agosto 11, 2017

A ROUPA NOVA DO IMPERADOR

Inspirado na obra de: H. C. Andersen

Adaptação: Marcondys França

PERSONAGENS:

LION: Golpista
JEAN: Golpista
GERARD: Imperador
MINISTRO: Braço direito de Gerard
LORD BYRON
CRIADO
LADY FRANÇOÁ

(Toda história é ambientada na França do século XVIII)

CENA I

LION:
- Jean meu caro, tenho a solução para todos nossos problemas financeiros.

JEAN:
- Você e suas ideias mirabolantes! Não basta termos que sair fugidos da de Marcele?

LION:
- Planejamento é tudo meu caro! Agora tenho tudo esquematizado. E nenhum rabo de saia vai desviar minha atenção. Desta vez lhe garanto, é infalível.

JEAN:
- Se continuarmos seguindo seus planos desastrosos vamos acabar com nossas cabeças na forca! E cá entre nós meu querido irmão, sou muito jovem um fim tão trágico.

LION:
- Devias confiar mais em mim!

JEAN:
- Da ultima vez que confiei em você quase fui condenado à guilhotina.

LION:
- Ossos do oficio! No mundo dos negócios estamos expostos a tudo!

JEAN:
- Ossos do oficio! Quase perdemos as nossas vidas Lion!

LION:
- Ora Jean! Não seja pessimista. Agora é diferente...

JEAN:
- Desejo ficar longe de confusões. O quanto mais longe de encrenca melhor!

LION:
- Bravo! Bravo! Um picareta redimido.

JEAN:
- Passei a dar mais valor a minha vida. Depois que estive de frente para a morte percebi o quanto é bom viver. Casei desses pequenos golpes!

LION:
- Ai é que esta o x da questão... Não se trata de um pequeno golpe e sim de um grande golpe.


JEAN:
- Não, não, não… Estou fora.

LION:
- Mesmo que isto lhe rendesse uns quinhentos francos?

JEAN:
- Quinhentos francos? Não! Está blefando.

LION:
- Não é blefe.

JEAN:
- Tens um minuto para me convencer...

LION:
- Não precisarei de tanto.

JEAN:
- O tempo esta se esgotando!

LION:
- De certo já ouviu falar do grande imperador e seus exageros...

JEAN:
- Gerard!

LION:
- Isso. Gerard… É um fanático por roupas...

JEAN:
- E?

LION:
- E não economiza quando o assunto é novidades...

JEAN:
- Hei, hei, hei! Onde estas querendo chegar?

LION:
- Não imagina?

JEAN:
- Você tá pensando em aplicar um golpe no imperador?

LION:
- Já está tudo planejado.

JEAN:
- Estas louco homem?

LION:
- Disseste que estavas cansada de pequenos golpes...

JEAN:
- Mas isso é mesmo que assinar a sentença de morte.
LION:
- Está tudo bem planejado. Nós passaremos por grandes tecelões. Os melhores! Nos tornaremos os mais famosos do mundo.
JEAN:
- Faz-me rir! Não sabemos nem segurar numa agulha.

LION:
- Nem precisamos saber. Basta espalhar por todo império a notícia que somos os melhores e que fazemos os tecidos maravilhosos...

JEAN:
- Descobrirão a farsa antes mesmo de começar... Não entendemos nada de tecido e nem tão pouco de moda.

LION:
- Ai é que está. Diremos que os nossos tecidos além de ser maravilhosos, são especiais. Para algumas pessoas são invisíveis. Quem é estúpido ou incompetente no trabalho não consegue enxergá-los.

JEAN:
- E o que o faz crer que acreditarão?

LION:
- Me diga meu caro irmão, quem irá assumir que não vê? Assumir é declarar em público sua estupidez.

JEAN:
- Oh, céus! Pirou de vez! (Lion pega o chapéu) Que vai fazer?

LION:
- Dar início ao plano. Espalhar a notícia! Logo-logo chegará aos ouvidos do imperador. (Sai)

JEAN:
- E nós seremos mortos! Oh, vida cruel! (Sai)

CENA II
GERARD:
- Sr. Ministro?! Sr. Ministro?!

