fevereiro 02, 2011

A ROUPA NOVA DO IMPERADOR (Texto deTeatro)

A ROUPA NOVA DO IMPERADOR
Inspirado na obra de: H. C. Andersen
Adaptação: Marcondys França

PERSONAGENS:

LION: Golpista
JEAN: Golpista
GERARD: Imperador
MINISTRO: Braço direito de Gerard
LORD BYRON
CRIADO
LADY FRANÇOÁ
(Toda história é ambientada na França do século XVIII)
CENA I
LION: - Jean meu caro, tenho a solução para todos nossos problemas financeiros.
JEAN: - Você e suas idéias mirabolantes! Não basta termos que sair fugidos da de Marcele?
LION: - Planejamento é tudo meu caro! Agora tenho tudo esquematizado. E nenhum rabo de saia vai desviar minha atenção. Desta vez lhe garanto, é infalível.
JEAN: - Se continuarmos seguindo seus planos desastrosos vamos acabar com nossas cabeças na forca! E cá entre nós meu querido irmão, sou muito jovem um fim tão trágico.
LION: - Devias confiar mais em mim!
JEAN: - Da ultima vez que confiei em você quase fui condenado à guilhotina.
LION: - Ossos do oficio! No mundo dos negócios estamos expostos a tudo!
JEAN: - Ossos do oficio! Quase perdemos as nossas vidas Lion!
LION: - Ora Jean! Não seja pessimista. Agora é diferente...
JEAN: - Desejo ficar longe de confusões. O quanto mais longe de encrenca melhor!
LION: - Bravo! Bravo! Um picareta redimido.
JEAN: - Passei a dar mais valor a minha vida. Depois que estive de frente para a morte percebi o quanto é bom viver. Casei desses pequenos golpes!
LION: - Ai é que esta o x da questão... Não se trata de um pequeno golpe e sim de um grande golpe.
JEAN: - Não, não, não… Estou fora.
LION: - Mesmo que isto lhe rendesse uns quinhentos francos?
JEAN: - Quinhentos francos? Não! Está blefando.
LION: - Não é blefe.
JEAN: - Tens um minuto para me convencer...
LION: - Não precisarei de tanto.
JEAN: - O tempo esta se esgotando!
LION: - De certo já ouviu falar do grande imperador e seus exageros...
JEAN: - Gerard!
LION: - Isso. Gerard… É um fanático por roupas...
JEAN: - E?
LION: - E não economiza quando o assunto é novidades...
JEAN: - Hei, hei, hei! Onde estas querendo chegar?
LION: - Não imagina?
JEAN: - Você ta pensando em aplicar um golpe no imperador?
LION: - Já está tudo planejado.
JEAN: - Estas louco homem?
LION: - Disseste que estavas cansada de pequenos golpes...
JEAN: - Mas isso é mesmo que assinar a sentença de morte.
LION: - Esta tudo bem planejado. Nós passaremos por grandes tecelões. Os melhores! Nos tornaremos os mais famosos do mundo.
JEAN: - Faz-me rir! Não sabemos nem segurar numa agulha.
LION: - Nem precisamos saber. Basta espalhar por todo império a notícia que somos os melhores e que fazemos os tecidos maravilhosos...
JEAN: - Descobirão a farsa antes mesmo de comerçar... Não entendemos nada de tecido e nem tão pouco de moda.
LION: - Ai é que está. Diremos que os nossos tecidos alem de ser maravilhosos, são especiais. Para algumas pessoas são invisíveis. Quem é estúpido ou incompetente no trabalho não consegue enxergá-los.
JEAN: - E o que o faz crer que acreditarão?
LION: - Me diga meu caro irmão, quem irá assumir que não vê? Assumir é declarar em público sua estupidez.
JEAN: - Oh, céus! Pirou de vez! (Lion pega o chapéu) Que vai fazer?
