maio 17, 2012

REGISTRO EM ESTÁGIO EM ONG


REGISTRO EM ESTÁGIO EM ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL)

1- HISTÓRICO

O estágio foi realizado no período de 05/10/11a 21/10/11 no CCA (Centro Para Criança e Adolescentes) localizado á Rua Iboti 202 Cidade Leonor São Paulo/SP.

        A Ação Comunitária São Benedito é uma associação civil de caráter educacional e assistencial fundada em 28.09.1966 com Estatuto Social, original registrado no primeiro oficio de registro Civil das pessoas Jurídica sob n° 14086 A n° 17  27/06/1967 Inscrita no cadastro geral de contribuintes do Ministério da Fazenda sob o n°43.039.916/0001-68 e Declarada de Utilidade Publica Municipal, Estadual e Federal, sem fins lucrativos sendo reavaliado a cada 3 anos (14/11/2007).

A Ação Comunitária São Benedito é uma associação sem fins lucrativos, nos termos do artigo 53 do Código Civil Brasileiro, tendo por objetivo a assistência social com serviços de creche e outros, destinados à promoção e desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como atividades voltadas também à promoção e desenvolvimento social e humano em geral, não fazendo discriminação entre raças, sexo, cor, idade, religião, condição social, nacionalidade, posição e tendência política.
Com o passar dos anos e com a crescente onda de violência as famílias do Centro de Educação Infantil e da comunidade em geral sentiram a necessidade de um espaço onde seus filhos pudessem ficar nas horas em que não estivessem na escola (pela manha ou pela tarde). Com a luta das famílias e dos funcionários da Entidade, surgiu o atual Núcleo Sócio Educativo, com a nomenclatura OSEM em 01/07/1980 em parceria com a SURBES, com o objetivo de patrocinar para as 180 crianças que iniciaram o processo de formação sócio-educativo, visando o aprendizado e sua respectiva formação, de uma estrutura familiar e o fortalecimento para a sua própria subsistência. Tendo oficinas de marcenaria, corte e costura e crochê, pintura em tecidos, pintura em vidros, artesanato, bijuterias, etc. sempre com participação da comunidade.
     Hoje contamos com 3 salas de atividade que suportam 30 crianças cada, com uma quadra poli-esportiva, um amplo refeitório que também é usado como sala de vídeo com telão, home theater, karaokê, um pátio com uma parte coberta e outra ao ar livre e recreação, um variado numero de jogos lúdicos,livros de leitura,e uma sala de informática, padaria, onde as crianças aprendem a fazer pão, entre muitas atividades que visam o desenvolvimento intelectual e cultural de nossas crianças e adolescentes.

2- CONDIÇOES DE ACESSO AO SERVIÇO

- Prioridade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, ou seja, crianças e adolescentes identificadas em situações de trabalho em cumprimento de medidas sócio-educativas, com fragilidade de vínculos efetivos relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência domestica, exploração e abuso sexual e pessoas com necessidades especiais.


3- ESPAÇO FÍSICO

- 2 COZINHAS
- 1 DISPENSA
- 1 LAVANDERIA
- 3 BANHEIROS
- 1 QUADRA DE ESPORTE
- 1 REFEITORIO
- 1 PÁTIO
- 3 SALAS DE ATIVIDADES
- 1 SECRETARIA
- 1 RAMPA DE ACESSO
- 1 SALA DE INFORMÁTICA

4- METODOLOGIA
Se da nas aprendizagens fundamentais, denominadas nos quatro pilares da educação:

- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a conviver
- Aprender a ser
           
Pilares estes que estão inseridos nos projetos educativos, elaborados e desenvolvidos por meios de temas de interesse e  necessidades das crianças, profissionais, familiares e comunidades...Projetos esses que visam a ampliação do universo cultural dos envolvidos e serão aplicados e desenvolvidos nas atividades seqüenciais e estratégias.

5- OBJETIVO GERAL

A Instituição tem como objetivo Sócio-Educacional:

- Garantir proteção social a criança por meio de desenvolvimento de sua potencialidade, da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.


6- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Atuar junto à população usuária com praticas educativas de forma que possamos juntos perceber e intervir na realidade, valorizando o coletivo com perspectiva de irem à luta na conquista de seus direitos;

- Garantir o acesso, a permanecia e a freqüência na escola;

- Manter e ampliar o universo relacional e cultural;

- Estimular a participação das crianças e adolescentes em ações locais visando a melhoria e revitalização do entorno comunitário;

- Tomar consciência de suas potencialidades e limites, respeitando a si próprio e aos outros em suas diferenças.

7- ATIVIDADES

Estarão organizadas em módulos presentes nas três dimensões do programa e terão com o propósito possibilitar a ação continua, porém demarcadas por momentos distintos. As atividades serão oferecidas todas as faixas - etárias presentes no grupo familiar
Crianças, jovens, adultos e idosos em sintonia com o objetivo de potencializar as ações e desenvolvimento humano.

As oficinas nas três dimensões serão realizadas oficinas, coordenadas por profissionais, que abordarão os eixos  norteadores do programa e o desenvolvimento de habilidades especificas  promoverão a capacidade e inserção produtiva, a visão empreendedora, os arranjos produtivos e considerando as vocações e as demandas locais.


8- CONSIDERAÇÕES GERAIS

Durante meus estágio observei as aulas na salas 01, 02 e 03 dando ênfase maior na sala que atende crianças entre 6 e 12 anos que trabalha com projetos transversais temáticos desenvolvidos conforme o cronograma estabelecido que inclui arte educação, acompanhamento escolar, roda de conversas, meio ambiente, esporte e lazer.

A relação da professora Lúcia que é responsável por crianças entre 6 e 8 anos com seus educandos é de muita cumplicidade e respeito, todas atividades são propostas e discutidas antes de seu início, como uma forma de orientar e preparar os seus alunos para cada atividade.

Apesar da grande quantidade de crianças dentro da sala a professora consegue promover um relacionamento com harmônico, as crianças são incentivadas a arte através de oficinas de teatro e dança, são participativas e estão acostumadas há atividades culturais freqüentando teatro, cinema, centros culturais e museus.

O que foi mais marcante durante as minhas observações é perceber através das atividades que os educandos se desenvolvem dentro da ONG por meio da prática. E o fato de cada mês ter um tema diferenciado despertas nos participantes a vontade em participar e desta forma aprender fazendo.







Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA SUA ATITUDE DE COMPARTILHAR, POIS NA HORA DO SUFOCO NÃO TEMOS IDEIA NENHUMA!

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

REPÓRTER GLOBAL RETORNA APÓS CIRURGIA

A repórter Global Ananda Apple retoma ao trabalho no Quadro Verde, do Bom Dia São Paulo, após mais de dois meses afastada da Gl...