fevereiro 22, 2011

O TEXTO: LUGAR DE LIXO É NO LIXO É ESCOLHIDO PARA PARTICIPAR DE PROJETO DE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Projeto de preservação ao meio ambiente é aprovado em concurso estadual
Publicada em 14/12/2010

O bataguassuense, Flavio Aparecido Alves dos Santos, fiscal de inspeção de inspeção e vigilância sanitária (Secretaria de Saúde) da prefeitura de Bataguassu venceu concurso estadual que tinha como objetivo incentivar a estruturação e desenvolvimento de ações de Vigilância Sanitária Municipal, com ênfase na realização de atividades integradas que envolvia, para sua execução, média ou alta complexidade tecnológica.

O PROJETO
Flavio Santos realizou projeto com o propósito de apresentar uma solução sustentável para questão dos resíduos sólidos urbanos, que cresce na mesma proporção em que a cidade aumenta sua área urbana e industrial, tendo em vista que o município se tornou área de ZPE (Zona de Processamento e Exportação) através do Decreto de 30 de Junho de 2010, publicado no DOU no dia 01 de Julho de 2010.

ORGANIZAR
De acordo com o projeto, existe a necessidade de organizar o crescimento populacional de forma a preservar o meio ambiente e a saúde, se faz necessário conscientizar a comunidade local e regional da real importância em preservar nosso ecossistema reduzindo a emissão de poluentes na natureza, cria não só por parte do poder público como também da iniciativa privada e comunidade em geral, a obrigação a fazer de forma permanente um tratamento adequado para a questão de uma forma socialmente organizada, politicamente e ambientalmente correta no que concerne a educação em saúde ambiental e controle da emissão desses poluentes em nosso território.

VISÃO FUTURISTA
“Com uma visão futurista o poder constituinte deixou expresso em nossa carta magna a responsabilidade das mais diversas camadas da sociedade sobre o enfrentamento do problema desde a conscientização que se compreende educação à destinação final”, frisa o fiscal.
RECICLAGEM
Estudos comprovam que a reciclagem é a forma mais viável para a solução do problema, tendo em vista sua aplicação prática e proveitosa no sentido de contribuir com a natureza a saúde e elevar a renda das famílias que sobrevivem da coleta seletiva de resíduos.

JUSTIFICATIVA
“A vigilância sanitária local atende um a um alto número de denúncias devido ao mau armazenamento desses materiais que vão desde as residências quando não em terrenos baldios”, salienta Flavio.
O município conta com um número aproximado de 50 famílias que direta ou indiretamente sobrevivem ou tem como renda complementar a coleta de materiais recicláveis, sendo necessária uma melhor estruturação nas condições de trabalho dessas pessoas, compreendendo as questões de saúde, educação e bem estar.

“Outro ponto importante é o fato dos resíduos serem depositados em lixão, prejudicando o meio ambiente, necessitando a diminuição da alocação desses resíduos prejudiciais para que o restante dos resíduos, tratados como inservíveis possam no futuro ser destinados a um aterro sanitário além da necessidade de evitar as atividades de trabalho insalubre por parte dos catadores que vivem no local”, conta.
COLETA SELETIVA
O objetivo principal do presente projeto trata da instalação de um sistema de coleta seletiva dentro do território do município de Bataguassu.

METODOLOGIA
Firmando parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que conta com um grupo de teatro em pleno funcionamento, para ensaiar e apresentar em todos os locais necessários, o texto de Marcondys França, que será citado em todas as apresentações no intuito de preservar a livre expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação do autor, no intuito de despertar o senso ambiental na comunidade e principalmente nas crianças e adolescentes.

SENSIBILIZAÇÃO E EDUCANDO
“A realização de concursos no município de redação música, frases de conscientização que serão divulgadas amplamente no município através de folder, que além delas trarão a base jurídica para a preservação do meio ambiente e da saúde alem de explicar do que se trata a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos; o vencedor de cada concurso será premiado com troféu e terá seu nome divulgado na mídia local, alem de contribuir com seu dever de cidadão; as escolas do município serão convidadas a participar de uma gincana onde o tema único será a melhor ação desenvolvida na comunidade, através de seus alunos, e o julgamento se fará por uma comissão instaurada pela secretaria de educação contendo pelo menos dois membros da vigilância em saúde, e a escola campeã será recompensada com um kit data show”, cita Flavio no projeto.

LIXEIRAS
Instalação de lixeiras de coleta seletiva artesanal nas escolas e órgãos públicos par dar visibilidade e notoriedade durante o período dos trabalhos de conscientização, antecipando a distribuição dos pontos de coleta nos bairros.
A aquisição dos materiais necessários para confecção dos pontos de coleta correra por conta do projeto, e a instalação e posterior serviço de coleta nos pontos distribuídos em um total inicial de 100, por conta da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos com freqüência de acordo com demanda ficando sob sua responsabilidade também o transporte dos materiais necessários de interesse coletivo e apenas estes para o eco ponto leiam-se pneus inservíveis; ficando à Associação dos catadores a responsabilidade de transportar o material dos associados e implantar 25 pontos adicionais ao ano, enquanto houver demanda, estendendo a abertura de novos bairros.
O acompanhamento a avaliação periódica dos resultados e a deliberação de assuntos de interesse do projeto no caso de assuntos fortuitos não previstos no projeto ficaram por conta do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do elaborador do projeto Flávio Aparecido Alves dos Santos.
A cidade, com esse projeto aprovado, ganha R$ 25 mil para por em prática o descrito no projeto. Flavio informou que a entrega da premiação será no dia 31 de março de 2.011. E que nos próximos dias estará se reunindo com o prefeito João Carlos Lemes (PT) para falar da premiação.

Um comentário:

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...