LION: - Dar início ao plano. Espalhar a notícia! Logo-logo chegará aos ouvidos do imperador. (Sai)
JEAN: - E nós seremos mortos! Oh, vida cruel! (Sai)
CENA II
GERARD: - Sr. Ministro?! Sr. Ministro?!
MINISTRO: - Sim, meu senhor...
GERARD: - Onde está meu novo traje?
MINISTRO: - Aqui está meu senhor.
GERARD: - É semelhante ao que já usei no baile em homenagem a condessa Ranielle.
MINISTRO: - Tem alguns detalhes que o diferencia do outro.
GERARD: - Desejaria que fosse todo diferente!
MINISTRO: - Senhor...
GERARD: - Não me importa o quanto custe desde que seja totalmente diferente. Tem que ser suntuoso.
MINISTRO: - Claro meu senhor.
GERARD: - O que há? Será que todos os tecelões deste império não conseguem entender que preciso de um modelo novo para cada hora do dia?
MINISTRO: - Irei providenciar.
GERARD: - Se não há tecelão capaz de confeccionar uma roupa a minha altura aqui no império busque em outro lugar.
LADY FRANÇOÁ: - Acredito que tenho a solução para acabar de vez com sua insatisfação.
GERARD: - Lady Françoá!
LADY FRANÇOÁ: - Meu senhor!
MINISTRO: - E qual seria a solução?
LADY FRANÇOÁ: - Ai é que está. Sou uma mulher bem informada. Ouvi falar de dois novos tecelões que vieram de muito longe e confeccionam tecidos maravilhosos.
GERARD: - Preciso de algo novo. Algo que seja esplendoroso... Como nunca visto!
LADY FRANÇOÁ: - Aposto que estas pensando no grande desfile de honra.
GERARD: - Exato! Neste desfile teremos grandes autoridades além de todo camponeses. E eu como sempre, não posso fazer feio.
LADY FRANÇOÁ: - Então este tecelões chegaram em boa hora.
MINISTRO: - O que tem de especial estes tecelões?
LADY FRANÇOÁ: - Confeccionam tecidos especiais.
MINISTRO: - De tecidos especiais nosso império esta cheio.
LADY FRANÇOÁ: - Só que os tecidos que estes tecelões fazem meu caro Ministro, são muito mais que especiais...
MINISTRO: - Por que?
LADY FRANÇOÁ: - Por que quem é estúpido e incompetente no trabalho não consegue enxergá-los.
GERARD: - Então deve ser tecidos magníficos! Se eu tivesse roupas feitas por eles, poderia saber quem não trabalha direito!
LADY FRANÇOÁ: - É isso mesmo! Também saberia distinguir os inteligentes dos estúpidos.
GERARD: - Quero conhecê-los.
LADY FRANÇOÁ: - Meu imperador só há um pequeno probleminha...
GERARD: - Qual?
LADY FRANÇOÁ: - Seus serviços são um pouco alto.
GERARD: - Quanto?
LADY FRANÇOÁ: - Mil francos.
MINISTRO: - É abusivo.
GERARD: - Não importa! Eu pago. Pago o preço que for desde que satisfaça a minha vontade. Lady Françoá, agora vá e traga-os a minha presença.
LADY FRANÇOÁ: - Claro! Com vossa permissão... (Sai)
MINISTRO: - Mas meu senhor...
GERARD: - Se não tens competência para encontrar bons tecelões, não fique ai criticando. (Sai)
MINISTRO: - Tecidos especiais... Hum! (Sai)
CENA III
LION: - Jean...
JEAN: - Que escacéu é este?
LION: - Veja!
JEAN: - Que é isto?
LION: - A solução...
JEAN: - Que está aprontando agora Lion?
LION: - Esta aqui em minhas mãos a solução dos nossos problemas.
JEAN: - Vejo apenas um envelope.
LION: - Não seja tolo! O que há aqui dentro é que é o caminho para nossa fortuna.
JEAN: - E o que há de tão extraordinário ai dentro?
LION: - Veja você mesmo com seus próprios olhos.
JEAN: - (Pega o envelope e ler) Oh, não!
