fevereiro 02, 2011

Gran Circo Mambembe! (Texto de Teatro)

Gran Circo Mambembe!
De:Marcondys França

PERSONAGENS:
PONG
PING
MARMELADA
SABIDÃO
TITICA
SR. LEONCIO

(Toca Música, enquanto entra as crianças)

CENA I: (Entrada)
PONG: - Ping! Ping?! (Só ouve a voz)
PING: - Pong! Pong?! (Só ouve a voz)
PONG: - (Entra) Ping? Ping? Oi! Vocês viram a Ping? Lá? Vocês estão tentando me enganar! Então vou pra lá. (Sai)
PING: - (Entra) Pong? Pong? Vocês viram o Pong? Ah! Ele foi pra onde? Pra lá? (Sai)
PONG: - Ping!?
PING: - Pong!? (Entram de costas e se esbarram)
PING: - Meu amigo Pong!
PONG: - Minha amiga ping!
PONG: - Bom dia! Eu disse bom dia! (T) Olha Ping! Veja quantas crianças!
PING: - Onde? Onde?
PONG: - Ali, olha!
PING: - Onde Pong?
PONG: - Ah, seu palhaço boboca nariz de pipoca! Ali oh! São crianças. Ou você acha que são uma plantação de abacaxi?

CENA II: (Agachar)
PING: - (Agacha)
PONG: - O que você está fazendo?
PING: - Ué!? Você não mandou eu abaixar aqui? Agachei.
PONG: - Ah! Seu palhaço Vesgo, caoio… Você tá com problema de audição.
PING: - Mentiroso! Eu fazí minha lição sim.
PONG: - Não é fazi. É eu fiz.
PING: - Não, não, não! Quem fez foi eu. Pergunta a professora...
PONG: - Não disse lição. Disse audição. Quis dizer que você está surdo.
PING: - Surdo está teu nariz.
PONG: - Mas você é mesmo tonto!
PING: - Não sou não.
PONG: - É sim.
PING: - Não, não.
PONG: - É claro que é. (Para a platéia) Vocês que são meus amiguinhos e muito inteligentes falem pra ela por onde é que escutamos... (T) Ta vendo? Nós escutamos pelo os ouvidos.
PING: - Eu escuto pela orelha.
PONG: - É a mesma coisa. Não é professora?
PING: - Eu sabia. Só queria vê se você também sabia.

CENA III: (Calção)
PONG: - Ai, ai, ai! Ping, você não tem educação.
PING: - Como é que é? Eu tenho calção sim. Quer ver? (Mostra o calção)
PONG: - Não seu palhaço boboca nariz de pipoca... Não pode, não pode, não pode! (Tenta impedir)
PING: - Mas não se irrite! É que você disse que eu não tenho calção. Estou mostrando que tenho. E é bonito viiiiiiuuuuuu!
PONG: - É que você é mau educado.
PING: - Eu?
PONG: - Você.
PING: - Por que? Que foi que eu fiz?
PONG: - É que você não cumprimentou nossos amiguinhos.

CENA IV: (Cumprimentos)
PING: - Ah! (Percebe a quantidade) Mas Pong... Tenho que cumprimentar todos?
PONG: - Hã, hã! Todos.
PING: - Mas são muitos!
PONG: - Vai logo palhaça.
PING: - Ooooiiiiiiiii! (Cumprimenta com as mãos)
PONG: - O Ping? O que você está fazendo?
PING: - Cumprimentando.
PONG: - Não é assim.
PING: - Não?
PONG: - Não é com a mão palhaço.
PING: - Ah! É mesmo. Já sei… (Usa os pés)
PONG: - O que você está fazendo Ping?
PING: - Você disse que não é com a mão... Então só pode ser com os pés.
PONG: - Quer feio. Fica ai dando esse chulé pras crianças.
PING: - Não tenho chulé não. Eu lavo meus pezinhos uma vez por semana viiiiuuuuu! Vocês também lavam os pés uma vez por semana? (T) Vocês não lavam os pés? Eca!
PONG: - Pare de palhaçada e cumprimente logo nossos amiguinhos.
PING: - Se não é com as mãos nem com os pés, como é que é?
PONG: - Use a cabeça palhaço.
PING: - Ah! Oooooiiiiiiii! (Com a cabeça)
PONG: - Que isso?
PING: - Você mandou usar a cabeça, estou usando.
PONG: - Não palhaço.
PING: - Ele não falou pra eu usar a cabeça pessoal? (T) Ta vendo? Só abro a boca quando tenho certeza!
PONG: - Ping… Preste atenção. A cabeça foi feita pra pensar.
PING: - Ah, tá! Mais esperai. Um palhaço tonto não consegue pensar!
PONG: - É com a boca. Use a boca.
PING: - Ah! Por que não disse logo? (Manda beijinho pra platéia)
PONG: - Não Ping! Tem cumprimentar com palavras.
PING: - Ah, é? Devia ter dito logo. Eu tenho um versinho muito bonito pra nossos amiguinhos. Feito exclusivamente por mim. Posso recitar?
PONG: - Você? Um versinho? Vocês acreditam que esta palhaça atrapalhada criou um versinho bonito? Então vai.
PING: - (Faz que sai) Então ta.
PONG: - Pra onde você ta indo?
PING: - Você mandou eu ir...
PONG: - Não. Disse vai... Recita o versinho que você fez pras crianças.
PING: - Ah! Criançada bonita que mora atrás da bananeira, de dia faz xixi na cama e de noite toma mamadeira... Bom dia! (T) Eu disse bom dia!
PONG: - Ah, ta muito fraco... Então vamos de novo... Bom dia!

