Commedia
Dell'Arte
Surgida na Itália entre os séculos
XV e XVI, a “Commedia dell’arte” vem em oposição à “Comédia Erudita”, se afirmando plenamente
até o século XVII.
a “Commedia dell’arte” também é
conhecida como “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Suas
apresentações eram feitas pelas ruas e praças públicas, A trupe ao chegar em
uma cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou
praticáveis, pois eram raras as possibilidades de conseguir um espaço cênico
adequado para suas apresentações.
As companhias de commedia dell’arte eram
itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar, excepcionalmente
contratando um profissional.
A
ação cênica, ocorria no improviso dos atores, que passavam a ser os
autores dos diálogos apresentados, seguiam apenas um roteiro, que se denominava
“canovacci”, possuindo total liberdade de criação; os personagens eram fixos, e
muitos atores desta estética de teatro viviam seus papéis até a morte.
Os personagens pertenciam a três
categorias sociais: Os zanni (zani)
criados de classe social baixa, Os vecci (vequi)
Velhos de alta classe, e inamorati,
os amantes que não usam mácaras. Os pesonagens mais importantes commedia
dell’arte eram: Arlequim, Pantaleão,
Capitão, Polichinelo e a Colombina.
O Arlequim possuía habilidades
acrobáticas, era um servo astuto e ignorante, um pouco ingênuo, e estava sempre
envolvendo as pessoas em confusões.
O Pantaleão era um comerciante
idoso e mesmo com a idade avançada costumava se apaixonar facilmente, no entanto
era avarento.
O Capitão era um militar que
gostava de festa, fanfarrão, mas com uma enorme insegurança, própria dos
covardes.
O Polichinelo era um criado simples
e gracioso, que gostava de uma boa macarronada.
Pierrô, um palhaço triste e
apaixonado por colombina.
Já a Colombina era uma criada com extrema
agilidade, esperta e inteligente, ela costumava tirar proveito de todas as
situações. Apaixonada por Arlequim, tentava transformá-lo em uma pessoa mais
sofisticada, coisa impossível. Só lhe restava, amá-lo como éra.
Scaramuccia (Scaramuchi) pilantra
contador de mentiras e covarde.
Dottore, Homem
intelectual e avarento, podia ser médico ou advogado.
Brighella, um
criado briguento, trapaceiro e egoísta.
Inamorat –
Inamorata, Jovens e apaixonados, a Inamorata geralmente conhecida como Isabela.
Sua dramaturgia era toda baseada em
improviso conhecidas como lazzi (latchi) com ações ensaiadas e estruturadas. Mesmo não é dado valor literário para a
commedia dell’arte por não ter numa fonte de origem dessa manifestação
artística.
Os temas mais abordados era o
adultério, a velhice e o amor. Os personagens
englobavam o ancestral do palhaço moderno. O diálogo e a ação poderiam
facilmente ser atualizados e ajustados para satirizar escândalos
locais, misturados com piadas e bordões.
As máscaras utilizadas pelos atores
em cena deixava parte do rosto livre para facilitar a dicção.
Com figurinos coloridos, alegria e
espontaneidade nas cenas, e ainda o domínio dos personagens, cada ator e atriz
emprestar sua própria vida a arte. A commedia dell’arte esbarra, de forma
paradoxal à liberdade de criação, com a limitação de interpretação, pois quando
um ator fica especialista em sua personagem, fazendo apenas um determinado
papel, se torna repetitivo e “pobre” em relação a maior característica da Arte:
a inovação.
Mas, foi no século XVIII a commedia
dell’arte entrou em declínio, tornando-se vulgar e licenciosa, então alguns
autores tentaram resgatá-la criando textos baseados em situações tradicionais
deste estilo de teatro, mas a espontaneidade e a improvisação textual era a
essência desta arte, então a commedia dell’arte não tardou a desaparecer.
Um dos autores que muito trabalhou
para este resgate foi o dramaturgo italiano Carlo Goldoni (1707-1793).
As companhias
itinerantes levaram as suas peças a todas as grandes cidades da Europa renascentista, deixando sua
marca França, Espanha, Inglaterra, entre outros. Mais
tarde, dramaturgos como Bem Jonson, Molière, Gozzi vão inspirar-se nas
personagens da commedia dell'arte para manter viva uma arte que escreveu
seu estilo na história do teatro mundial.