fevereiro 02, 2011

FICA COMIGO (Texto de Teatro)

FICA COMIGO
De: Marcondys França

(Daniel arrumando a mala, apressadamente, demonstra angustia, olha o porta retrato, acaricia suavemente)

PAULO: - Dan?! O que significa isto, vai viajar? Aconteceu algo com sua mãe?
DANIEL: - Não tente me impedir...
PAULO: - Não entendo! Você poderia me dizer o que está acontecendo?
DANIEL: - Nada...
PAULO: - Como nada?
DANIEL: - Será que é tão difícil de entender? Estou indo embora!
PAULO: - Embora?!
DANIEL: - É... É isto! Estou dando o fora, estou me mandando! É isto.
PAULO: - (segura o braço) Espera cara...
DANIEL: - Me solta, você está me machucando.
PAULO: - Você também está me machucando! Daniel o que está acontecendo cara?
DANIEL: - Já disse estou indo embora.
PAULO: - Por que?
DANIEL: - (confuso) Por que? Meu Deus! Acabou cara, acabou...
PAULO: - Acabou? Não...
DANIEL: - É, é isso cara, acabou!
PAULO: - Como acabou? O que eu fiz de errado?
DANIEL: - Você nada.
PAULO: - Não entendo.
DANIEL: - Existem coisas na vida que não tem explicação... e talvez esta seja uma dessas.
PAULO: - Tudo tem explicação sim. Ainda mais quando dizem respeito a minha vida,
nossa vidas, ao nosso relacionamento. Se você quer cair fora, é um direito seu.
Mas acredito que tenho ao menos o direito de saber por que estou sendo
abandonado. Será que não devo saber por que vou chorar?
DANIEL: - Não irá chorar mais que eu! Teu sofrimento não será maior que o meu.
PAULO: - Não duvide... Eu te amo cara!
DANIEL: - Por esse amor, me deixa partir...
PAULO: - (tenta falar)
DANIEL: - Por favor Paulo! Não me pergunte mais nada.
PAULO: - Você não me ama mais! Existe outro entre nós? Me traiu? Responda.
DANIEL: - A vida nos traiu.
PAULO: - Toda nossa luta, todo esse tempo juntos, enfrentando todas as dificuldades,
derrubando as maiores barreiras... pra enfim terminar nisso?
DANIEL: - Não coloque em dúvida a minha fidelidade! Já lhe dei motivos?
PAULO: - O que você pensaria em meu lugar? Chega em casa e vê quem você ama
arrumando a mala, dizendo que vai embora, que tudo acabou,... sem um motivo
obvio.
DANIEL: - Não torne a coisa mais difícil.
PAULO: - Infelizmente sou humano, tenho sentimentos. Estou apavorado! Nunca amei
alguém da forma que te amo. Também nunca fui abandonado antes.
DANIEL: - Não estou te abandonando...
PAULO: - Não?
DANIEL: - Não...
PAULO: - Então o que significa isso? Dan... pelo amor de Deus! O que você quer? É me
enlouquecer, por em prova meu amor? Se for isso, peço que pare. Chega! (T) Não
suportarei vê-lo sair por esta porta levando nessa mala, não só suas roupas, mais
também pedaços de nossas vidas.
DANIEL: - Foi difícil tomar essa decisão...
PAULO: - Sempre decidimos juntos o que é melhor para nós. Por que agora mudou?
DANIEL: - Paulo...
PAULO: - É outro!? Existe outro entre nós!
DANIEL: - Não. (num rompante) Juro que não.
PAULO: - Então o que significa isto, meu Deus? É um pesadelo? Seja honesto comigo,
cara, aja com decência.
DANIEL: - Te amo muito pra te fazer sofrer, pra não ser honesto contigo.
PAULO: - Então?
DANIEL: - Talvez, depois que souber... irá deixar de me amar!
PAULO: - Souber o que? (silêncio) vamos, responde.
DANIEL: - Estou condenado...
PAULO: - Como assim condenado?
DANIEL: - Me deixa ir!
PAULO: - Espera! Não seja covarde, não fuja... não fuja do que poderá lhe persegui por
toda vida.
DANIEL: - Por toda vida... (numa afirmação) AIDS...
PAULO: - O que?
DANIEL: - Estou contaminado...
PAULO: - Não! Não pode ser...
DANIEL: - É.
PAULO: - Oh, meu Deus! Sempre nos previnimos...
DANIEL: - O Carlos...
PAULO: - Carlos, que Carlos?
DANIEL: - Meu ex. Morreu...
PAULO: - Meu Deus! Não Dan, não pode ser... me diz que é uma bricandeira... por favor...
DANIEL: - Ele era soropositivo, e eu nunca soube, algumas vezes transamos sem
camisinha. Eu confiei naquele desgraçado!
PAULO: - Escuta, derrepente tudo isso é um engano!
DANIEL: - Fiz o exame e o resultado foi positivo.
PAULO: - Não Dan! Não pode ser verdade!
DANIEL: - Paulo, escuta, se você me ama não me impeça de ir. Me deixa seguir meu
destino!
PAULO: - Você está bem não está?
DANIEL: - Até quando? Não vamos nos iludir, logo o inevitável acontecerá.
PAULO: - Eu te amo!
DANIEL: – Eu sei. Por esse amor, meu querido, viva, seja feliz!
PAULO: - Como posso ser feliz se quem amo está sofrendo?
DANIEL: - Sofreríamos muito mais juntos! Não quero que veja definhando, morrendo aos
poucos. (silêncio)
PAULO: - Cuidarei de você.
DANIEL: - Logo o destino nos separará.
PAULO: - Deixa o destino se encarregar disto.
DANIEL: - Chega! Por favor, por tudo que vivemos...
PAULO: - (tenta falar algo)
DANIEL: - Não torne as coisas mais difíceis, eu lhe peço... (pega a mala, sai)
PAULO: - (desesperado) Não!... Meu deus!... por que... por que... por que? Isso não está acontecendo? Não pode ser verdade, não está acontecendo comigo! Isso não está acontecendo conosco!
(Desce o elevador chorando, enquanto Paulo desce as escadas desesperado)
PAULO: - Dan?!... (para na frente dele e olha fixamente) Fica comigo cara, fica! Vamos lutar juntos, (T) juntos seremos mais fortes. Não vamos deixar essa doença vencer nossos sentimentos, acabar com nossa história, tão bonita, construída com o que temos de melhor... nosso amor! Eu não sei nada sobre esse vírus, nem mesmo como agir, mas poderemos aprender juntos. Você não está sozinho nessa! você me deve isso. Prometemos ficar juntos, na alegria, na dor... na pobreza, na riqueza... na saúde e na doença... E juntos vamos ficar! (se abraçam) Eu te amo! te amo, te amo! (choram)

F I M

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...