LION: - Que lhe disse!
JEAN: - Deve esta louco.
LION: - Louco? É um golpe de mestre! Observou bem? Veja o remetente... Lady Françoá.
JEAN: - E quem é Lady Françoá?
LION: - Ninguém mais que uma das protegidas do imperador.
JEAN: - Não podemos!
LION: - Não seja covarde. Segundo a carta, Lady Françoá estará aqui.
CRIADO: - (Entra) Lady Françoá.
LADY FRANÇOÁ: - Senhores!
JEAN: - Senhora. Por favor...
LADY FRANÇOÁ: - Obrigada!
LION: - Madimosele, fique a vontade.
JEAN: - Em que podemos ser úteis?
LADY FRANÇOÁ: - Vim aqui em nome do imperador Gerard. Sabendo as maravilhas que os senhores são capazes de fazer com seus talentos fui incumbida com o intuito de contratá-los.
JEAN: - Nos contratar?
LADY FRANÇOÁ: - Sim. A fama dos senhores chegou aos ouvidos do meu senhor e o mesmo deseja que os senhores confeccionem uma roupa para que ele possa usar no desfile de honra.
JEAN: - É uma grande honra para nós senhora. Mas...
LION: - Temos nosso preço.
LADY FRANÇOÁ: - Claro! Foi que pensei. Meu imperador esta disposto a pagar o preço que for, por essa grande novidade.
LION: - É que os nossos tecidos são muito especiais, jamais visto antes.
LADY FRANÇOÁ: - Sabemos. Amanhã mesmo irei levá-los a presença do imperador.
JEAN: - Não será possível.
LION: - Claro que será. Senhora, o imperador sabe qual o nosso preço?
LADY FRANÇOÁ: - Quinhentos francos, certo?
LION: - Certo. Quinhentos francos.
LADY FRANÇOÁ: - Amanhã as dez enviarei meu cocheiro para buscá-los.
LION: - Estaremos esperando.
LADY FRANÇOÁ: - Será uma grande honra negociar com os senhores.
LION: - Digo o mesmo.
LADY FRANÇOÁ: - Senhores... (Sai)
JEAN: - Ficou maluco! Enlouqueceu de vez?
LION: - Tarde demais para voltar atrás.
JEAN: - Oh, céus!
LION: - Coragem homem, coragem! (Saem)
CENA IV
MINISTRO: - Meu senhor... Não creio que seja necessário pagar um preço tão alto por uma roupa.
GERARD: - Se é uma roupa feita com um tecido tão especial, então o preço é justo.
MINISTRO: - Quinhentos francos!
GERARD: - É pouco por tamanha novidade.
MINISTRO: - Isto poderá causar revolta no povo.
GERARD: - Quem é o imperador?
MINISTRO: - O senhor.
GERARD: - Então, eu tomo as decisões.
CRIADO: - Lady Francoá!
LADY FRANÇOÁ: - Meu senhor...
Muito me alegra vê-la.
GERARD: - Muito me alegra vê-la.
LADY FRANÇOÁ: - Tenho boas novas.
GERARD: - Não me deixe curioso.
LADY FRANÇOÁ: - estive com os artesões.
GERARD: - Ótimo!
LADY FRANÇOÁ: - Já estão a caminho. Muito breve estará aqui, em sua presença.
CRIADO: - Mister Jean e Mister Lion!
LION: - Meu senhor…
JEAN: - Senhor...
GERARD: - Sejam bem vindos!
LADY FRANÇOÁ: -
LION: - Obrigado meu senhor.
GERARD: - Ouvi falar maravilhas a respeito dos senhores.
LADY FRANÇOÁ: - Estes homens são realmente incríveis. Não é por acaso que sua fama se espalhou.
GERARD: - Senhores... Desejo um traje de gala como nunca visto.
LADY FRANÇOÁ: - Isto não será problema para os senhores aqui estão.
MINISTRO: - Ouvimos falar deste tal tecido especial. Os senhores trouxeram uma amostra?
