TEATRO ORIENTAL
O teatro
oriental, que é originário de cerimônias religiosas, se desenvolveu desde o ano
2000 a.C. Vamos falar um pouco desse teatro desenvolvido pela china, Índia e
Japão.
O teatro
chinês evoluiu ao longo de seis séculos de espetáculos, acontecia ao ar livre
na porta dos templos, era muito literário e tinha conversões rígidas, até que
no século 19 se torna uma forma artística bastante sofisticada e passou a ser
dominado pela Ópera de Pequim.
Nela se dá importância
primordial à interpretação, ao canto, à dança e às acrobacias, mais que ao texto literário. Sob o governo comunista a
temática se modificou, mas o estilo e representação foi mantido.
O teatro
japonês surgiu sob duas formas, o refinado conhecida como Nô; e um teatro mais
popular, chamado kabuki.
O teatro
japonês é talvez o mais complexo do Oriente. Seus dois gêneros mais conhecidos
são o Teatro Nô e o kabuki. Sendo Nô, o
teatro clássico japonês, é estilizado, uma síntese de dança-música-teatro.
Tem estreita
relação com o budismo zen. Outros gêneros dramáticos são o bugaku, um sofisticado teatro
dançado e um teatro de bonecos ou marionetes chamado bunraku.
Na Ásia, o
teatro de títeres continua sendo uma forma artística popular, sobretudo na
Indonésia, em que se utilizam enormes bonecos, sobre um palco elevado, para
contar histórias.
Uma
representação pode ser valorizada por meio dos figurinos, da maquiagem, dos
cenários, dos acessórios, da iluminação, da música e de efeitos especiais, que
podem servir para criar a ilusão de lugares.
Quanto aos atores
é preciso que haja domínio dança, expressão e agilidade corporal e às
habilidades vocais mais que à interpretação psicológica.
Olha só que
curioso, Em relação ao público, é um teatro de participação. As representações
costumam ser demoradas e os espectadores se movimentam, comem, conversam e até
interagir com o espetáculo em momentos que mais o chama a atenção.
Um dos
exemplos que devemos aprender com os orientais é de como eles valorizam e
preservam seus costumes, sua história e cultura, passando de geração a geração,
e o teatro não fica de fora sendo representado repassando suas lendas, crenças
e tradições.
O teatro
indiano, floresceu nos séculos IV e V. Baseava-se em histórias tiradas da épica
hindu, como o MahabHarata e o Ramayana. O palco apresentava decoração
trabalhosa, mas não se usavam técnicas de representação.
Os
movimentos de cada parte do corpo, a recitação e a canção eram rigidamente
codificados. As marionetes e o teatro dançado, sobretudo o kathakali, também
foram grandemente apreciados em vários momentos da história da Índia.
Bom, como
dar pra perceber, apesar de muitas referencias em comum, cada um tem desses
lugares aqui citados tem suas especificidades e importância na construção da
cultura de seus povos. E é lógico que não dá pra falar tudo sobre o teatro
oriental em tão pouco tempo, sendo preciso algo muito além de uma pincelada na
historia do teatro oriental.