dezembro 20, 2012

TRILHA SONORA: O SOM DO ESPETÁCULO

O som que ouvimos nos espetáculos teatrais muitas vezes já é pré-definido no próprio texto com algumas adequações no decorrer do processo criativo do espetáculo.

Segundo Zero Freitas, diretor musical, para se fazer uma trilha sonora tem que se gostar de teatro, pois este processo se inicia através da leitura e do estudo do texto, ficando por dentro de tudo, desde da ideia original indicado pelo dramaturgo a adotada pela direção.

Depois do domínio do texto e de acertos com a direção, nos ensaios é momento de testar a trilha sonora e também se colocar, trilhas incidentais que são os sons e ruídos que serão ouvidos no decorrer de toda peça teatral.

Para isso os sons são classificados em dois tipos: Objetivos e subjetivos.

Os objetivos são os sons que ocorrem durante as ações que transcorrem na peça. Ex: sirene, tiro, campanhia... Ou seja, todos na cena ouvem esses sons.

Os subjetivos que são os que não existem de verdade, ou seja acompanham as emoções e geralmente veem junto com as ações, isto é, quando um personagem se abraça, se beija, ou uma personagem passa por uma trajetória acompanhada de uma grande felicidade, ou tristeza.

É possível fazer uma grande trilha sonora sem um grande aparato técnico, alguns dos mais inesquecíveis espetáculos se utiliza propriamente dito da criatividade deixando fluir a imaginação, e muitas vezes abrindo mão de recursos modernos para utilizar recursos acessivos e de baixo custo muitas vezes construídos com objetos caseiros e de fácil manuseio como: latas, folhas de zinco, água, areia, quenga de coco e outros utensílios domésticos.

Claro que para se criar uma trilha sonora antes de mais nada, é preciso que a música ou efeito calhe com a personagem ou com a situação cênica. E sem contar que uma boa trilha sonora enriquece e muito a peça teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...