CENA V: (Bexiga)
PONG: - (Passa mau) Ai! Tá me dando um tremelique!
PING: - Gente! Ele se assustou. Acho que é o coração... Preciso pegar minha caixa de primeiro socorros... Não! É melhor chamar o doutor Palhaço Sabidão. (Entra o Douto Palhaço Sabidão. Retira da maleta uma bomba e enche um balão cheio de confetes ou talco até estourar)
PONG: - Ah, seu palhaço, vou te pegar!
SABIDÃO: - (Corre) Socorro! Socorro! Ele quer me pegar. Não deixa! Não deixa! Não Deixa! (Se agarra com uma professora)
PONG: - Você queria fazer maldade.
SABIDÃO: - Mas eu só queria te ajudar!
PONG: - Você estourou minhas tripas!
SABIDÃO: - Foi sem querer querendo!
PING: - É. Foi sem querer querendo! Eu vi.
PONG: - Tô de mau. Corta!
PING: - De quem?
PONG: - Dos dois.
SABIDÃO: - Então tá!Eu conheço uma brincadeira muito legal.
PONG: - Ah, é! Que brincadeira é esta?
SABIDÃO: - Você não ta de mau?
PONG: - Que brincadeira?

CENA VI: (Luneta)
PING: - (Mostra uma corneta) Oh!
PONG: - Deixa eu ver.
PING: - Agente está de mau.
PONG: - Eu fico de bem. Vai... Dedinho!
SABIDÃO: - Sabe que isso?
PONG: - Não. O que é?
PING: - Pessoal sabe que é isso? (Aguarda resposta) É uma luneta.
PONG: - Luneta?
SABIDÃO: - Ah! É muito legal. Que ver? (Sai)
PONG: - Lá vem ele de novo! Vai entrar pelo cano. Ping ele pensa que vai me pegar, mas sou eu que vou pegá-lo.
SABIDÃO: - Toma.
PONG: - O que é isso?
SABIDÃO: - É uma luneta.
PONG: - Luneta?!
SABIDÃO: - É. E é mágica.
PING: - Mágica?
PONG: - Mágica! Que legal!
SABIDÃO: - Dessa vez vou pegar o Pong.
PONG: - Eu não estou vendo nadica de nada!
PING: - Claro! É que você tem que dizer as palavras mágicas.
PONG: - Palavras mágicas?
SABIDÃO: - É, é isso ai!
PONG: - Mas eu não conheço nenhuma palavra mágica.
PING: - Nossos novos amiguinhos podem nos ajudar.
PONG: - Quem sabe uma palavra mágica? (T) Falo a palavra mágica...
SABIDÃO: - É isso ai… E pede pra vê estrelas.
PONG: - E eu vou vê muitas estrelas?
PING: - Muitas! (Pega o martelo)
PONG: - Sim salaminho…
PING: - Não palhaço. É (Palavra mágica).
PONG: - (Palavra mágica) Eu quero ver o sol!
SABIDÃO: - Não! O sol não palhaço.
PONG: - Mas eu quero ver o sol.
PING: - Tem que ser estrelas.
PONG: - (Palavra mágica) Eu quero ver uma constelação!
SABIDÃO: - Não!
PONG: - Professora? Constelação não é um conjunto de estrelas? (T) Viu?
PING: - Me dá isso aqui vou te mostrar como é.
PONG: - Agora pego ele. (Pega outro martelo)
PING: - É assim... (Martelo com apito) Que barulho foi esse?
PONG: - Foi ele ali... Ta soluçando.
SABIDÃO: - É soluços! Tá com soluço neném? Vou fazer passar... Buuuuu!
PING: - (Palavra mágica) Eu quero ver a Xuxa!
PONG: - Coitada da Xuxa! Quando ela te vê vai levar um susto.
PING: - Vai nada. Sou muito bonito viiiiiuuuuuu!
PONG: - Tá bom. Anda logo vai…
PING: -(Palavra mágica) Eu quero ver estrelas! (Pong e Doutor Sabidão dão marteladas em Ping e saem correndo. Sonoplastia) Você me bateu eu vou embora. Não quero papo. (Correm)

