fevereiro 27, 2011

HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO BRASIL


O jornalista Assis Chateabriand, dono do maior imperio de emissoras de rádio no Brasil, ficou sabendo da novidade e foi aos Estados Unidos para conhecer a nova grande descoberta, a televisão.

Mesmo ouvindo do diretor do RCA, Devid Sarnoff, que televisão não é pra pais pobre como o Brasil, Assis Chateabriand comprou duas televisões uma RCA e outra G.E. e em em 1949 chega em São Paulo caminhões que anunciava a primeira televisão do Brasil.

Só em 1950 foram realizados os primeiros testes para enfim no mesmo ano, exatamente no dia 18 de setembro se concretizar a grande inauguração da televisão no Brasil.

Muitos artistas vindo do rádio, teatro e do circo, dançarinos e vedetes do teatro de revista, humoristas, assim como jornalistas influentes da época compuseram o elenco da primeira televisão brasileira.

O futebol uma paixão nacional passa a ser transmitido a parti de 18 de setembro de 1950 na TV Tupi.

O telejornalismo já apareceu no segundo dia após a inauguração e desde então tem seu lugar cativo nos lares dos brasileiros. Desde o Reporte Esso até o Nornal Nacional muitos outros seguiram a receita de sucesso e levaram ao telespectadores notícias e entrertimentos.

Nos anos 60 a TV Record tomou a liderança musical, trazendo ao Brasil grandes nomes da música internacional.

As crianças desde a estréia da televisão estiveram presentes, o primeiro rosto infantil foi a da menina Sonia Maria Dirce, na época com cinco anos de idade que anunciava a chegada da televisão no Brasil. Muitos programas direcionados a público infantil, foram produzidos e grandes programas como: Sítio do Pica-Pau Amarelo (Tv Tupi e Globo), Bambalalão, Castelo Rá Ti Bum (Tv Cultura), A Turma do Balão Mágico, Xou da Xuxa (Globo), Clube da Crian ça (Manchete) Show Maravilha, Bozo (SBT) entre outros.

Na década de 80 e 90 Xuxa, Angélica e Eliana se tornam as principais apresentadoras infantis da teve brasileira.

Como o homem é o único ser que rir, desde a inauguração um time de grandes humoristas que vieram do circo, do teatro e do Teatro de Revista para trazer alegria ao público brasileiro em programas que se eternizaram e são lembrados até hoje. São inesquecíveis: A Praça (Tv Paulista), Escolinha do Ciccilo, Família Trapo (Record), Os Trapalhões, Chico Anysio (Globo), entre outros.

Já as telenovelas viraram paixão nacional, desde o surgimento da primeira telenovela “Sura Vida Me Pertence” em 21 de setembro de 1951, escrita por Walter Forsster, onde foi protagonizado o primeiro beijo da televisão no Brasil.

A novela diária só surgiu na TV Excelsior e depois na TV Tupi. Mas a TV Globo entrou com tudo e atingiu o maior índice de audiência com um grande elenco de atores, diretores e autores que se especializaram em produzir novelas.

CURIOSIDADES DA TV.

FILMES: Eram comprados, foram eles que de início, preenchiam a programação da televisão.

REDE: Com a inauguração de Brasília em 1960, microondas colocados em três aviões transmitiam a festa de inauguração da Capital Federal, para vários Estados do Brasil.

VT: Só em 1960 chega o Vídeo-Tape, possibilitando que programas fossem gravados. O primeiro programa que foi todo editado foi “Chico Anisyo Show” da TV Globo.

A COR: A cor chega teve só em 14/03/72 com o programa “Vida em Movimento” na TV Gazeta, apresentada por Vida Alves. Já a primeira novela colorida que foi ao ar “O Bem Amado”, de Dias Gomes se tornou um grande sucesso na TV Globo.

O VIDEO-CASSETE: Trazido pela Sharp chega ao Brasil em 1982.

O SATÉLITE: A TV Brandeirantes em 1982 transmite pela primeira vez sua programação vaia satélite. Em 1985 a EMBRATEL lança o Brasilsat I, seu primeiro satélite domestico de comunicação, colocando a disposição de 24 canais de TV.

TV DIGITAL: Começou a ser utilizada no país a partir de 02 de dezembro de 2007.

TELEVISÃO 3D: No Brasil a Rede TV!, foi a primeira a transmitir regulamente sua programação.
Fonte de Pesquisa:

Exposição “60 anos de TV no Brasil” com curadoria de Vida Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...