fevereiro 11, 2011

FOLIA DO CORAÇÃO! (Texto de Teatro)

FOLIA DO CORAÇÂO!
De: Marcondys França
PERSONAGENS:
NANCI
ALICE (Irmã de Nanci)
GRAÇA (Amiga de Nanci)
NEGUINHO DA APOTEOSE (Apresentador de TV)
LUNA (Candidata)
NEGA BLACK (Assistente de Palco)

CENA I
ALICE: - Olha, meu bem... Você não se esqueça de lavar a louça, a cozinha está um nojo. Depois queridinha trate de dar uma geral na casa.
NANCI: - Alice... Não posso. Já estou quase da saída. Hoje tenho que pegar a Gracinha no aeroporto.
ALICE: - Você tem muito que fazer. Primeiro as tarefas, depois estará livre pra fazer o que quiser.
NANCI: - Mas não posso deixar a Gracinha esperando.
ALICE: - Olha, você sabe suas obrigações. Espero que faça a sua parte. Bem, agora tenho que ir. Estou em cima do horário, e tenho que cuidar da minha beleza.
NANCI: - E eu vou pegar a Gracinha no aeroporto.
ALICE: - Você que sabe. Ou limpa, ou ficará tudo sujo! Tchauzinho... (Sai)
NANCI: - Isso não é justo! Cobra cascavel!
(Toca a campanhia)
NANCI: - Já vai...
GRAÇA: - Minha querida!
NANCI: - Gracinha...
GRAÇA: - Deixa eu olhar pra você. Meus Deus! Você está simplesmente maravilhosa.
NANCI: - Você então... Nem se fala.
GRAÇA: - Que saudades!
NANCI: - Também. Que bom que você está aqui. Entra...
GRAÇA: - Obrigada, meu bem.
NANCI: - Deixa eu te ajudar com as bagagens.
GRAÇA: - Estou destruída.
NANCI: - Quer um suco?
GRAÇA: - Daqui a pouco. Tenho uma surpresa pra você.
NANCI: - Surpresa?
GRAÇA: - Um presentinho... Acho que vai gostar. (Pega) Toma.
NANCI: - Ah, obrigada.
GRAÇA: - Abra.
NANCI: - É o que estou pensando?
GRAÇA: - Um convite para desfilar na escola de samba.
NANCI: - Escola de samba?
GRAÇA: - É. E do grupo especial.
NANCI: - Ah! Jura? Que maravilha! Um convite. Eu desfilando...
GRAÇA: - Sabia que iria gostar.
NANCI: - Adorei. Mas...
GRAÇA: - Que foi Nanci.
NANCI: - É que eu não tenho fantasia...
GRAÇA: - Isso já está resolvido. O convite inclui a fantasia.
NANCI: - É. Mas Gracinha... Eu não sei sambar.
GRAÇA: - Quanto a isso, você não precisa se preocupar. Não há melhor professora pra te ensinar a sambar que eu. Modesta parte.
NANCI: - Não duvido. Não é a toa que durante muitos anos você foi rainha da bateria de várias escolas de samba. Mas como aprenderei?
GRAÇA: - Praticando. Sambar é treino.
NANCI: - Será que vou conseguir?
GRAÇA: - Entenda uma coisa querida... Não se samba com os pés...
NANCI: - Não?
GRAÇA: - Não. É com a alma. Tem que se colocar o coração na avenida.
NANCI: - Tenho medo de não dar conta.
GRAÇA: - Querer é poder! É só se esforçar.
NANCI: - Se está dizendo... Eu acredito.
GRAÇA: - E hoje mesmo começaremos...
NANCI: - Olha... Quem está aqui!
GRAÇA: - Boa tarde pra você também.
ALICE: - (Pega o convite) Que isso?
NANCI: - É meu. Me dá isso aqui.
ALICE: - Não... Não dá pra acreditar. A mocoronga desfilando numa escola de samba?! Que isso, alguma brincadeira? É uma pegadinha, não é?
GRAÇA: - Não meu bem. E se que saber a Nanci vai arrasar.
ALICE: - Hum, hum! Claro que vai. Arrasar com a escola de samba. Vai rebaixar ao grupo de acesso.
GRAÇA: - Ainda vai morrer envenenada com seu próprio veneno.
ALICE: - Antes disso mando um monte pro buraco. Como sofre as pessoas que falam a verdade. É duro se honesta! Nanci... sambando. (Rir). (Sai).
NANCI: - Cobra venenosa! Talvez tenha razão.
GRAÇA: - Nada disso. Não se deixe levar pelas maldades da Alice. Vamos... Hoje mesmo começaremos a treinar. (Saem) (Entra Alice pega o convite e sai)