CENAVII: (Abelha)
PING: - Tá vendo... Você me fez correr tanto que agora estou com sede.
PING: - Tá com sede é?
PONG: - Estou.
PING: - Com muita sede?
PONG: - Muita, muita, muita!
PING: - Eu conheço uma brincadeira muito legal.
PONG: - Qual?
PING: - Só que precisa está com muita sede.
PONG: - Tá bom. Estou com muita sede.
PING: - É assim… É a brincadeira da abelha, abelhinha…
PONG: - Abelha, abelhinha? Como é que é?
PING: - É assim. Eu sou uma abelha e venho voando assim ô, voando...
PONG: - Credo! Que isso?
PING: - É uma abelha.
PONG: - Parece mais um monstrinho colorido.
PING: - Presta atenção. Eu venho voando, assim… Aí você diz: Abelha abelhinha joga água na minha boquinha. Entendeu?
PONG: - Entendi.
PING: - Então tá.
PONG: - Tá o que?
PING: - Você terá muita água. (Sai)
PONG: - Ah! Ele pensa que vai me pegar mais sou eu que vou pegá-lo. Está pronto?
PING: - (Enche a boca d’água) Hum, hum!
PONG: - Abelha, abelhinha… Eu não quero água!
PING: - (Joga água para cima e vira de costa para Pong. Pong encha a boca com água) Ora seu palhaço pastelão, não é assim. É pra você dizer: Abelha, abelhinha joga água na minha boquinha! (Pong molha Ping) Você me molhou! Eu vou contar tudo pra sua mãe dona Palhaçolina.
PONG: - Tá vendo? Você queria me pegar...
PING: - Você molhou toda minha roupa novinha. Agora vou ficar resfriado! (Espirra três vezes e na última falha) Faiô!
PONG: - Ping?
PING: - Não quero papo com você. Parei contigo! Você é malvado.
PONG: - Se você não contar pra minha mãe agente brinca.
PING: - Não quero mais brincar com você.
PONG: - Vamos brincar!
PING: - Tô de mau. (Sai)
PONG: - Ping,vem cá.

CENA VIII
PING: - Não vou não. Vou embora.
PONG: - Podemos pegar o Marmelada...
PING: - Não quero. Magoou!
PONG: - Podemos fazer uma aposta.
PING: - E vamos apostar o que?
PONG: - Se o Marmelada cair na brincadeira eu te dou minha coleção de figurinhas...
PING: - E se eu perder?
PONG: - Você me paga um pirulitão.
PING: - Apostado.
PONG: - Então chama ele.
PING: - Marmelada... Mamelada...
MARMELADA: - Que é? Que foi? Quanto alvoroço. Eu sei que sou uma celebridade! Mas, não precisa tanto. Se quer autografo por favor entra na fila.
MARMELADA: - É que sou pop. E o pop não poupa ninguém. Alem do mais pra falar comigo tem que dormir na fila.
PONG: - Agora chega de tanta lenga-lenga!
PING: - Olha que descobri.
MARMELADA: - Que é isso?
PING: - Não sabe o que é?
MARMELADA: - Que é?
PONG: - É uma luneta.
MARMELADA: - Luneta? Ah, uma luneta! E Pra que seve?
PING: - Ora pra que?
PONG: - Pra ver estrelas.
MARMELADA: - É claro! Eu sabia. Só queria ver se vocês sabiam. Eu sou inteligente!
PING: - Então Marmelada você não quer ver?
MARMELADA: - Mais espia... Estão querendo me pegar! Hum! Isso é o que veremos.
Ah, eu quero. Como funciona?
PING: - É muito simples. Você olha aqui ó... E diz uma palavra mágica completando com “eu quero ver estrelas”
PONG: - Pois é, pois é! Ai você vai ver muitas estrelas! Um tantão assim ó...
MARMELADA: - Ah! Que legal! E que palavra devo dizer? (Pergunta ao público)
PING: - Agora vai... (Ping e Pong pegam o martelo)
MARMELADA: - Eu quero ver... Não to vendo nada. Tá embaçado.
PONG: - É só limpar. Pronto.
MARMELADA: - Então vamos lá... Eu quero ver... Eu posso vê por outro olho? É que eu não enxergo bem com esse.
PING: - Ah! Claro que pode. Vai logo palhaço.
MARMELADA: - Eu quero ver... Não estou muito a vontade. Acho que não estou segurando direito.
PING: - Ah, como você é irritante!
MARMELADA: - Ai, ai, ai, ui, ui! Pressão não!
PING: - Tá bom. Então vai logo.
MARMELADA: - Posso pedir ajuda?
PING: - Pode. Pong ajuda ele.
MARMELADA: - Isso. Segura a luneta que eu olho. Eu quero ver estrelas! (Quando Ping vai martelar ele se abaixa e pega em pong)
MARMELADA: - Acha mesmo que sou bobo é? Se deram mal.
PONG: - Sua desastrada.
PING: - Foi sem querer!
PONG: - Sem querer.