JEAN: - Amostra?
LION: - Não podemos andar por ai com um tecido tão raro.
MINISTRO: - Então sugiro que devemos conhecer o vosso ateliê.
JEAN: - Nosso atelier?
LION: - Claro! Quando quiserem.
JEAN: - Ficou loco?
LION: - Acalma-te. Sei o que estou fazendo. Senhores, senhora... Claro que podem conhecer nosso ateliê. Só que há uma pequena exigência.
MINISTRO: - Qual?
LION: - Precisamos de um adiantamento.
LADY FRANÇOÁ: - Pode deixar que eu cuido disso. Afinal, estou a frente das negociações.
GERARD: - Sendo assim tudo bem. Confio em sua competência Lady Françoá. Agora preciso repousar. (Sai)
MINISTRO: - Não vejo a hora de conhecer este tecido especial. (Sai)
LADY FRANÇOÁ: - Senhores o que significa isto?
LION: - Lady Françoá com todo respeito, é que temos despesas iniciais. Como o imperador ira nos fazer uma visita para conhecer nossas instalações...
LADY FRANÇOÁ: - Tudo bem.
LION: - tudo bem?
LADY FRANÇOÁ: - Quanto?
LION: - Duzentos francos.
LADY FRANÇOÁ: - Duzentos? Cento e cinqüenta.
LION: - Cento e oitenta.
LADY FRANÇOÁ: - Cento e sessenta.
LION: - Aceito.
LADY FRANÇOÁ: - Enviarei um criado com a quantia. Não me decepcionem! (Sai)
JEAN: - Cento e sessenta francos!
LION: - Não se anime tanto meu caro! Esta quantia é para compra um tear e alugar um galpão.
JEAN: - Um tear? Para que precisamos de um tear?
LION: - faz parte do plano.
JEAN: - Quer nos matar?
LION: - Não seja pessimista!
JEAN: - vamos pegar o dinheiro e dar o fora.
LION: - E deixar para trás trezentos e quarenta francos? Deve esta ficando louco!
JEAN: - Louco eu? Ah!
LION: - Agora vamos que temos muito o que fazer. (Saem)
CENA V
GERARD: - Não vejo a hora de experimentar esta nova roupa tão especial.
MINISTRO: - Espero que valha a pena!
GERARD: - Que o faz pensar que não possa valer apena?
MINISTRO: - Nunca ouvimos falar desses tecelões.
GERARD: - Segundo tenho informações, vieram de longe. E no mais confio em lady Françoá.
MINISTRO: - Claro.
GERARD: - Senhor ministro peço que apresse a minha visita a estes senhores.
MINISTRO: - Como desejar.
GERARD: - Só há uma coisa que me incomoda.
MINISTRO: - O que meu senhor?
GERARD: - Se eu não enxergar este tecido?
MINISTRO: - Confesso que achei muito estranha esta história.
GERARD: - Se eu não enxergar será que não sou um bom imperador?
MINISTRO: - Já lhe ocorreu a possibilidade destes tecelões serem impostores?
GERARD: - Por isso que vou lhe enviar para investigar a autenticidade das informações destes tecelões.
MINISTRO: - Eu?
GERARD: - Não penso em ninguém melhor que você. Você é um homem honesto e muito competente. Com toda certeza me fará confiável relatório.
MINISTRO: - Se assim deseja...
GERARD: - Obrigado Sr. Ministro. Sabia que podia contar com seus serviços.
MINISTRO: - Claro. Sempre. Com vossa permissão...
GERARD: - A tens! (Saem)
CENA VI
CRIADO: - Senhores...
JEAN: - Sim?
CRIADO: - Venho através do Sr. Ministro, representante de vossa excelência o imperado Gerard.
LION: - O que lhe trás aqui?
CRIADO: - Trago esta mensagem.
JEAN: - Que diz a mensagem?
CRIADO: - Diz que o próprio Sr. Ministro vira aqui hoje para inspecionar o tão especial tecido.