MINISTRO:
- Sim, meu senhor...

GERARD:
- Onde está meu novo traje?

MINISTRO:
- Aqui está meu senhor.

GERARD:
- É semelhante ao que já usei no baile em homenagem a condessa Ranielle.

MINISTRO:
- Tem alguns detalhes que o diferencia do outro.

GERARD:
- Desejaria que fosse todo diferente!

MINISTRO:
- Senhor...

GERARD:
- Não me importa o quanto custe desde que seja totalmente diferente. Tem que ser suntuoso.

MINISTRO:
- Claro meu senhor.

GERARD:
- O que há? Será que todos os tecelões deste império não conseguem entender que preciso de um modelo novo para cada hora do dia?

MINISTRO:
- Irei providenciar.

GERARD:
- Se não há tecelão capaz de confeccionar uma roupa a minha altura aqui no império busque em outro lugar.

LADY FRANÇOÁ:
- Acredito que tenho a solução para acabar de vez com sua insatisfação.

GERARD:
- Lady Françoá!

LADY FRANÇOÁ:
- Meu senhor!

MINISTRO:
- E qual seria a solução?

LADY FRANÇOÁ:
- Ai é que está. Sou uma mulher bem informada. Ouvi falar de dois novos tecelões que vieram de muito longe e confeccionam tecidos maravilhosos.

GERARD:
- Preciso de algo novo. Algo que seja esplendoroso... Como nunca visto!

LADY FRANÇOÁ:
- Aposto que estas pensando no grande desfile de honra.

GERARD:
- Exato! Neste desfile teremos grandes autoridades além de todo camponeses. E eu como sempre, não posso fazer feio.

LADY FRANÇOÁ:
- Então este tecelões chegaram em boa hora.

MINISTRO:
- O que tem de especial estes tecelões?

LADY FRANÇOÁ:
- Confeccionam tecidos especiais.

MINISTRO:
- De tecidos especiais nosso império esta cheio.

LADY FRANÇOÁ:
- Só que os tecidos que estes tecelões fazem meu caro Ministro, são muito mais que especiais...

MINISTRO:
- Por quê?

LADY FRANÇOÁ:
- Por que quem é estúpido e incompetente no trabalho não consegue enxergá-los.

GERARD:
- Então deve ser tecidos magníficos! Se eu tivesse roupas feitas por eles, poderia saber quem não trabalha direito!

LADY FRANÇOÁ:
- É isso mesmo! Também saberia distinguir os inteligentes dos estúpidos.

GERARD:
- Quero conhecê-los.

LADY FRANÇOÁ:
- Meu imperador só há um pequeno probleminha...

GERARD:
- Qual?

LADY FRANÇOÁ:
- Seus serviços são um pouco alto.

GERARD:
- Quanto?


LADY FRANÇOÁ:
- Mil francos.

MINISTRO:
- É abusivo.

GERARD:
- Não importa! Eu pago. Pago o preço que for desde que satisfaça a minha vontade. Lady Françoá, agora vá e traga-os a minha presença.

LADY FRANÇOÁ:
- Claro! Com vossa permissão... (Sai)

MINISTRO:
- Mas meu senhor...

GERARD:
- Se não tens competência para encontrar bons tecelões, não fique ai criticando. (Sai)

MINISTRO:
- Tecidos especiais... Hum! (Sai)

CENA III

LION:
- Jean...
JEAN:
- Que escacéu é este?
LION:
- Veja!

JEAN:
- Que é isto?

LION:
- A solução...

JEAN:
- Que está aprontando agora Lion?

LION:
- Está aqui em minhas mãos a solução dos nossos problemas.

JEAN:
- Vejo apenas um envelope.

LION:
- Não seja tolo! O que há aqui dentro é que é o caminho para nossa fortuna.

JEAN:
- E o que há de tão extraordinário ai dentro?

LION:
- Veja você mesmo com seus próprios olhos.
JEAN:
- (Pega o envelope e ler) Oh, não!

LION:
- Que lhe disse!

JEAN:
- Deve está louco.