CENA X
TITICA: - Aaaaaaaaaaaaaaaah! (Chorando)
PING: - Que foi Titica?
PONG: - Alguém te bateu?
TITICA: - Aaaaaaaaaaaaaaaah! (Chorando)
PING: - Chutou teu joelho?
TITICA: - Aaaaaaaaaaaaaaaah! (Chorando)
PONG: - Tua canela?
TITICA: - Aaaaaaaaaaaaaaaah! (Chorando)
PING: - Torceu teu braço?
TITICA: - Aaaaaaaaaaaaaaaah! (Chorando)
PING: - Acertou teu bumbum?
TITICA: - Nãoooooooooo! Agora basta! Vocês sabem o que quer dizer basta?
PING: - Eu sei! É o que usamos para escovar os dentes!
PONG: - Como você é tonto! Basta é a mulher do Basto.
TITICA: - Não! Basta quer dizer chega. Chega!
PING: - O que aconteceu? Porque ta chorando desse jeito?
TITICA: - É que o Senhor Leôncio... Ele disse que vai fechar o circo.
PONG e PING: - Fechar o circo?
TITICA: - É.
MARMELADA: - Eu ouvi fechar o circo?
TITICA: - Pois é.
PING: - Isso não pode acontecer.
MARMELADA: - Ele disse que as crianças não vão mais ao circo e por isso ele não tem mais dinheiro para mantê-lo.
MARMELADA: - Nós vamos ficar despregados!
PONG: - Não é despregados. É desempregados.
PING: - Ele não pode fazer isso.
LEÔNCIO: - Posso e vou fazer. É que vocês são muito sem graça. E por isso ninguém vem mais ao circo para ver os espetáculos. Vou fechar e todos vocês vão pro olho da rua.
TODOS: - Mas senhor Leôncio...
LEÔNCIO: - Nem mais nem menos. Vou fechar e pronto! (Sai)
PING: - E agora?
PONG: - Temos que fazer alguma coisa. Precisamos pensar.
MARMELADA: - Já sei!
TODOS: - O que?
MARMELADA: - Esqueci.
TITICA: - Já sei!
TODOS: - O que?
TITICA: - Deixa pra lá.
PING: - Já sei!
TODOS: - O que?
PING: - Não! Não dará certo...
PONG: - Eu sei. Eu sei! Sou mesmo brilhante!
TODOS: - O que?
PONG: - Junta todos... (Cochicham)
TITICA: - Acho que dará certo.
MARMELADA: - Então vamos chamar Senhor Leôncio.
TODOS: - Senhor Leôncio...
LEÔNCIO: - Quem se atreve em incomodar meu sono de beleza?
PONG: - Sabe o que é... É que tivemos uma grande idéia.
LEÔNCIO: - Idéia? Vocês? Era só o que faltava.
PING: - Diremos que agente consiga trazer muitas crianças para este circo...
LEÔNCIO: - Vocês?
MARMELADA: - É. Nós.
LEÔNCIO: - Isto eu duvido muito.
TITICA: - Basta nos dar uma chance.
LEÔNCIO: - Sei não.
PONG: - (Platéia) Ele nos dar ou não uma chance? Tá vendo!
PONG: - Vamos montar um grande show e apresentar pro senhor e pra todas crianças.
LEÔNCIO: - Só quero ver. (Sai)
PING: - Enquanto eu e Pong vamos preparar o show vocês distrai nossos amiguinhos. (Saem)

