janeiro 11, 2011

VISITA AO FORTE DE COPACABANA!






É impossível vir ao Rio de Janeiro e deixar de conhecer a parte histórica dessa cidade, e hoje, como roteiro decidi conhecer o MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA que tem em suas estalações além de uma boa parte da história da cidade uma vasta programação cultural que atinge desde crianças a adultos.

Esta agenda cultural no MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA convida neste mês de férias uma varidA opção de lazer para todas as idades.

Um dos projetos que me chamou a atenção e que está em sua 4ª edição é o projeto "Leia comigo" que com a participação de personalidades conhecidas como: Maitê Proença, Murilo Rosa, Debora Bloch, Edson Celulari, Eri Johnson, Gloria Maria, Nicette Bruno e Zezé Polessa te que nos fins de semana durante 5o minutos leem livros de autores infantis brasileiros para um público de 50 pessoas. E o intuito desse projeto é resgatar o momento mágico da contação de histórias, antigo h´bito de sentar no chão para fazer leitura da literatura infantil brasileira.

Também poderá ser prestigiado na agenda os seguintes eventos:
Chorinho no Forte, Encontro de Corais, Banda no Forte (Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros do Estado do rio de Janeiro), Sarau no Museu, MPB no Forte, exposições Temporárias e Permanentes, entre outras atações.

Para conferir a programação basta acessar: http://www.fortedecopacabana.com/

HITÓRIA (O Forte e a Cidade do Ri de Janeiro):
No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava de foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade.

O município em si foi fundado em 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal D. Sebastião.

Duzentos anos mais tarde, em 1703, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, atual capital do Brasil.

Devido as constantes guerras napoleônicas, a família real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde em 1815 o Prínipe Regente D. João VI foi coroado Rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, um fatohistórico que foi da maior importância para os rumos da Nação Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...