LION:
- Louco? É um golpe de mestre! Observou bem? Veja o remetente... Lady Françoá.

JEAN:
- E quem é Lady Françoá?

LION:
- Ninguém mais que uma das protegidas do imperador.

JEAN:
- Não podemos!

LION:
- Não seja covarde. Segundo a carta, Lady Françoá estará aqui.

CRIADO:
- (Entra) Lady Françoá.

LADY FRANÇOÁ:
- Senhores!
JEAN:
- Senhora. Por favor...
LADY FRANÇOÁ:
- Obrigada!

LION:
- Madimosele, fique a vontade.

JEAN:
- Em que podemos ser úteis?

LADY FRANÇOÁ:
- Vim aqui em nome do imperador Gerard. Sabendo as maravilhas que os senhores são capazes de fazer com seus talentos fui incumbida com o intuito de contratá-los.

JEAN:
- Nos contratar?

LADY FRANÇOÁ:
- Sim. A fama dos senhores chegou aos ouvidos do meu senhor e o mesmo deseja que os senhores confeccionem uma roupa para que ele possa usar no desfile de honra.

JEAN:
- É uma grande honra para nós senhora. Mas...

LION:
- Temos nosso preço.

LADY FRANÇOÁ:
- Claro! Foi que pensei. Meu imperador esta disposto a pagar o preço que for, por essa grande novidade.

LION:
- É que os nossos tecidos são muito especiais, jamais visto antes.

LADY FRANÇOÁ:
- Sabemos. Amanhã mesmo irei levá-los a presença do imperador.

JEAN:
- Não será possível.

LION:
- Claro que será. Senhora, o imperador sabe qual o nosso preço?

LADY FRANÇOÁ:
- Quinhentos francos, certo?

LION:
- Certo. Quinhentos francos.

LADY FRANÇOÁ:
- Amanhã as dez enviarei meu cocheiro para buscá-los.

LION:
- Estaremos esperando.

LADY FRANÇOÁ:
- Será uma grande honra negociar com os senhores.

LION:
- Digo o mesmo.

LADY FRANÇOÁ:
- Senhores... (Sai)

JEAN:
- Ficou maluco! Enlouqueceu de vez?

LION:
- Tarde demais para voltar atrás.

JEAN:
- Oh, céus!

LION:
- Coragem homem, coragem! (Saem)

CENA IV
MINISTRO:
- Meu senhor... Não creio que seja necessário pagar um preço tão alto por uma roupa.

GERARD:
- Se é uma roupa feita com um tecido tão especial, então o preço é justo.

MINISTRO:
- Quinhentos francos!

GERARD:
- É pouco por tamanha novidade.

MINISTRO:
- Isto poderá causar revolta no povo.

GERARD:
- Quem é o imperador?

MINISTRO:
- O senhor.

GERARD:
- Então, eu tomo as decisões.

CRIADO:
- Lady Francoá!

LADY FRANÇOÁ:
- Meu senhor... Muito me alegra vê-la.

GERARD:
- Muito me alegra vê-la.

LADY FRANÇOÁ:
- Tenho boas novas.

GERARD:
- Não me deixe curioso.

LADY FRANÇOÁ:
- Estive com os artesões.

GERARD:
- Ótimo!

LADY FRANÇOÁ:
- Já estão a caminho. Muito breve estará aqui, em sua presença.

CRIADO:
- Mister Jean e Mister Lion!

LION:
- Meu senhor…

JEAN:
- Senhor...

GERARD:
- Sejam bem vindos!

LION:
- Obrigado meu senhor.

GERARD:
- Ouvi falar maravilhas a respeito dos senhores.


LADY FRANÇOÁ:
- Estes homens são realmente incríveis. Não é por acaso que sua fama se espalhou.

GERARD:
- Senhores... Desejo um traje de gala como nunca visto.

LADY FRANÇOÁ:
- Isto não será problema para os senhores aqui estão.

MINISTRO:
- Ouvimos falar deste tal tecido especial. Os senhores trouxeram uma amostra?

JEAN:
- Amostra?

LION:
- Não podemos andar por ai com um tecido tão raro.

