FUNDAMENTAÇÃO
LÚDICA
BRINQUEDOTECA EM
SHOPPING
Vivemos
numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar como antigamente, nas ruas, nas praças,
seja por falta de espaços, seja por falta de seguranças nos espaços disponíveis.
O fato é que as crianças de hoje passaram a brincar menos, pois gastam uma
grande parte de seu tempo na escola ou na soma do tempo da escola com o do
deslocamento de casa para a escola e da escola para casa.
Repensando em uma
espaço seguro e confortável com
profissionais qualificados e que possa proporcionar o lazer, descontração ao
mesmo tempo que proporcione desenvolvimento integral da criança enquanto seus
pais fazem compras.
A espaço brinquedoteca
oferece 9 ambientes que instiga na criança a imaginação por meio da brincadeira.
Só uma
curiosidade......
Com o surgimento da Brinquedoteca tornou-se necessário se pensar
no profissional para cuidar dos serviços realizados nesta nova instituição.
Este profissional que faz a mediação criança/brinquedo é chamado brinquedista
ou ludotecário.
No contexto da brinquedoteca, este profissional necessita boa
formação prática e teórica, conhecimentos de animação lúdica, de jogos,
brinquedos, brincadeiras e principalmente conhecer seu papel junto à criança.
* O objetivo da casinha
de boneca é para estimular o raciocínio e a criatividade de maneira sadia, para
a integração entre as crianças através da brincadeira. Esse é um cantinho onde todas as crianças pode enriquecer sua
imaginação. A criança refaz o seu cotidiano brincando com objetos que ela tem
em casa, desenvolvendo assim a afetividade e reorganiza o âmbito familiar.
*A sala de pintura
seve para desenvolver o social e cultural e proporcionar um espaço onde eles
podem expressar e construir os seus conhecimentos livremente, Por brincarem em
grupos, as crianças aprendem a dividir, o que favorece a interação entre as
várias idades.
*As brincadeiras livres
merecem uma atenção maior, porque dentro deste espaço a criança desenvolve sua
habilidade e a criatividade e uma concentração nos desafios que a brincadeira
proporcionar a eles, motivando-se o seu auto-estima, a imaginação, a confiança,
o controle e o relacionamento entre eles e procurando deixa que as crianças
brinquem sossegadas e que não tenha tantas cobranças dos adultos.
*Essa estante esta na
intenção de ajudar no desenvolvimento emocional, social e intelectual das
crianças provocando reflexões e estimulando o desenvolvimento da sua vida.
Ela também ajuda no
equilíbrio emocional, desenvolve a inteligência, criatividade e sociabilidade,
com a descoberta que fazem a cada brinquedos abertos por eles, incentivando a
eles a valorizar cada sentimento de afetividade e cultivar a sensibilidade que
temos durante o desenvolvimento de cada brincadeiras.
*Os livros estão de
acordo com as categoria e faixas etária de cada criança e na altura onde
qualquer uma delas pode pegar e fazer sua leitura ou pedir para alguém fazê-lo
pra ele e para estimular o gosto pela leitura e mostrar que através dos livros
podemos satisfazer a nossas curiosidades e relacionar nossa realidade.
*A televisão está para da oportunidade de interagir o mundo imaginário
com o real e fazer com que todas as crianças resgate a sua infância e salve a
criatividade e a espontaneidade da criança que esta se perdendo por causa dos
avanços tecnológicos.
FACULDADE SUMARÉ
NOMES: FABIANA RA 0920557
GIVANILDA RE 0920154
LEILA RA 0920412
MARCONDYS 0922177