CENA X (Competição)
MARMELADA: - Vamos fazer uma competição pra aquecer!
TITICA: - Oba! Adoro competição! Então vamos dividir o pessoal, se não você vai trapacear. (Dividem o público)
MARMELADA: - Agora precisamos de um juiz. (Pegam uma professora)
TITICA: - Antes de fazer o julgamento a professora vai passar pela deformação! Vamos fazer uma escova regressiva (Colocam um nariz de palhaço nela e uma peruca)
MARMELADA: - Tchã, tchã,thã! Tá biita! (Retira o pano)
TITICA: - Professora a senhora agora que tá mais biíiita vai ser a juíza escolher o lado que cantar mais alto, mais forte e mais animado! (Os palhaços fazem seu grito de guerra, cantam e no final tudo termina em empate)

CENA XI (Fantasma)
MARMELADA: - Pessoal. Fiquei sabendo que o doutor Palhaço Sabidão tem medo de fantasma.
TITICA: - É verdade?
MARMELADA: - É Vamos dar um susto nele?
TITICA: - Vamos... Então vamos chamar? (Chamam)
MARMELADA: - Doutor... Fiquei sabendo que o senhor tem medo de fantasma...
SABIDÃO: - É mentira. Eu não tenho medo de fantasma. Fantasma não existe. E também se existisse eu dava um chute no bumbum dele. (Entra Titica com alguém da platéia vestido de fantasma)
MARMELADA: - E se lhe disser que este circo é mal assombrado...
SABIDÃO: - Assombração é coisa de nossa imaginação. Não existe!
TITICA: - Huuuuuuu!
SABIDÃO: - Marmelada pensa que sou boboca! Acha que não sei que é Titica. (Titica vai atrás de Sabidão e cutuca) Santa palhaçada! Se não é o Titica?... (Levanta o pano a pessoa da platéia está com uma máscara de monstro. Sabidão desmaia)
MARMELADA: - Ah, céus! Deu um siricutico na palhaça! E agora? Já sei! Água! Água! (Sai correndo pega um copo com água e joga em Sabidão. Não funciona) Mais água. (Sai e volta com balde cheio de confetes) Um, dois, três! (Joga no público. saem correndo)

CENA XII
PING: - Está tudo pronto.
PONG: - Então vamos chamar seu Leôncio para assistir ao nosso show.
PONG e PING: - Senhor Leôncio!
LEÔNCIO: - Que foi? Que é? Que quer?
PING: - É que está tudo pronto.
PONG: - Já preparamos um grande show!
LEÔNCIO: - Hum! Duvido muito.
PING: - O senhor prometeu...
PONG: - Se as crianças aprovarem o senhor não fecha mais o circo.
PING: - Que duvido muito!
PONG: - Então sente ali.
PING: - Acomode-se.
PONG: - Senhoras e senhores do circo Mambembe! E agora com vocês uma das maiores atrações do mundo. Com seu grande número Ping! (Entra ping com um número gigante)
PONG: - Mais que isso?
PING: - Ora essa! Um grande número.
PONG: - Desculpe senhor Leôncio é que ela entendeu mal. Vamos pro próximo. E agora uma das atrações mais esperadas desta noite. Se estão sentados na cadeira se seguem por que este número é muito arriscado. Andando sobre um arame esticado o grande e o único Marmelada! (Estica uma corda no chão e se equilibra)
PING: - Isso não está dando certo.
MARMELADA: - Senhoras e senhores, tenho a honra de apresenta aqui e agora o maior equilibrista de todos os tempos. Ele... O grande Pong!
PONG: - Antes de mais nada vou fazer um desafio. (Puxa alguém para equilibrar copos. Os dele estão amarrados)
PING: - Mais que feio! Trapaceando.

CENA XIII (Mágica)
TITICA: - Trapaceiro! Já que enrolou… Enrolou! Vou te mostrar o numero de mágica que aprendi.
SABIDÃO: - Oba! Adoro mágicas! (Faz Alguns truques)
PONG: - Então Senhor Leôncio? O que achou?
LEÔNCIO: - Sei não... Sei não...
PING: - Nossos amiguinhos gostaram.
LEÔNCIO: - Vocês gostaram? Devo dar uma chance a estes palhaços? Se eu manter o circo aberto vocês vem ver aos espetáculos?
PING: - Tá ouvindo?
TITICA: - O público apovou!
SABIDÃO: - E o senhor prometeu.
LEÔNCIO: - Sendo assim... Levando em consideração todo esforço. O circo continuará levando a alegria a todos!
TODOS: - Viva o circo! Viva ao palhaço! Viva a alegria! Viva!

F I M !

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...