janeiro 11, 2011

VISITA AO FORTE DE COPACABANA!






É impossível vir ao Rio de Janeiro e deixar de conhecer a parte histórica dessa cidade, e hoje, como roteiro decidi conhecer o MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA que tem em suas estalações além de uma boa parte da história da cidade uma vasta programação cultural que atinge desde crianças a adultos.

Esta agenda cultural no MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA convida neste mês de férias uma varidA opção de lazer para todas as idades.

Um dos projetos que me chamou a atenção e que está em sua 4ª edição é o projeto "Leia comigo" que com a participação de personalidades conhecidas como: Maitê Proença, Murilo Rosa, Debora Bloch, Edson Celulari, Eri Johnson, Gloria Maria, Nicette Bruno e Zezé Polessa te que nos fins de semana durante 5o minutos leem livros de autores infantis brasileiros para um público de 50 pessoas. E o intuito desse projeto é resgatar o momento mágico da contação de histórias, antigo h´bito de sentar no chão para fazer leitura da literatura infantil brasileira.

Também poderá ser prestigiado na agenda os seguintes eventos:
Chorinho no Forte, Encontro de Corais, Banda no Forte (Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros do Estado do rio de Janeiro), Sarau no Museu, MPB no Forte, exposições Temporárias e Permanentes, entre outras atações.

Para conferir a programação basta acessar: http://www.fortedecopacabana.com/

HITÓRIA (O Forte e a Cidade do Ri de Janeiro):
No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava de foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade.

O município em si foi fundado em 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal D. Sebastião.

Duzentos anos mais tarde, em 1703, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, atual capital do Brasil.

Devido as constantes guerras napoleônicas, a família real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde em 1815 o Prínipe Regente D. João VI foi coroado Rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, um fatohistórico que foi da maior importância para os rumos da Nação Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

JOÃO ASSUNÇÃO PREFERE SEGUIR CAMINHO DIFERENTE DE PAI FAMOSO

Segundo publicado no site NA TELINHA, João Assunção filho de  Fabio Assun ção decidiu trilhar um caminho diferente do pai e ir p...