CENA II
(Entra Graça e Nanci que trás um micro system)
GRAÇA: - Bom... Primeiro vamos nos alongar um pouco. Isso... Agora preste atenção... É muito simples. Primeiro passo são os pés...
NANCI: - O que me preocupa é o molejo.
GRAÇA: - Isso vem naturalmente. Com o tempo você adquire o molejo, a Ginga. Vamos ao primeiro passo. Imagine que você vai matar uma barata...
NANCI: - Que nojo!
GRAÇA: - Então imagine uma formiga. E você tem que matar... Então, você pisa na barata, arrasta e puxa. E pisa na barata arrasta e puxa... Isso... Muito bem. De novo.
NANCI: - Isso cansa!
GRAÇA: - No começo é assim mesmo trabalhoso. Agora vamos ao segundo passo...
NANCI: - Qual é?
GRAÇA: - As mãos... É só colocar leveza... É tudo muito leve... Flutuando... Com graciosidade. Isso... Muito bem Nanci. Bom, agora vamos dá uma enfeitada nesse teu nome. Vamos colocar algo mais atraente.
NANCI: - Como assim?
GRAÇA: - Que tal, ao invés de Nanci, você passara a se chamar Nani?
NANCI: - Nani?
GRAÇA: - É. Acho um nome bacana. Que soa bem.
NANCI: - Gostei. Pode ser.
GRAÇA: - Então está bem, Nani... Vamos tentar colocar tudo de uma vez acrecentando um belo sorriso. Afinal, simpatia na avenida é tudo.
NANCI: - Um belo sorriso... Mas como coordenar tudo isso...
GRAÇA: - É fácil. É só se concentrar. Vamos? (Entra Alice e fica escondida observando) Vamos... Pisa na barata, arrasta e puxa, solta os braços, relaxa as mãos, e... sorrir...
NANCI: - Jesus!
GRAÇA: - Vamos... Você está conseguindo. É só treinar.
ALICE: - Bravo! Sinceramente... Nunca vi um show de horror mais trash que este.
GRAÇA: - Por que você é tão má?
NANCI: - Eu? Má é você que vai soltar está desengonçada na avenida. Que saber? Tenho pena desta escola de samba. (Nanci sai chorando)
GRAÇA: - Você ainda vai morder a língua...
ALICE: - Só se for de tanto rir. Vê a Nanci desfilando será uma grande comédia.
GRAÇA: - Mudo meu nome se a Nanci não arrasar... Terei o prazer de vê a tua cara aplaudindo a tua irmã.
ALICE: - Não acredito em milagres.
GRAÇA: - Nem eu. Acredito em esforço, determinação... Mas isso que você não sabe o que é. (Sai)
ALICE: - Isso... Vai... Vai lá consolar aquela fracassada. (Vê uma sacola. Abre) Que isso? Hã... Olha! A fantasia da mocoronga. Se eu... Sabotasse a fantasia? A mocorongozinha não teria como desfilar... (Rasga) Agora eu quero vê. (Sai)

CENA IV
GRAÇA: - Agora é hora de fazer a prova da fantasia.
NANCI: - Ah, eu estou tão nervosa.
GRAÇA: - Sei bem como é isso.
NANCI: - Mas... Que isso?
GRAÇA: - Que foi?
NANCI: - A fantasia.
GRAÇA: - Que tem a fantasia?
NANCI: - Está rasgada.
GRAÇA: - Não é possível.
NANCI: - Foi ela.
GRAÇA: - Não... Não pode ser. Alice não seria tão leviana.
NANCI: - Não há outra explicação. Ela me detesta.
GRAÇA: - Não querida. Tua irmã tem inveja. Por saber que você é capaz.Que te colocar pra baixo.
NANCI: - Mas, e agora?
GRAÇA: - Vou vai desfilar...
NANCI: - Como? Não tenho mais fantasia.
GRAÇA: - Você desfila com a minha.
NANCI: - Não...
GRAÇA: - Resolvido.
NANCI: - E você?
GRAÇA: - Vou ter a honra de assistir e aplaudir você passando pela avenida do samba.
NANCI: - Não posso.
GRAÇA: - Trabalhamos muito pra desistir agora. Bom, vamos ensaiar...

