Não é atoa que o teatro se alimenta da arte circense, assim como a música é tão próxima a dança.
Temos como definição que o palhaço é o que faz rir, se não faz rir, então não é palhaço. Mas isso é uma definição simples para uma arte tão antiga e universal. O Brasil já foi palco para grande palhaços, tais como: Piolin, Arrelia, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Picolino, Carequinha, entre outros.
Antes de pintar o rosto é necessário que se aprenda muitos segredos desta profissão cheia de magia e encantamento.
Há uma grande confusão entre os artistas de teatro que deixam de traduzir a palavra inglesa Clown, que quer dizer, palhaço. Mas a definição do clown e palhaço, na prática são diferentes. Enquanto o palhaço que conhecemos faz seu espetáculo no picadeiro de um circo, o clown no teatro, e isto é uma grande confusão, pois ambos são a mesma coisa, seja no palco ou no picadeiro, ambos representam o que o ser humano tem de ridículo.
O palhaço é diferente de uma personagem por um arquétipo, palavra que vem do grego, e que quer dizer, que faz rir. O arquétipo é dividido segundo a tradição circense em duas funções: o clown e o excêntrico.
O clown é aquele que faz escada, prepara a piada cujo o desfecho é dado pelo excêntrico, podemos citar como exemplo os comediantes Dedé (Dedé Santana) e Didi (Renato Aragão) no programa de humor Os Trapalhões.
O clown é aquele que erra mas não admite e em geral põe a culpa no outro, já o excêntrico erra e nem percebe, fazendo tudo sem a menor obrigação de acertar seguindo seus próprios extintos.
ZEZÉ DE CAMARGO PEDE CANCRLAMENTO DE SUA PARTICIPAÇÃO EM ESPECIAL DO SBT POR VIÉS POLÍTICOS
cantor Zezé Di Camargo publicou um vídeo nas redes sociais criticando a atual gestão do canal e afirmando que, em sua visão, as ...
-
A PILULA FALANTE Texto: Monteiro Lobato Adaptação: Marcondys França PERSONAGENS: EMÍLIA (Boneca de Pano) NARIZINHO PEDRINHO (Primo...
-
A PAIXÃO DE CRISTO Adaptação: Marcondys França (Há uma grande movimentação de pessoas, todos estão curiosos sabem que Jesus passará p...