PROJETO FORMAÇÃO DE PÚBLICO – ARTE EDUCAÇÃO.
i INTRODUÇÃO
Este projeto foi elaborado para suprir a carência em comunidades de baixa renda onde a arte cênica não consegue atingir devido ao alto custo e a falta de apóio. Pretendo buscar parceria com órgãos públicos através de oficina de teatro Busscar de uma forma lúdica e divertida despertar o interesse dos participantes por esta arte e assim formar cidadãos capazes de se desenvolver através da arte.
OBJETIVO
O objetivo desta oficina não é apenas trabalhar o individuo para atuar, mas também estimular o autoral onde os participantes de forma coletiva poderão desenvolver como criadores e não só como meros repetidores de ações pré-definidas. Esse trabalho se desenvolverá através da conciência corporal e emocional. Cada aluno será levado através de cada exercício a refletir sobre cada ação que nos leva a expressar com verdade o que nos é proposto em determinada situação.
Nesta Oficina de Teatro busco promover o desenvolvimento humano através da arte, transformando as aulas em laboratórios para ampla expressão onde todos possam descobrir-se em um ambiente prazeroso e divertido. Desta forma cada participante levará para sua vida pessoal e cotidiana uma visão mais humana, seguros de suas capacidades de criação, renovação e expressão.
JUSTIFICATIVA
Desenvolver através da Arte Cênica aptidões artísticas por meio da vivencia prática e do estudo técnico do teatro, incentivar e estimular a criação como mecanismo de construção da aprendizagem através de atividades e jogos dramáticos de forma descontraída.
Privilegia o processo criativo do participante que busca em sua própria vivência o comparativo com a arte, caminhando para o autoconhecimento desvendando seu potencial criativo.
Através de pesquisas pude perceber que estas comunidades não têm um acesso as artes em geral, mas nem por isso demonstram total desinteresse pelo teatro e sua magia. Com toda certeza o teatro transforma e essa transformação poderá ser observada através de cada participante e sua necessidade de se expressar.
O público-alvo que pretendo atingir com esse projeto são principalmente crianças e adolescentes de 06 a 14 anos alunos da rede pública de ensino assim como toda comunidade que estejam abertas a conhecer o projeto.
IMPACTO
A missão deste projeto nada mais é que o despertar o interesse dando oportunidade ás crianças e adolescentes que vivem em áreas de risco a terem um contato direto e; de forma descontraída a toda técnica que envolve o teatro. Em longo prazo o impacto social que posso visualizar através do projeto é o incentivo a comunidade a praticarem através do teatro a sua cidadania.
Como resultado direto os participantes terão uma idéia clara sobre teatro e assim não mais poderão dizer que não gostam simplesmente por nunca terem tido a oportunidade de conhecer.
ANTECEDENTES INSTITUCIONAIS
Este projeto vem sendo desenvolvido desde 2008 em outras Instituições com êxodo, sua adesão é de 70% de participantes, número satisfatório e com resultado aplausível. O apoio das instituições, o interesse das crianças e adolescentes tem levado o projeto alcançar sua meta.
Acredito que este projeto deve ser escolhido por que sei como e onde vou aplicá-lo de forma que tenha um resultado satisfatório.
Como já tenho experiência em entidades que lidam com crianças que moram em áreas de risco ministrando cursos de teatro saberei atingir o objetivo a que se destina este projeto que é simplesmente a “Formação de Público” através da arte educação.
PLANO DE TRABALHO: Como Vou Agir?
1. Procedimentos
Será apresentado junto a instituição um cronograma semanal de aulas com todo conteúdo que será aplicado neste período.
O conteúdo conterá informações de exercícios aplicados e seus respectivos resultados.
Também há o intuito de apresentar como produto final a montagem de uma peça teatral com alguns dos participantes da instituição.
2. Os Métodos de Trabalho
Baseada em grandes mestres das artes cênicas tais como:
Constantin Stanislawysky (Russo) que com seu método revolucionário da descoberta da interiorização dos sentimentos, a criação através do autoconhecimento e domínio das ações;
Viola Spolin (Norte-Americana) considerada por muitos a avó do teatro de improviso através de exercícios e jogos dramáticos;
Grotowisky (Polonês) grande mestre que com sua metodologia transforma um teatro de pouco recursos em criativo;
Também serão abordados grandes dramaturgos nacionais e internacionais.
3. Cronograma de Atividades
Serão abordados nesta Oficina de Teatro:
- Integração
- Breve História do Teatro
- Relaxamento
- Jogos Dramáticos
- Improvisação
- Sensibilidade
- Reflexões
- Disciplina
- Responsabilidade
- Interpretação
- Vivencia Individual
- Vivencia Em Grupo
- Movimento
- Presença Cênica
- Postura
- Expressão Vocal
- Expressão Corporal
- Marcação
- Intuição
- Sensibilidade
- Texto
- Imaginação
- Emoção
- Os sentidos
- O Consciente
- O Inconsciente
- Criação da Personagem
- Figurino / Adereços
- Maquiagem
- Cenário
4. O Coordenador do Projeto
Marcondys Ramos França Claudino, Com vasta experiência em teatro formou-se pela Escola de Teatro EPAC “Escola de Pesquisa das Artes Cênica” atuou em mais de 30 espetáculos como ator, diretor, dramaturgo, cenógrafo e figurinista. Foi educador do ensino fundamental pela Prefeitura Municipal de Mataraca/PB, onde adquiriu experiência em lidar com o cotidiano do universo infantil.
Recentemente ministrou oficinas de teatro em instituições que atende crianças e adolescentes carentes em áreas de risco. Também lidera a Troupe Zape, onde atualmente leva o espetáculo Sorrir e Cantar é Só Começar em escolas públicas dentro do Projeto Teatro Escola.
5. Formas de Avaliação do Projeto
Interna e externa (a cada trimestre o projeto passará por avaliação).
Objetivo: satisfação em 70% do público
Indicador: número de participantes
Marco zero: adesão de 50% das instituições beneficiadas.
Relatórios: Documento emitido pelas instituições que comprove a aplicação do projeto no local.
6. Abrangência Social e Geográfica
As aulas serão ministradas em local cedido pela contratante (Sala ou Palco).
Atenderá a um público equivalente ao local cedido de forma que não comprometa no conforto dos inscritos e na qualidade das aulas.
7. Público Alvo
O público-alvo que pretendo atingir com esse projeto são principalmente crianças e adolescentes de 06 a 14 anos alunos da rede pública de ensino assim como toda comunidade que estejam abertas para conhecer e vivenciar o projeto.
8. Quanto a Duração da Aula
A duração de cada aula será de uma hora por turma e no mínimo três horas/dia por instituição.
9. Quanto ao Valor da Oficina
As aulas serão abertas ao público em geral.
Cada hora/aula sairá a R$ 0,00 (Preço a Combinar).
Lembrando que o mínimo é de três/horas de aulas por dia em cada Instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.