CENA V
GRAÇA: - Olha só isso...
NANCI: - Que é?
GRAÇA: - Uma inscrição.
NANCI: - Concurso?
GRAÇA: - É. E você querida esta inscrita.
NANCI: - Um concurso de musa do carnaval...
GRAÇA: - Acredito no seu potencial.
NANCI: - Não sei... E se eu...?
GRAÇA: - Perder?
NANCI: - É.
GRAÇA: - Ao menos você tentou.
NANCI: - Tenho medo.
GRAÇA: - Todos temos. Escute minha querida. É preciso enfrentar o medo. Viver com medo é viver pela metade. Não se esqueça disso. Agora vamos continuar... Temos que intensificar os ensaios. (Coloca a música) (Entra Alice)
ALICE: - Meu Deus! É assim que você quer desfilar numa escola de samba? É como se eu estive vendo a visão do inferno.
GRAÇA: - Não posso dizer que falta o diabo, pois não é que acabou de chegar... Vamos Nani...
ALICE: -Nani? Que coisa mais ridícula
GRAÇA: - Vamos ensaiar em outro lugar o ar está muito pesado. (Saem)
ALICE: - Que isso? (Pega a inscrição) Uma inscrição para um concurso de televisão... Só que faltava. Será uma vergonha em rede nacional. Mais é mesmo muito ridícula! (Sai)