JEAN: - Isso vai mal!
LION: - Claro! Estaremos aguardando.
CRIADO: - Senhores, com vossa permissão... (Sai)
JEAN: - Estamos perdidos!Maldita hora que concordei com esse plano maluco.
LION: - Relaxa!
JEAN: - Relaxar. Não percebe que vamos parar na forca?
LION: - Não seja tolo.
JEAN: - Como pretende sair dessa maçada?
LION: - Lembra do que disse? Só quem é estúpido ou incompetente não consegue enxergar o tecido especial. Sendo assim nosso nobre ministro não irá querer passar por estúpido ou incompetente.
JEAN: - Acho arriscado.
LION: - És um homem de pouca fé. Precisas confiar mais em mim.
JEAN: - Maldita hora que entrei nessa!
LION: - deixa de ser frouxo! E vamos montar o tear antes que o Sr. Ministro chegue. (Saem)
CENA VII
LADY FRANÇOÁ: - Sr. Ministro, quanta honra!
MINISTRO: - Não posso dizer o mesmo.
LADY FRANÇOÁ: - Parece preocupado.
MINISTRO: - E não deveria esta?
LADY FRANÇOÁ: - Preocupa-se demais! Por que não relaxa?
MINISTRO: - Tenho uma grande missão...
LADY FRANÇOÁ: - De certo... Vais conferir os trabalhos dos senhores tecelões Jean e Lion...
MINISTRO: - Absolutamente.
LADY FRANÇOÁ: - Posso lhe garantir que não deixarão nada a desejar.
MINISTRO: - Tenho minhas dúvidas.
LADY FRANÇOÁ: - Como sempre desconfiado! E por falar nisso tenho aqui uma pequena lista...
MINISTRO: - Que significa isto?
LADY FRANÇOÁ: - É só uma exigências!
MINISTRO: - Que absurdo! Acha mesmo que vou permitir que essas exigência sejam atendidas? Onde já se viu! Mais seda, ouro e pedras preciosas...
LADY FRANÇOÁ: - Nosso imperador quer uma roupa mais que diferente. Luxuosa!
MINISTRO: - Negativo.
LADY FRANÇOÁ: - O senhor que sabe. Que será que meu senhor o grande imperador Gerard pensará disso? Se a roupa não ficar pronta por sua causa, terás que prestar conta com nosso imperador.
MINISTRO: - Tudo bem. Irei providenciar.
LADY FRANÇOÁ: - Saiba decisão!
MINISTRO: - Onde estão os tecelões?
LADY FRANÇOÁ: - Senhores?!
JEAN: - Senhor Ministro…
MINISTRO: - Onde está a nova roupa do imperador?
LION: - Ainda não esta pronta. Mais já está ficando uma belezura. Veja!
MINISTRO: - Onde?
LION: - Aqui. Bem debaixo de seu nariz.
MINISTRO: - Onde?
LION: - Não vê?
JEAN: - Aqui senhor. Veja!
LADY FRANÇOÁ: - Não é um primor?
MINISTRO: - (Confuso) Será que sou estúpido e incompetente? (A parte) Que ninguém saiba disso. É mesmo maravilhoso! Que bela cores! Vocês são mesmo bons. Irei imediatamente informar ao imperador o trabalho Maravilhoso que os senhores estão realizando. (Sai)
LADY FRANÇOÁ: - Há! Que bom que o senhor ministro aprovou. Se passou pela aprovação do rígido ministro com certeza o nosso imperador irá adorar. Senhores... Com vossa permissão... (Sai)
JEAN: - Que houve aqui?
LION: - É melhor não tentar entender. (Saem)
CENA VIII
GERARD: - Então senhor ministro?
MINISTRO: - Bom senhor...
GERARD: - Algum problema?
MINISTRO: - Não, não...
GERARD: - E minha nova roupa?
MINISTRO: - Está ficando maravilhosa. Segundo Lady Françoá só falta alguns ajustes. Basta o senhor fazer algumas provas...
