janeiro 10, 2013

NINA E O SAPO

NINA E O SAPO

De: Marcondys França

Personagens:

NINA

KIKO

SAPO

(Entra Nina Cantarolando)

NINA: -AH! Hoje o dia está tão lindo! Com céu azul e nuvens feito algodão brincado de formas alimentando minha imaginação. Adoro passear pelo bosque e sentir o perfume gostoso das flores. O som dos habitantes da floresta e das águas cristalinas da cachoeira. É uma harmonia. Parece música. Aqui na floresta é uma verdadeira tranqüilidade.

SAPO: -Crock, crock!

NINA: -Que barulho é esse?

SAPO: -Crock, crock!

NINA: -Que estranho.

SAPO: -Crock, crock!

NINA: -Ai! Já estou ficando com medo.

SAPO: -Crock, crock!

NINA: -Ai, ai, ai! Será o homem invisível? Ou será a mula sem cabeça, ou o curupira, o saci pererê...

SAPO: -Não, não, não. Sou eu!

NINA: -Eu quem?

SAPO: - (Mexe na moita) Assim eu fico ofendido. Eu sou alguém.

NINA: -Ué!? Mato não fala. Não é mesmo pessoal?

SAPO: -Mas eu falo.

NINA: -Pensa que sou boba, é? Todo mundo sabe que mato não fala.

SAPO: -Eu não sou mato.

NINA: -É? Então você é uma assombração.

SAPO: -Não. Não sou uma assombração. Acredite!

NINA: -Jura?

SAPO: -Juro.

NINA: -Palavra de escoteiro?

SAPO: -Palavra de escoteiro.

NINA: -Sabe o que é? É que eu não consigo te ver.

SAPO: -Você quer me ver?

NINA: -Quero.

SAPO: -Promete que não vai se assustar?

NINA: -Mas... Se você for o bicho papão?

SAPO: -Acontece que não sou o bicho papão.

NINA: -Quem me garante que você não está me enganando...

SAPO: -Eu garanto.

NINA: -Se não é o bicho papão? Então você é um duende. É isso um duende!

SAPO: -Também não. Não sou um duende. Vamos fazer um acordo?

NINA: -Acordo?

SAPO: -É. Um acordo!

NINA: -Que acordo?

SAPO: -Você fecha os olhos, conta até três, e eu apareço.

NINA: -Sei não...

SAPO: -Ah, por favor!

NINA: -Então tudo bem! Sendo assim concordo. Pessoal, vou precisar da ajuda de vocês. Você me ajudam a contar até três? Então vamos, juntos... Um, dois... E se você for muito feio?

SAPO: -Até que sou bonitinho!

NINA: -Então ta! Vamos lê pessoal... Um, dois e... E se eu me assustar e depois desmaiar?

SAPO: -Eu espero você acordar.

NINA: -é justo. Um, dois... Sabe o que é? Estou com muito medo.

SAPO: -Faz o que lhe disse.

NINA: -O que?

SAPO: -Fecha os olhos. O pessoal conta até três pra de dar coragem e eu apareço bem na sua frente.

NINA: -E depois?

SAPO: -Quando eu aparecer você abre os olhos e me ver.

NINA: -Hum! Sei não...

SAPO: -Assim fico triste.

NINA: -Então ta bom vai... Vamos lá pessoal me ajudem a contar. Um, dois e três...

SAPO: -Tchã! Oooooooi! Hei, pode abri os olhos!

NINA: -Sei não! Tenho medo.

SAPO: -Abre vai!

NINA: -Posso olhar pessoal? Ele é bonito? É um duende? Um fantasma? É o bicho papão? Então o que é? (Abre os olhos e se assusta)

SAPO: - (Música) Hei! Essa menina! Não se assuste! Ah! Ninguém gosta de mim! (Sai)

KIKO: - (Entra) Oi Pessoal? Eu sou o Kiko, amigo da Nina. E ela marcou de se encontrar comigo aqui. Mas estou estranhando. Não consigo encontrá-la. Nina não seria capaz de me deixar esperando. Ah, se ela não aparece... Eu vou ficar de mau dela por um dia! E também não vou deixar ela brincar comigo de brinquedo, de esconde-esconde, de pega-pega e de vivo ou morto. Ah! Essa é a Maricota. Maricota é uma boneca de pano que minha querida vovozinha fez pra Nina. E isso se chama artesanato. Eu acho super legal artesanato. Um dia meu tio fez um carrinho de madeira e me deu de presente. Poe acaso alguém viu a minha amiga Nina por ai? Bom, vou continuar procurando por ela. Ah! E se ela aparece, por favor, pede pra que ela me espere aqui. Tá bom? Nina... Nina... (Sai)

NINA: -Ah! Nossa! Corri tanto, mas tanto que estou cansada. Ai Meu Deus, ai vem ele... É ele... O sapo! (Corre)

SAPO: -Buaaaaaaaaaaa!

