DEDICATÓRIA
Agradeço em primeiro plano à Deus por oportunizar em minha vida tamanha vitória, abrindo esta porta rumo ao conhecimento significativo que me acompanhará até os últimos dias da minha vida.
A minha família que sempre acreditou em meu potencial e que mesmo diante de tantas dificuldades sempre me incentivaram a seguir adiante, compartilhando as alegrias e os momentos de desânimos, sempre confiantes que com persistência eu alcançaria o que almejava e que orgulhosos, juntos, ergueríamos o troféu da vitória.
A irmã Terezinha por acreditar em meu potencial e interceder em meu beneficio para que fosse possível a instituição me conceder esta bolsa de estudo, da qual sou muito agradecido e como prova desta gratidão, dedico-me integralmente para fazer jus a tamanha credibilidade.
As amigas e companheiras de curso, Leila Monteiro, Fabiana Andrade e Givanilda por toda força e horas juntos de estudos.
Aos professores, que com seus conhecimentos e sua vontade de compartilha-lo, me torna hoje, uma pessoa muito melhor e muito mais preparada para seguir adiante como profissional.
AGRADECIMENTOS
A toda equipe da CEI da Ação comunitária São Benedito, a diretora Iraci Nani, a coordenadora pedagógica e Silvia, pela atenção, paciência e por todo suporte dado para que a realização desse trabalho fosse possível.
INTRODUÇÃO
Relatório referente ao Estágio em Gestão Escolar Integradora: Direção, Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino, realizada durante o curso de licenciatura em pedagogia na Instituição de Ensino Sumaré.
O estágio foi cumprido no período de 01/02/2012 a 07/02/2012, somando um total de 40 horas na CEI Ação Comunitária São Benedito, sendo desenvolvidas atividades de observação participação e análise documental, voltadas e relacionadas à reflexão crítica do processo de gestão integradora.
O estagio supervisionado visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão ampla da parte organizacional, promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo gestor, junto a comunidade e o Projeto Político Pedagógico.
Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processor educativo escolar e do papel do gestor.
A organização e a gestão, constituem o conjunto de condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição no processo de escolarização.
A Instituição observada tem caráter social com objetivos explícitos: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos seus educandos por meio da aprendizagem e dos conteúdos com intuito de formar cidadãos participativos reconhecendo seu papel dentro de uma sociedade em constantes transformações.
Tendo como origem as experiências administrativas escolar, a organização se apropria de princípios e métodos escolar. Trás como autonomia, a ideia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidade compartilhada pelas comunidades internas e externas da instituição escolar.
As organizações são unidades sociais e, por tanto constituída de pessoas que trabalham juntas, que existem para alcançar determinados objetivos. Tendo como objetivo principal a prestação de serviço público, por meio de ações beneficentes que promova lazer e o aprendizado.
A direção da instituição escolar além da função do processo organizacional é de cunho social e pedagógico, para atingir suas finalidades determina papeis e responsabilidades assim como o funcionamento entre vários setores que determinam a estrutura organizacional.
1-Identificação da Instituição de Ensino
Nome: Ação Comunitária São Benedito
Endereço: Rua Iboti, 292 – São Paulo – SP
Bairro: Jabaquara CEP: 04347-110
Tel: 11 5031-3220
Data da Fundação: 28/09/1966.
Tipo de Intituição:
Pública
Horário de Funcionamento:
Das 07:00 às 17:00 h.
Horário de Funcionamento da Secretária:
Das 8:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00Hrs.
Números de Alunos
124
Tipo de Construção:
Alvenaria
Divisão do Espaço Físico:
10 salas e 10 turmas,
14 banheiros,
01 sala de professores,
01 secretaria,
01 refeitório,
01 cozinha,
01 briquedoteca,
Lactário,
Pátio e
Rampa de acesso.
Quadro de Funcionários:
01 Diretora,
01 Coordenadora Pedagógica,
01 Auxiliar Administrativa,
01 Auxiliar de Manutenção,
17 Professores,
01 Cozinheira,
03 Auxiliares de Cozinha e
03 Auxiliares de Limpeza.
Nível de Atendimento:
Educação Infantil
Diretoria de Ensino:
Secretária do Estado da Educação – Diretoria de Ensino Regional Sul
2.Caracterização da Instituição
Diagnóstico da comunidade:
A CEI da Ação Comunitária São Benedito está localizada em um bairro de classe C e D e de alta vulnerabilidade, onde podemos localizar vários comércios, e fácil acessibilidade de locomoção.
Clientela Escolar:
A CEI da Ação Comunitária São Benedito atende a 124 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, pertencentes a famílias da região e de bairros próximos.
Objetivo da Escola:
Nos termos do Artigo 53 do Código Civil Brasileiro, tem como objetivo a assistência social com serviço de creche e outros, destinado a promoção e desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como atividades voltadas também a promoção e desenvolvimento social e humana em geral, não fazendo discriminação entre raças, sexo, cor, idade e religião, condição social, nacionalidade, posição e tendência política.
Busca fornecer as crianças subsídios para que se identifiquem com as pessoas, para que aprendam a se situarem e se diferenciem através de seus gostos e opiniões.
Respeitar diferentes opiniões percebendo e valorizando a diversidade através da existência do outro, se reconhecendo como cidadão ativo, ator de seu próprio ato, com responsabilidade e autonomia.