GERARD: - Claro! Estou ansioso. Pode marcar para amanha. Não vejo a hora de conhecer este tecido tão especial!
MINISTRO: - E põe especial nisto! Vou ordenar que um criado vá avisar aos tecelões que Vosso Imperador irar fazer a prova. Com vossa permissão...
GERARD: - A tens. (Saem)
CENA IX
JEAN: - E agora que faremos?
LION: - Sossega! Quem em sã consciência irá assumir publicamente que é incompetente e estúpido a ponto de não enxergar este tecido tão especial?
JEAN: - Céus! És muito confiante.
LADY FRANÇOÁ: - Senhores! O imperador Gerard está chegando para fazer a prova.
CRIADO: - Senhor imperador Gerard!
LION: - Meu senhor.... Que honra! Jean traga a roupa...
JEAN: - A roupa...
LION: - Sim. A roupa. Fizemos conforme as medidas que nos foi enviadas.
GERARD: - estou ansioso para vê esta nova roupa e conhecer este tecido tão especial jamais visto em todo o mundo.
JEAN: - Aqui esta senhor.
GERARD: - Onde?
LION: - Bem aqui... Na sua frente.
JEAN: - Não é linda?
LADY FRANÇOÁ: - Nunca vi nada igual!
MINISTRO: - Veja as cores... É realmente um trabalho extraordinário.
LADY FRANÇOÁ: - Um luxo!
GERARD: - (Aparte) O que está acontecendo aqui? Não vejo nada. Será que sou estúpido e ignorante? Ninguém pode ficar sabendo que não estou vendo. Ah, é lindo! É extraordinário! Adorei!
MINISTRO: - Encantador! Esplendido! Maravilhoso!
LADY FRANÇOÁ: - Vai ficar maravilhoso nesta nova roupa.
GERARD: - Não resta dúvida!
MINISTRO: - Sabia que ia aprovar.
LADY FRANÇOÁ: - Que bom que passou por sua aprovação. Então senhores continue o trabalho que esta belíssima roupa precisa ficar pronta antes do grande desfile de honra do nosso imperador.
MINISTRO: - Senhor... (Saem)
LION: - Que lhe disse?
JEAN: - Me custa crer!
LION: - Não demorará muito e seremos ricos. Agora meu querido irmão, vamos terminar a nova roupa do imperador. (Saem)
CENA X
GERARD: - Senhor ministro...
MINISTRO: - Meu senhor...
GERARD: - Onde estão os tecelões? Esta quase na hora do grande desfile.
MINISTRO: - Já estão chegando meu senhor.
GERARD: - Ótimo!
LION: - Aqui está sua maravilhosa roupa meu grande imperador.
LADY FRANÇOÁ: - Vai ficar maravilhoso! Bom, é melhor aguardar lá fora. (Sai)
LION: - Jean, ajude-me a vestir nosso imperador.
JEAN: - Claro! (Fingem vestir o imperador que fica só com os trajes de baixo )
MINISTRO: - Maravilha!
LION: - Pronto meu senhor!
MINISTRO: - Lady Françoá?
LADY FRANÇOÁ: - Sim. (Se assusta. Disfarça)
MINISTRO: - Que acha?
LADY FRANÇOÁ: - Maravilhosa! Ficou realmente magnífica! Espetacular!
GERARD: - Gostaram?
LADY FRANÇOÁ: - Claro meu senhor!
CRIADO: - Meu senhor, o povo o espera para o grande desfile. Todos estão ansiosos para vê sua nova veste.
GERARD: - Então estou pronto. Lady Françoá... Pague a estes grandes artesões pelos seus serviços.
LADY FRANÇOÁ: - Já esta acertado meu senhor.
GERARD: - Então vamos ao desfile. (Sai o Ministro, Lady e o Imperador)
JEAN: - Não acredito!
LION: - Nem eu!
JEAN: - É melhor agente dar o pé daqui.
LION: - Concordo com você. (Saem)
VOZ: - O imperador está nu!

F I M

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...