junho 30, 2020

Commedia Dell'Arte


Commedia Dell'Arte
Surgida na Itália entre os séculos XV e XVI, a “Commedia dell’arte” vem em oposição  à “Comédia Erudita”, se afirmando plenamente até o século XVII.

a “Commedia dell’arte” também é conhecida como “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Suas apresentações eram feitas pelas ruas e praças públicas, A trupe ao chegar em uma cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou praticáveis, pois eram raras as possibilidades de conseguir um espaço cênico adequado para suas apresentações.
 As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar, excepcionalmente contratando um profissional.

A  ação cênica, ocorria no improviso dos atores, que passavam a ser os autores dos diálogos apresentados, seguiam apenas um roteiro, que se denominava “canovacci”, possuindo total liberdade de criação; os personagens eram fixos, e muitos atores desta estética de teatro viviam seus papéis até a morte.

Os personagens pertenciam a três categorias sociais: Os zanni (zani) criados de classe social baixa, Os vecci (vequi) Velhos de alta classe, e inamorati, os amantes que não usam mácaras. Os pesonagens mais importantes commedia dell’arte  eram: Arlequim, Pantaleão, Capitão, Polichinelo e a Colombina.

O Arlequim possuía habilidades acrobáticas, era um servo astuto e ignorante, um pouco ingênuo, e estava sempre envolvendo as pessoas em confusões.

O Pantaleão era um comerciante idoso e mesmo com a idade avançada costumava se apaixonar facilmente, no entanto era avarento.
O Capitão era um militar que gostava de festa, fanfarrão, mas com uma enorme insegurança, própria dos covardes.

O Polichinelo era um criado simples e gracioso, que gostava de uma boa macarronada.

Pierrô, um palhaço triste e apaixonado por colombina.
 Já a Colombina era uma criada com extrema agilidade, esperta e inteligente, ela costumava tirar proveito de todas as situações. Apaixonada por Arlequim, tentava transformá-lo em uma pessoa mais sofisticada, coisa impossível. Só lhe restava, amá-lo como éra.

Scaramuccia (Scaramuchi) pilantra contador de mentiras e covarde.

Dottore, Homem intelectual e avarento, podia ser médico ou advogado.

Brighella, um criado briguento, trapaceiro e egoísta.

Inamorat – Inamorata, Jovens e apaixonados, a Inamorata geralmente conhecida como Isabela.

Sua dramaturgia era toda baseada em improviso conhecidas como lazzi (latchi) com ações  ensaiadas e estruturadas.  Mesmo não é dado valor literário para a commedia dell’arte por não ter numa fonte de origem dessa manifestação artística.

Os temas mais abordados era o adultério, a velhice e o amor. Os personagens englobavam o ancestral do palhaço moderno. O diálogo e a ação poderiam facilmente ser atualizados e ajustados para satirizar escândalos locais, misturados com piadas e bordões.
As máscaras utilizadas pelos atores em cena deixava parte do rosto livre para facilitar a dicção.

Com figurinos coloridos, alegria e espontaneidade nas cenas, e ainda o domínio dos personagens, cada ator e atriz emprestar sua própria vida a arte. A commedia dell’arte esbarra, de forma paradoxal à liberdade de criação, com a limitação de interpretação, pois quando um ator fica especialista em sua personagem, fazendo apenas um determinado papel, se torna repetitivo e “pobre” em relação a maior característica da Arte: a inovação.

Mas, foi no século XVIII a commedia dell’arte entrou em declínio, tornando-se vulgar e licenciosa, então alguns autores tentaram resgatá-la criando textos baseados em situações tradicionais deste estilo de teatro, mas a espontaneidade e a improvisação textual era a essência desta arte, então a commedia dell’arte não tardou a desaparecer.

Um dos autores que muito trabalhou para este resgate foi o dramaturgo italiano Carlo Goldoni (1707-1793).

As companhias itinerantes levaram as suas peças a todas as grandes cidades da Europa renascentista, deixando sua marca FrançaEspanhaInglaterra, entre outros. Mais tarde, dramaturgos como Bem Jonson, Molière, Gozzi vão inspirar-se nas personagens da commedia dell'arte para manter viva uma arte que escreveu seu estilo na história do teatro mundial.

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