PARCERIAS SÓCIO EDUCATIVAS
(Trabalhos voluntários feitos pelo menos uma vez ao ano)
UNIFESP - DESDE 1999
Com o projeto CORPORABILIDADE E SAÚDE (orientação sexual)
São enviados palestrantes para reuniões com as crianças e seus familiares.
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - DESDE 2001
Disciplina e fisiologia da nutrição. Avalia a nutrição e avaliação antropométrica.
São enviados médicos que fazem exames e avaliação nutricional nas crianças.
UNIVERSIDADE SÃO CAMILO - DESDE 2001
Avaliação de nutrição e desnutrição e baixa estatura.
UNIVERSIDADE MACKENZIE - DESDE 1999
Trabalho de psicologia, agressividade e timidez
DESENVOLVIMENTO
Realizei observações junto a CEI da Ação Comunitária São Benedito, junto à secretária, no período de 01/02/2012 à 07/02/2012 com a finalidade de apropriação do conhecimento administrativo através de experiências do cotidiano observadas na prática e através de documentos fornecido pela própria instituição, tendo como finalidade entender o funcionamento na integra da direção, coordenação.
A organização e a gestão constituem um conjunto das condições e dos meios utilizados com finalidade do bom funcionamento como uma instituição de ensino escolar.
A CEI da Ação Comunitária São Benedito é uma instituição educacional e social, que trás de forma explicita seu objetivo que foca o desenvolvimento das potencialidades físicas afetivas e cognitivas dos alunos, por meio da aprendizagem e dos conteúdos para tornarem-se cidadãos participativos na sociedade.
A administração escolar é autônoma, segue a recomendação da gestão responsável compartilhada, tanto com a comunidade quanto aos demais funcionários.
Na instituição os funcionários trabalham e m equipe com finalidade de atingir seus objetivos que visa entre outros lucro, as transações comerciais, o ensino, a prestação de serviços públicos, o a colhimento e o lazer.
Para atingir suas finalidades, a instituição determina responsabilidades, através da divisão de tarefas integrando os diversos setores que determinam a estrutura organizacional, segundo sua formação profissional.
Quanto ao projeto político pedagógico da CEI da Ação Comunitária São Benedito, tem seu foco na proposta pedagógica e registro do processo de ação educativa, baseando-se na metodologia a que se propõem em fazer, diretamente ligada as necessidades das crianças, com planejamento mensal, dividido semanalmente e aplicado diariamente focando o desenvolvimento de atividades através de projetos com estratégias que permita a tratar de temas relacionados ao universo de experiências dos educandos.
A ideia do projeto político pedagógico da instituição é integrar todos os aspectos das situações e complexidades como autonomia, negociação de decisões, criar um ambiente lúdico e que estimule a aprendizagem integral do aluno.
PAPEL DO GESTOR NA INSTITUIÇÃO
Segundo a diretora seu papel na direção da instituição é de autoridade, sem autoritarismo, de forma flexível, com competência, reconhecendo seu papel quanto a sua função.
Seu relacionamento com a comunidade deve ser de cordialidade e confiança, e quanto a seus funcionários, não deve-se haver distinção no tratamento, pois todos são colocados como profissionais e desta forma cada qual em sua função, deve reconhecer suas obrigações, seus direitos e deveres.
Tem a responsabilidade como coordenadora tem a responsabilidade de observar e auxiliar o andamento da rotina diária seguindo o calendário, fazendo cumprir segundo o projeto politico pedagógico.
Como gestora gerencia todas as atividades da escola auxiliadas por todo corpo técnico administrativo, embasada nas leis previstas, afim, de fazer valer todos direitos e obrigações de sua clientela e funcionários.
CONCLUSÃO:
O estágio em gestão, me proporcionou a oportunidade de observar e compreende como se dá o funcionamento da escola como um todo, promovendo a compreensão da estrutura e da articulação das atividades educacionais, na forma de administrar e organizar os trabalhos pedagógicos.
Em análise, o dia a dia do gestor segundo minhas observações, fez-me perceber, que o papel do gestor é de suma importância, que foca o equilíbrio entre ao projeto político pedagógico e as técnicas administrativas.
Suas ações é compartilhada, planejada, debatida e executada, sempre com um olhar atento aos imprevistos, afim de, remanejar todo planejamento para que o bom funcionamento que foca o bem esta dos educandos seja potencialmente cumprido.
BOA NOITE!
ResponderExcluirMUITO BOM ESTE TEU TRABALHO, VAI ME AJUDAR MUITO.
MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!
Boa noite!
ResponderExcluirGostei do seu trabalho. Servirá de modelo para que eu faça o meu.
Gostei muito do teu trabalho, parabéns!
ResponderExcluirSeu trabalho esta otimo, e me faz ter uma ideia de como vou fazer o meu , estou super preocupada pois a escola que vou realizar o estagio entrou em greve e meu prazo esta acabando e tenho que me virar para preparar esse relatorio ...que azar ne mesmo...?
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho ... Parabéns ...
ResponderExcluirseu trabalho esta ótimo, me deu muitas ideias. Parabens
ResponderExcluirTambém gostei muito, deu muitos exemplo para elaboração do meu relatório! Obrigada
ResponderExcluirseu trabalho vai me ajudar a elaborar o meu . está numa linguagem clara e de fácil compreensão. parabéns!
ResponderExcluir