KIKO: -Ah, coitadinho! Olha gente, ele esta chorando. Parece tão inofensivo! Será que é perigoso? Hei? Seu sapo por que está chorando desse jeito?

SAPO: -É que estou muito triste.

KIKO: -Ah! É?

SAPO: -É.

KIKO: -Por que?

SAPO: -Ninguém gosta de mim.

KIKO: -O que faz pensar assim?

SAPO: -É que sou feio.

KIKO: -Gente, eu acho que o sapo está espremido, quero dizer deprimido! É isso né professora? Preciso fazer alguma coisa ou o coitadinho pode até morrer de desgosto. Olha seu sapo... Até que você não é tão feio assim...

SAPO: -Verdade?

KIKO: -Claro! (Faz sinal negativo com os pés)

SAPO: -Ninguém nunca me elogiou antes... (Tenta se aproximar)

KIKO: -Não chega perto que eu grito.

SAPO: -Tá vendo. Todos me odeiam! Eu vou chorar...

KIKO: -Calma ai! Não é nada disso. É que não gosto de intimidades, compreende?

SAPO: -Buuuuuaaaaaaaaaaaa!

KIKO: -Olha, para de chorar. Prometo que não grito. Seu sapo, se não parar de chorar, eu choro também.

SAPO: -Eu só queria ter amigos...

KIKO: -Você não tem amigos?

SAPO: -Não. Ninguém quer ser meu amigo.

KIKO: -Jura?

SAPO: -Juro.

KIKO: -Isso é muito triste. É tão bom ter amigos! Você quer ser meu amigo?

SAPO: -Está falando sério?

KIKO: -É claro. (Música “Amigos pra Valer”) Agora vamos fazer um acordo. Enquanto me acostumo com a idéia de ter um amigo sapo. Você fica ai e, eu aqui.

SAPO: -Eu sei que não é fácil.

KIKO: -É. Não é fácil mesmo! Afinal, não é todo dia que ficamos amigos de um sapo. Todo mundo tem nome. Eu sou o Edu. E você como se chama?

SAPO: -Edu.

KIKO: -Pra um sapo até que você tem um nome bem bacana! Me desculpe. sem quere ofender!

SAPO: -Tudo bem Kiko. Já que somos amigos não podemos ter segredos...

KIKO: -Isso é verdade! Amigos confiam um no outro.

SAPO: -Vou lhe contar meu segredo.

KIKO: -Adoro segredos! Contou pra mim, contou pro mundo! Quero dizer, minha boca tem um zipe, fica entre nós.

SAPO: -Sabe o que é... Na verdade, eu não o que você está vendo.

KIKO: -Como assim? Não entendi.

SAPO: -Deixa eu explicar. Não sou um sapo.

KIKO: -Mas é claro que você é um sapo! Estou vendo com esses olhinhos que Deus me deu.

SAPO: -Você está enganado.

KIKO: -Não... Você é verde, não é? Anda pulando, Tem olhos grandes e arregalados, e também uma boca que vou te contar, hein! Então você é um sapo.

SAPO: -Não, não,não! É que fui enfeitiçado.

KIKO: -Enfeitiçado?

SAPO: -É. Enfeitiçado pala bruxa da floresta.

KIKO: -A bruxa da floresta?

SAPO: -Isso mesmo. Na verdade eu sou o príncipe Edu do reino encantado.

KIKO: -Um príncipe? De verdade verdadeira?

SAPO: -É isso mesmo. Um príncipe de verdade.

KIKO: -Isso é um absurdo! Não posso acreditar.

SAPO: -Se não acredita, como é que você explica que eu fale?

KIKO: -É mesmo! Sabe que tem razão. Sapo não fala.

SAPO: -O feitiço só será quebrado quando eu levar um beijo.

KIKO: -Então que r dizer que se você encontrar uma bela princesa e ela te beijar o encanto será quebrado?

SAPO: -Hum, hum! Quer dizer, não precisa ser exatamente uma princesa.

KIKO: -Ah, não?

SAPO: -Não.

KIKO: -Já sei. Tive uma grande idéia!

SAPO: -Qual idéia?

KIKO: -Minha amiga. Nina.

SAPO: -Ôba! Já estou gostando da idéia.

KIKO: -Só que temos um probleminha. É que ela tem pavor de sapo.

SAPO: -É fácil. Abaixa aqui que eu te explico. (Cochicham)

KIKO: -Então... Só resta encontrá-la.

