maio 17, 2012

REGISTRO EM ESTÁGIO EM ONG


REGISTRO EM ESTÁGIO EM ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL)

1- HISTÓRICO

O estágio foi realizado no período de 05/10/11a 21/10/11 no CCA (Centro Para Criança e Adolescentes) localizado á Rua Iboti 202 Cidade Leonor São Paulo/SP.

        A Ação Comunitária São Benedito é uma associação civil de caráter educacional e assistencial fundada em 28.09.1966 com Estatuto Social, original registrado no primeiro oficio de registro Civil das pessoas Jurídica sob n° 14086 A n° 17  27/06/1967 Inscrita no cadastro geral de contribuintes do Ministério da Fazenda sob o n°43.039.916/0001-68 e Declarada de Utilidade Publica Municipal, Estadual e Federal, sem fins lucrativos sendo reavaliado a cada 3 anos (14/11/2007).

A Ação Comunitária São Benedito é uma associação sem fins lucrativos, nos termos do artigo 53 do Código Civil Brasileiro, tendo por objetivo a assistência social com serviços de creche e outros, destinados à promoção e desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como atividades voltadas também à promoção e desenvolvimento social e humano em geral, não fazendo discriminação entre raças, sexo, cor, idade, religião, condição social, nacionalidade, posição e tendência política.
Com o passar dos anos e com a crescente onda de violência as famílias do Centro de Educação Infantil e da comunidade em geral sentiram a necessidade de um espaço onde seus filhos pudessem ficar nas horas em que não estivessem na escola (pela manha ou pela tarde). Com a luta das famílias e dos funcionários da Entidade, surgiu o atual Núcleo Sócio Educativo, com a nomenclatura OSEM em 01/07/1980 em parceria com a SURBES, com o objetivo de patrocinar para as 180 crianças que iniciaram o processo de formação sócio-educativo, visando o aprendizado e sua respectiva formação, de uma estrutura familiar e o fortalecimento para a sua própria subsistência. Tendo oficinas de marcenaria, corte e costura e crochê, pintura em tecidos, pintura em vidros, artesanato, bijuterias, etc. sempre com participação da comunidade.
     Hoje contamos com 3 salas de atividade que suportam 30 crianças cada, com uma quadra poli-esportiva, um amplo refeitório que também é usado como sala de vídeo com telão, home theater, karaokê, um pátio com uma parte coberta e outra ao ar livre e recreação, um variado numero de jogos lúdicos,livros de leitura,e uma sala de informática, padaria, onde as crianças aprendem a fazer pão, entre muitas atividades que visam o desenvolvimento intelectual e cultural de nossas crianças e adolescentes.

2- CONDIÇOES DE ACESSO AO SERVIÇO

- Prioridade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, ou seja, crianças e adolescentes identificadas em situações de trabalho em cumprimento de medidas sócio-educativas, com fragilidade de vínculos efetivos relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência domestica, exploração e abuso sexual e pessoas com necessidades especiais.


3- ESPAÇO FÍSICO

- 2 COZINHAS
- 1 DISPENSA
- 1 LAVANDERIA
- 3 BANHEIROS
- 1 QUADRA DE ESPORTE
- 1 REFEITORIO
- 1 PÁTIO
- 3 SALAS DE ATIVIDADES
- 1 SECRETARIA
- 1 RAMPA DE ACESSO
- 1 SALA DE INFORMÁTICA

4- METODOLOGIA
Se da nas aprendizagens fundamentais, denominadas nos quatro pilares da educação:

- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a conviver
- Aprender a ser
           
Pilares estes que estão inseridos nos projetos educativos, elaborados e desenvolvidos por meios de temas de interesse e  necessidades das crianças, profissionais, familiares e comunidades...Projetos esses que visam a ampliação do universo cultural dos envolvidos e serão aplicados e desenvolvidos nas atividades seqüenciais e estratégias.

5- OBJETIVO GERAL

A Instituição tem como objetivo Sócio-Educacional:

- Garantir proteção social a criança por meio de desenvolvimento de sua potencialidade, da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.


6- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Atuar junto à população usuária com praticas educativas de forma que possamos juntos perceber e intervir na realidade, valorizando o coletivo com perspectiva de irem à luta na conquista de seus direitos;

- Garantir o acesso, a permanecia e a freqüência na escola;

- Manter e ampliar o universo relacional e cultural;

- Estimular a participação das crianças e adolescentes em ações locais visando a melhoria e revitalização do entorno comunitário;

- Tomar consciência de suas potencialidades e limites, respeitando a si próprio e aos outros em suas diferenças.

7- ATIVIDADES

Estarão organizadas em módulos presentes nas três dimensões do programa e terão com o propósito possibilitar a ação continua, porém demarcadas por momentos distintos. As atividades serão oferecidas todas as faixas - etárias presentes no grupo familiar
Crianças, jovens, adultos e idosos em sintonia com o objetivo de potencializar as ações e desenvolvimento humano.

As oficinas nas três dimensões serão realizadas oficinas, coordenadas por profissionais, que abordarão os eixos  norteadores do programa e o desenvolvimento de habilidades especificas  promoverão a capacidade e inserção produtiva, a visão empreendedora, os arranjos produtivos e considerando as vocações e as demandas locais.


8- CONSIDERAÇÕES GERAIS

Durante meus estágio observei as aulas na salas 01, 02 e 03 dando ênfase maior na sala que atende crianças entre 6 e 12 anos que trabalha com projetos transversais temáticos desenvolvidos conforme o cronograma estabelecido que inclui arte educação, acompanhamento escolar, roda de conversas, meio ambiente, esporte e lazer.

A relação da professora Lúcia que é responsável por crianças entre 6 e 8 anos com seus educandos é de muita cumplicidade e respeito, todas atividades são propostas e discutidas antes de seu início, como uma forma de orientar e preparar os seus alunos para cada atividade.

Apesar da grande quantidade de crianças dentro da sala a professora consegue promover um relacionamento com harmônico, as crianças são incentivadas a arte através de oficinas de teatro e dança, são participativas e estão acostumadas há atividades culturais freqüentando teatro, cinema, centros culturais e museus.

O que foi mais marcante durante as minhas observações é perceber através das atividades que os educandos se desenvolvem dentro da ONG por meio da prática. E o fato de cada mês ter um tema diferenciado despertas nos participantes a vontade em participar e desta forma aprender fazendo.







Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA SUA ATITUDE DE COMPARTILHAR, POIS NA HORA DO SUFOCO NÃO TEMOS IDEIA NENHUMA!

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

JOÃO ASSUNÇÃO PREFERE SEGUIR CAMINHO DIFERENTE DE PAI FAMOSO

Segundo publicado no site NA TELINHA, João Assunção filho de  Fabio Assun ção decidiu trilhar um caminho diferente do pai e ir p...