MINISTRO:
- Então sugiro que devemos conhecer o vosso ateliê.

JEAN:
- Nosso atelier?

LION:
- Claro! Quando quiserem.
JEAN:
- Ficou loco?

LION:
- Acalma-te. Sei o que estou fazendo. Senhores, senhora... Claro que podem conhecer nosso ateliê. Só que há uma pequena exigência.

MINISTRO:
- Qual?

LION:
- Precisamos de um adiantamento.

LADY FRANÇOÁ:
- Pode deixar que eu cuido disso. Afinal, estou a frente das negociações.

GERARD:
- Sendo assim tudo bem. Confio em sua competência Lady Françoá. Agora preciso repousar. (Sai)

MINISTRO:
- Não vejo a hora de conhecer este tecido especial. (Sai)

LADY FRANÇOÁ:
- Senhores o que significa isto?

LION:
- Lady Françoá com todo respeito, é que temos despesas iniciais. Como o imperador ira nos fazer uma visita para conhecer nossas instalações...


LADY FRANÇOÁ:
- Tudo bem.

LION:
- Tudo bem?

LADY FRANÇOÁ:
- Quanto?

LION:
- Duzentos francos.

LADY FRANÇOÁ:
- Duzentos? Cento e cinquenta.

LION:
- Cento e oitenta.

LADY FRANÇOÁ:
- Cento e sessenta.

LION:
- Aceito.

LADY FRANÇOÁ:
- Enviarei um criado com a quantia. Não me decepcionem! (Sai)

JEAN:
- Cento e sessenta francos!

LION:
- Não se anime tanto meu caro! Esta quantia é para compra um tear e alugar um galpão.

JEAN:
- Um tear? Para que precisamos de um tear?

LION:
- faz parte do plano.

JEAN:
- Quer nos matar?

LION:
- Não seja pessimista!

JEAN:
- vamos pegar o dinheiro e dar o fora.

LION:
- E deixar para trás trezentos e quarenta francos? Deve esta ficando louco!

JEAN:
- Louco eu? Ah!

LION:
- Agora vamos que temos muito o que fazer. (Saem)


CENA V
GERARD:
- Não vejo a hora de experimentar esta nova roupa tão especial.

MINISTRO:
- Espero que valha a pena!

GERARD:
- Que o faz pensar que não possa valer apena?

MINISTRO:
- Nunca ouvimos falar desses tecelões.

GERARD:
- Segundo tenho informações, vieram de longe. E no mais confio em lady Françoá.

MINISTRO:
- Claro.

GERARD:
- Senhor ministro peço que apresse a minha visita a estes senhores.

MINISTRO:
- Como desejar.

GERARD:
- Só há uma coisa que me incomoda.

MINISTRO:
- O que meu senhor?

GERARD:
- Se eu não enxergar este tecido?

MINISTRO:
- Confesso que achei muito estranha esta história.

GERARD:
- Se eu não enxergar será que não sou um bom imperador?

MINISTRO:
- Já lhe ocorreu a possibilidade destes tecelões serem impostores?

GERARD:
- Por isso que vou lhe enviar para investigar a autenticidade das informações destes tecelões.

MINISTRO:
- Eu?

GERARD:
- Não penso em ninguém melhor que você. Você é um homem honesto e muito competente. Com toda certeza me fará confiável relatório.

MINISTRO:
- Se assim deseja...

GERARD:
- Obrigado Sr. Ministro. Sabia que podia contar com seus serviços.

MINISTRO:
- Claro. Sempre. Com vossa permissão...

GERARD:
- A tens! (Saem)

CENA VI
CRIADO:
- Senhores...

JEAN:
- Sim?

CRIADO:
- Venho através do Sr. Ministro, representante de vossa excelência o imperado Gerard.

LION:
- O que lhe trás aqui?

CRIADO:
- Trago esta mensagem.

JEAN:
- Que diz a mensagem?

CRIADO:
- Diz que o próprio Sr. Ministro vira aqui hoje para inspecionar o tão especial tecido.

JEAN:
- Isso vai mal!

