janeiro 14, 2013

DICIONÁRIO DO TEATRO

Ação - sequência de acontecimentos do texto dramático (história);

Ato - parte da estrutura externa do texto dramático em que se divide uma peça teatral e que é normalmente marcada pela mudança de espaço/cenário;

Ator/Atriz – Aquele/aquela que representa um papel numa peça de teatro; Adereço – Adorno; peça de enfeitar; Aparte - modo de representação do discurso dramático pertencente ao texto principal; palavras ditas por uma personagem, para si própria ou para o público, partindo do princípio que as outras não a ouvem.

Bastidores – Conjunto dos espaços que ficam por detrás e ao lado do palco. Nos bastidores, os actores preparam-se e aguardam a sua entrada em cena. Boca de cena - parte da frente do palco.

Camarim - local onde os atores se preparam para entrar em cena; Camarote - pequeno compartimento na parte lateral do teatro destinados ao público; Caracterizador – Aquele que caracteriza os atores;

Cena - subdivisão do ato, marcada pela entrada ou saída de personagens;

Cenário – Conjunto dos elementos decorativos que enquadram a ação e que se relacionam diretamente com os factos em representação.

Cenógrafo - aquele que concebe, desenha ou pinta os cenários; Cuida do setor visual e estético do espetáculo, dando forma plástica, estruturação e criação da atmosfera característica da peça, criando elementos próprios da arquitetura e decoração, inclusive iluminação e indumentária.

Comédia – peça em que se põe em ação, de um modo jocoso, os costumes, caracteres ou factos da vida social; Contra-Regra – empregado de teatro que marca a entrada dos atores em cena;

Coro - grupo de atores que, pelos seus comentários, ajudam à compreensão da peça.

Coxia - A coxia ou bastidores é o lugar situado dentro da caixa teatral - mas fora de cena - no palco italiano, em que o elenco aguarda sua deixa para entrar em cena em uma peça teatral. Por analogia, é qualquer espaço situado fora de cena, em que os atores aguardam sua entrada na cena

Didascálias - conjunto de indicações cénicas dadas pelo dramaturgo para que os atores saibam que gestos fazer e que tom de voz a utilizar, muitas vezes designadas de texto secundário; também informam sobre o espaço e tempo e não são ditas em cena.

Diretor - responsável pela escolha do texto a ser representado, os atores, a distribuição de papeis, equipe técnica, ensaio e montagem do espetáculo.

Drama – Composição teatral sobre assuntos sérios, meio- termo entre a tragédia e a comédia, que aborda, geralmente, temas da vida comum, desdobrando-se entre o patético e o comovente.

Dramaturgo – Autor de textos dramáticos.

Encenador – aquele que concebe e dirige um espetáculo teatral.

Encenar - colocar uma peça em cena.

Falas - texto principal, dito pelas personagens.

Farsa – do francês antigo farse, hoje farce; peça cómica de carácter burlesco.

Figurante - aquele que representa um papel de menor importância; geralmente não tem falas, ou profere apenas uma pequena frase, e pode contribuir para enriquecer o cenário e a caracterização do espaço social da ação.

Figurinista – aquele que concebe o guarda-roupa.

Guarda-roupa - peças de vestuário e adereços utilizados pelos atores;

Luminotécnico - responsável pelas luzes e os seus efeitos durante a representação da peça;

Monólogo - cena em que a personagem, sozinha, fala consigo própria ou com o público;

Ponto - pessoa que, durante a realização do espetáculo, lê o texto em voz baixa, para auxiliar a memória dos atores. Ocupa um lugar – «caixa» no palco – apenas visível pelos atores; Sonoplasta - responsável pelos efeitos sonoros e pela música durante a representação.

 Proscénio -é a parte do palco, na qual localiza-se na frente do cenário, junto da ribalta Sendo então o espaço que separa a plateia do palco. O proscênio tem a função de de permitir com que aqueles que se cituam nas primeiras fileiras possam ter um bom campo de visão daquilo que se passa no palco. Quanto maior o proscênio melhor a visão de seus espectadores será. O proscênio pode ser encontrado na forma retangular ou circular como é o caso do teatro Elizabetano. No caso de teatro com orquestra, o proscênio é utilizado à fim de acomodar os músicos, como é o caso do Teatro Colón e o Teatro Municipal de São Paulo. O proscênio existe em todos os teatros, as únicas variações são o seu tamanho e formato.

Ribalta - É o conjunto de lâmpadas que fica com o dever de iluminar os primeiros planos do palco. porém pode-se referiar à "a cena", "o teatro", "o palco".

Tragédia - género originário da Grécia Antiga, cuja ação é dramática, tendo desfecho funesto, isto é, terminando com a morte. O seu objetivo é provocar o terror e/ou a piedade.

Tragicomédia - género teatral que combina elementos de tragédia e de comédia e que foi muito apreciada no século XVI.

ZEZÉ DE CAMARGO PEDE CANCRLAMENTO DE SUA PARTICIPAÇÃO EM ESPECIAL DO SBT POR VIÉS POLÍTICOS

cantor Zezé Di Camargo publicou um vídeo nas redes sociais criticando a atual gestão do canal e afirmando que, em sua visão, as ...