocínio filosófico avançado e embasados em suas experiências pessoais possa partir para uma reflexão mais lógica sobre a concepção de mundo.

Resumo este trabalho nos remente a crer que ética nada mais é que a conduta comportamental que um individuo possa apresentar socialmente e que poderá ser interpretada pelo grupo de forma que será classifica entre bom ou mal. Que deve-se ter cuidado ao classificar, pois quando olharmos apenas para a ética coletiva deixamos de lado a individual ou vise-versa.

Trabalho de Filosofia, apresentado pelos alunos pesquisadores Marcondys França e Leila Carvalho da turma de pedagogia 2º semestre-2010 da Faculdade Sumaré.

fontes de pesquisas:
Abrão, Bernardete S. História da Filosofia, Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, São Paulo,1999.
Arendt, Hanna, Condições Humanas. Trad. Celso Lafer. Florence, Ed. Universitária (USP)
Aristóteles, Ética a Nicômaco in Aristóteles - Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Chalita, Os Dez Mandamentos da Ética-Ed. Sem Fronteiras, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...