LION:
- Claro! Estaremos aguardando.

CRIADO:
- Senhores, com vossa permissão... (Sai)

JEAN:
- Estamos perdidos! Maldita hora que concordei com esse plano maluco.

LION:
- Relaxa!

JEAN:
- Relaxar. Não percebe que vamos parar na forca?

LION:
- Não seja tolo.

JEAN:
- Como pretende sair dessa maçada?


LION:
- Lembra do que disse? Só quem é estúpido ou incompetente não consegue enxergar o tecido especial. Sendo assim nosso nobre ministro não irá querer passar por estúpido ou incompetente.

JEAN:
- Acho arriscado.

LION:
- És um homem de pouca fé. Precisas confiar mais em mim.

JEAN:
- Maldita hora que entrei nessa!

LION:
- deixa de ser frouxo! E vamos montar o tear antes que o Sr. Ministro chegue. (Saem)

CENA VII

LADY FRANÇOÁ:
- Sr. Ministro, quanta honra!

MINISTRO:
- Não posso dizer o mesmo.

LADY FRANÇOÁ:
- Parece preocupado.

MINISTRO:
- E não deveria esta?

LADY FRANÇOÁ:
- Preocupa-se demais! Por que não relaxa?

MINISTRO:
- Tenho uma grande missão...

LADY FRANÇOÁ:
- De certo... Vais conferir os trabalhos dos senhores tecelões Jean e Lion...

MINISTRO:
- Absolutamente.

LADY FRANÇOÁ:
- Posso lhe garantir que não deixarão nada a desejar.

MINISTRO:
- Tenho minhas dúvidas.

LADY FRANÇOÁ:
- Como sempre desconfiado! E por falar nisso tenho aqui uma pequena lista...

MINISTRO:
- Que significa isto?

LADY FRANÇOÁ:
- É só uma exigências!


MINISTRO:
- Que absurdo! Acha mesmo que vou permitir que essas exigência sejam atendidas? Onde já se viu! Mais seda, ouro e pedras preciosas...

LADY FRANÇOÁ:
- Nosso imperador quer uma roupa mais que diferente. Luxuosa!

MINISTRO:
- Negativo.

LADY FRANÇOÁ:
- O senhor que sabe. Que será que meu senhor o grande imperador Gerard pensará disso? Se a roupa não ficar pronta por sua causa, terás que prestar conta com nosso imperador.
MINISTRO: - Tudo bem. Irei providenciar.

LADY FRANÇOÁ:
- Saiba decisão!

MINISTRO:
- Onde estão os tecelões?

LADY FRANÇOÁ:
- Senhores?!

JEAN:
- Senhor Ministro…
MINISTRO:
- Onde está a nova roupa do imperador?

LION:
- Ainda não esta pronta. Mais já está ficando uma belezura. Veja!

MINISTRO:
- Onde?

LION:
- Aqui. Bem debaixo de seu nariz.

MINISTRO:
- Onde?

LION:
- Não vê?

JEAN:
- Aqui senhor. Veja!

LADY FRANÇOÁ:
- Não é um primor?

MINISTRO:
- (Confuso) Será que sou estúpido e incompetente? (A parte) Que ninguém saiba disso. É mesmo maravilhoso! Que bela cores! Vocês são mesmo bons. Irei imediatamente informar ao imperador o trabalho Maravilhoso que os senhores estão realizando. (Sai)



LADY FRANÇOÁ:
- Há! Que bom que o senhor ministro aprovou. Se passou pela aprovação do rígido ministro com certeza o nosso imperador irá adorar. Senhores... Com vossa permissão... (Sai)

JEAN:
- Que houve aqui?

LION:
- É melhor não tentar entender. (Saem)

CENA VIII

GERARD:
- Então senhor ministro?

MINISTRO:
- Bom senhor...

GERARD:
- Algum problema?

MINISTRO:
- Não, não...

GERARD:
- E minha nova roupa?

MINISTRO:
- Está ficando maravilhosa. Segundo Lady Françoá só falta alguns ajustes. Basta o senhor fazer algumas provas...