SAPO: -Legal! (Saem)

NINA: - (Entra) Ai meu coração! Parece que vai saltar pra fora. Acho melhor me sentar pra descansar um pouquinho. Que tal aqui? Aqui não! Ali. Olha se vocês virem aquele sapo horroroso, por favor, me avisem. Olha lá... Confio em vocês.

(Entra Kiko e Sapo)

KIKO: -Fica aí bem escondidinho. (O sapo se esconde) Oi Nina!

NINA: -Kiko! Que bom que você apareceu.

KIKO: -Que foi menina! Que cara é essa?

NINA: -É que eu estou sendo perseguida por um sapo. E eu morro de medo de sapo.

KIKO: -Sapo? Mas que sapo? Eu não vi sapo algum. Vocês viram algum sapo por ai? Ouviu Nina! Você está imaginando coisas.Nina, mudando de assunto... Eu tenho um amigo e gostaria muito de apresentar a você.

NINA: -Um amigo?

KIKO: -É. E ele é alto, forte e bonitão...

NINA: -Um amigo bonitão? Onde está esse amigo tão perfeito?

KIKO: -Pois é! Além de bonito ele é um príncipe de verdade.

NINA: -Mentira!

KIKO: -Eu juro! (Cruzando os dedos)

NINA: -Quem jura mente.

KIKO: -Juro pela Maricota! (Retira a boneca e entrega a Nina)

NINA: -Que linda Kiko! Então é verdade.

KIKO: -É sim. E esse amigo quer um beijo seu.

NINA: -Sabe o que é Kiko, é que eu sou tímida. Tenho vergonha!

KIKO: -Faria isso pela bela Maricota?

NINA: -Sendo assim... Faço. Cadê esse teu amigo?

KIKO: -Calminha ai... É que tem uma coisinha.

NINA: -Ah, é! O que?

KIKO: -Pra beijar esse lindo príncipe e ficar com a Maricota para sempre tem que permanecer de olhos bem fechados.

NINA: -Não entendo! Se esse seu amigo é tão belo assim como diz, por que não posso vê-lo?

KIKO: -É pra ser emocionante. E além do mais ele também é muito tímido.

NINA: -Ai, ai, ai! Isso está me parecendo muito estranho.

KIKO: -Deixa de ser boba! Já disse que é pra ser mais emocionante.

NINA: -Então ta bom!

KIKO: -Agora vira pra lá e feche os olhos. Não. Vamos fazer melhor, você vão lá dentro e quando eu te chamar você vem. Mas, não esqueça, vem de olhos fechados.

NINA: -Tá! Tá bom kiko.

KIKO: -Ah! Leva a Maricota.

NINA: -Maricota Linda! (Sai)

KIKO: -Pessoal vamos chamar o sapo, ou melhor, o príncipe Edu. (Chamam)

SAPO: - (Entra) Oi Kiko!

KIKO: -Vou resolver seu problema.

SAPO: -Ah, é?

KIKO: -Pois é. Consegui alguém que vai te beijar.

SAPO: -Oba! Tchãnãnã! Vou ganhar um beijo!

KIKO: -Pois é. Te disse não te disse! Quando eu prometo cumpro!

SAPO: -Não vejo a hora de ganhar um beijo nesse minha boquinha!

KIKO: -Que boquinha! Estou ansioso pra vê esse feitiço quebrado e você enfim voltar a sua forma verdadeira.

SAPO: -é só ela me beijar e o feitiço se desfará.

KIKO: -Então, mãos a obra! Espere aqui. Vou chamar minha amiga.

SAPO: -É hoje!

KIKO: -Nina... Nina...

NINA: - (Entra de olhos fechados) Oi... Estou entrando...

KIKO: - Isso! Entra. Não esqueça. Vem de olhos fechados. Espera ai. Vou colocar esta venda. (Coloca venda) Pronto. Agora vem.

NINA: -Cadê ele?

KIKO: -Me dá a mão. Vou te conduzir até ele. Só pode olhar depois do beijo quando eu disser já. Entendeu?

NINA: -Claro. Já entendi Kiko.

(Ele conta até três com ajuda de todos e ela beija o sapo)

KIKO: - (Tira a venda) Pronto!

NINA: -Que nojo! Um sapo. (Corre apavorada)

KIKO: -Nina... Espera...

SAPO: -Ah, que beijo bom! Adorei!

KIKO: -Ué? O que aconteceu? Você continua do mesmo jeito. Um sapo. Por que o feitiço não foi quebrado?

SAPO: -Sabe o que é Kiko... É que eu só queria ganhar um beijo! Tcháuuuuuuuu! (Sai. Música “O sapo não lave o pé”)

KIKO: -Que sapo sapeca! Coitada da minha amiga nina. Vou ver como ela está. Nina... Nina... Nina! (Sai)





F I M

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...