CENA VI
(No programa de televisão)
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Muito boa noite senhoras e senhores... Está no ar com muita alegria: O meu, o seu, o nosso programa da folia... Nesta noite só temos que celebrar a alegria, num programa alto astral, onde ira revelar a nova musa do carnaval. Então fiquem comigo que a partir de agora vocês irão torcer e vibrar coma as finalista aqui no programa EM BUSCA DA ESTRELA! (Música) Agora é com você Nega Black.
NEGA BLACK: - É isso ai Neguinho da Apoteose... Para completar este sonho, a campeã desta noite irá levar além do título de musa do carnaval 2011, um carro zero quilometro, uma viagem com direito a acompanhante para qualquer capital brasileira e uma conta corrente com vinte mil reais para fazer o que bem desejar. Agora é com você...
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Muito obrigado Nega Black. Aqui é assim, só chega na final as melhores candidata. E você de casa que escolhe a campeã da noite, basta ligar para o número que aparece no roda pé da sua teve e escolher sua candidata preferida. Nesta noite temos duas sobreviventes. Vamos chamar até nosso palco a primeira candidata. Luna Sapucaí. (Entra Luna)Tudo bem?
LUNA: - Ótimo.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Qual comunidade representa?
LUNA: - Morro da alegria.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Veio pra vencer?
LUNA: - Com certeza.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Então arrebenta!
LUNA: - É pra já.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Maestro Zezão... Poe pra quebrar. (A candidata samba)
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Muito bem... Agora é só aguardar a votação. Boa sorte! E agora vamos ao rápido intervalo e já voltamos com a nossa segunda candidata que também está em busca da estrela. Fica ai que eu volto já! (Música) Alguém retoca a minha maquiagem... (Sai)
NANCI: - É minha vez.
GRAÇA: - É querida.
NANCI: - Estou de pernas bamba!
GRAÇA: - É natural. Mas não se esqueça. Acredite em você. (Entra Alice)
NANCI: - Alice?
ALICE: - Sou eu.
GRAÇA: - Como conseguiu entrar?
ALICE: - Sou irmã da Nanci, não sou? Dei meu jeito.
NANCI: - Se veio pra...
ALICE: - Hei, calma! Estou desarmada. Também vim torce por você. Sou tua irmã. E desejo a tua felicidade.
NANCI: - Então... Você veio pra torcer por mim?
ALICE: - Claro. Somos uma família não somos?
NANCI: - É... Tem razão. Estou tão nervosa... Que estou com a boca seca.
ALICE: - Eu pego um copo com água pra você. (Enquanto pega mistura um pó na água)
GRAÇA: - Preste atenção... Aconteça o que acontecer mantenha sempre a postura. Como lhe disse antes, não sambamos apenas com os pés, mas também com a alma, o coração. E eu estou aqui torcendo por você. Independente de qualquer resultado, saiba que você chegou muito além.
ALICE: - Aqui a tua água.
NANCI: - Obrigada. O apresentador está entrando no palco. Esta chegando a hora.
GRAÇA: - Esta é sua hora.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Estamos de volta, com o meu, o seu, o nosso EM BUSCA DA ESTRELA. Hoje dia de grande final, agora você acompanha o replay da performance da nossa primeira candidata. E o desafio será acirrado pois a nossa segunda candidata estará aqui no palco para disputar a preferência do público e no final a decisão é toda sua meu caro telespectador. Vamos vê um tape e conhecer melhor a nossa segunda finalista.
NANCI: - Não estou me sentindo bem.
GRAÇA: - Que foi?
ALICE: - Vai vê que está com medo.
NANCI: - Estou com forte dor na barriga.
ALICE: - É melhor desistir enquanto ainda há tempo.
GRAÇA: - Isso nunca! Não nadamos até aqui pra morrer na praia. Escuta aqui Nani, você se concentra e vai até lá. Você pode e nós sabemos disso.
ALICE: - Não acho uma boa idéia.
GRAÇA: - Foi você...
ALICE: - Eu... O que sua louca?
GRAÇA: - Você colocou algo na água dela.
ALICE: - Que horror! Nanci é minha irmã jamais prejudicaria ela desta forma.
NANCI: - Não sei se vou conseguir...
GRAÇA: - Claro que vai. Acredite em você. Nada pode ser mais forte que seu sonho. Vai lá e arrase. Faça por você, pó mim, por nós.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - E agora vamos chamar ao palco nossa segunda finalista... Por favor... (Nani entra) Qual seu nome meu bem?
NANCI: - Nani Veloso.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Já tem o nome de estrela. Que comunidade representa?
NANCI: - Represento a todas as pessoas que não se limita a sonhar, mas que vão em busca de seus sonhos.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Uma salva de palmas. No discurso já vimos que é boa. Agora é sua chance de provar que também é boa no samba. Preparada?
NANCI: - Creio que sim.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Nervosa?
NANCI: - Um pouco.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Podemos soltar a música?
NANCI: - Sim, pode.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Então boa sorte! Maestro Zezão... Solta o samba. (Ela samba)
GRAÇA: - Muito bem.
ALICE: - A outra foi melhor. Sem chance!
GRAÇA: - Que veremos.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Muito bem. Agora chegou o momento da decisão. Todos os votos estão sendo computados. E dentre alguns minutos saberemos quem será a musa do carnaval 2011 promovido por nosso programa EM BUSCA DA ESTRELA. Vamos chamar a outra candidata, Luna. Fiquem uma do lado da outra. Muito bem. Anciosa?
LUNA: - Não. Estou tranqüila.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - E você?
NANCI: - Um pouco.
NEGUINHO DA APOTEOSE: - Bom, chegou o grande momento. Nega Black trará o envelope, e dentro dele, contem o nome da grande vitoriosa. (Entra Nega Black) Já está em minhas mãos o resultado... Vamos abrir... E a grande vencedora é... Com 75% dos votos, o público elegeu a Musa do Carnaval 2011... Você... Nani. Parabéns. Nani Veloso A Musa do Carnaval 2011. E voltaremos semana que vem com mais um EM BUSCA DA ESTRELA... Tenham todos uma boa noite. (Nani é coroada enquanto o apresentador se despede)
GRAÇA: - Há! Eu sabia... (Abraça Nanci) Parabéns, você merece.
NANCI: - Não vai me cumprimentar.
ALICE: - Essa maracutaia! Claro que os votos foram manipulados. Dá mais audiência. (Sai)
GRAÇA: - Liga pra ela não. É pura inveja... Hoje é seu dia, e vamos comemorar. A nova musa do carnaval!
NANCI: - Graças a você.
GRAÇA: - Nada disso. Graças a seu esforço, sua vontade, sua determinação. Você acreditou em seu sonho e chegou muito além. E eu estou muito orgulhosa de você. Agora vamos... Vamos festejar! (Música Vou Festejar)

F I M

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...