GERARD:
- Claro! Estou ansioso. Pode marcar para amanha. Não vejo a hora de conhecer este tecido tão especial!

MINISTRO:
- E põe especial nisto! Vou ordenar que um criado vá avisar aos tecelões que Vosso Imperador irar fazer a prova. Com vossa permissão...

GERARD:
- A tens. (Saem)

CENA IX
JEAN:
- E agora que faremos?

LION:
- Sossega! Quem em sã consciência irá assumir publicamente que é incompetente e estúpido a ponto de não enxergar este tecido tão especial?

JEAN:
- Céus! És muito confiante.

LADY FRANÇOÁ:
- Senhores! O imperador Gerard está chegando para fazer a prova.

CRIADO:
- Senhor imperador Gerard!

LION:
- Meu senhor.... Que honra! Jean traga a roupa...

JEAN:
- A roupa...

LION:
- Sim. A roupa. Fizemos conforme as medidas que nos foram enviadas.

GERARD:
- Estou ansioso para vê, esta nova roupa e conhecer este tecido tão especial jamais visto em todo o mundo.

JEAN:
- Aqui esta senhor.

GERARD:
- Onde?

LION:
- Bem aqui... Na sua frente.

JEAN:
- Não é linda?

LADY FRANÇOÁ:
- Nunca vi nada igual!



MINISTRO:
- Veja as cores... É realmente um trabalho extraordinário.
LADY FRANÇOÁ: - Um luxo!

GERARD:
- (Aparte) O que está acontecendo aqui? Não vejo nada. Será que sou estúpido e ignorante? Ninguém pode ficar sabendo que não estou vendo. Ah, é lindo! É extraordinário! Adorei!

MINISTRO:
- Encantador! Esplendido! Maravilhoso!

LADY FRANÇOÁ:
- Vai ficar maravilhoso nesta nova roupa.

GERARD:
- Não resta dúvida!

MINISTRO:
- Sabia que ia aprovar.

LADY FRANÇOÁ:
- Que bom que passou por sua aprovação. Então senhores continue o trabalho que esta belíssima roupa precisa ficar pronta antes do grande desfile de honra do nosso imperador.

MINISTRO:
- Senhor... (Saem)

LION:
- Que lhe disse?

JEAN:
- Me custa crer!

LION:
- Não demorará muito e seremos ricos. Agora meu querido irmão, vamos terminar a nova roupa do imperador. (Saem)

CENA X

GERARD:
- Senhor ministro...

MINISTRO:
- Meu senhor...

GERARD:
- Onde estão os tecelões? Esta quase na hora do grande desfile.

MINISTRO:
- Já estão chegando meu senhor.

GERARD:
- Ótimo!

LION:
- Aqui está sua maravilhosa roupa meu grande imperador.

LADY FRANÇOÁ:
- Vai ficar maravilhoso! Bom, é melhor aguardar lá fora. (Sai)

LION:
- Jean, ajude-me a vestir nosso imperador.

JEAN:
- Claro! (Fingem vestir o imperador que fica só com os trajes de baixo)

MINISTRO:
- Maravilha!

LION:
- Pronto meu senhor!

MINISTRO:
- Lady Françoá?

LADY FRANÇOÁ:
- Sim. (Se assusta. Disfarça)

MINISTRO:
- Que acha?

LADY FRANÇOÁ:
- Maravilhosa! Ficou realmente magnífica! Espetacular!

GERARD:
- Gostaram?
LADY FRANÇOÁ:
- Claro meu senhor!

CRIADO:
- Meu senhor, o povo o espera para o grande desfile. Todos estão ansiosos para vê sua nova veste.

GERARD:
- Então estou pronto. Lady Françoá... Pague a estes grandes artesões pelos seus serviços.

LADY FRANÇOÁ:
- Já esta acertado meu senhor.

GERARD:
- Então vamos ao desfile. (Sai o Ministro, Lady e o Imperador)

JEAN:
- Não acredito!

LION:
- Nem eu!

JEAN:
- É melhor agente dar o pé daqui.

LION:
- Concordo com você. (Saem)
VOZ:
- O imperador está nu!


F I M

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...